Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2010 - 06:31

Livro traz os 10 indicadores de qualidade mais úteis em Terapia Nutricional

A obra é uma publicação do ILSI Brasil e reúne nove autores especialistas na área.

O Brasil se alinha entre os poucos países do mundo a dispor de uma legislação normativa sobre Terapia Nutricional (TN) parenteral e enteral, que inclui sua remuneração pelo Sistema Único de Saúde. Surgida há 40 anos, a TN revolucionou o tratamento e o prognóstico de várias doenças clínicas e cirúrgicas em pacientes crônicos, agudos e críticos, sendo constante a preocupação em aumentar sua eficiência.

São os Indicadores de Qualidade que trazem uma resposta da efetividade de um determinado processo e do quão próximo ele está do objetivo final. No entanto, não há uma regra geral para que sejam estabelecidos. Geralmente são conseqüência da experiência, controle e organização da equipe de profissionais de saúde e podem ser oriundos da mais simples análise visual do paciente ou até de uma complexa análise clínica.

É para tratar deste tema, que o ILSI Brasil, através da sua Força-Tarefa Nutrição Clínica, lança o livro “Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: Aplicação e Resultados”, de autoria de nove profissionais na área, com vivência nacional e internacional. A obra é continuidade da primeira edição, publicada em 2008, e busca validar os indicadores existentes e revê-los com base na experiência clínica em distintos serviços.

O leitor poderá encontrar as bases teóricas do controle de qualidade em TN e o resultado de sua aplicabilidade. Os Indicadores de Qualidade foram revisados e um grupo de especialistas definiu os Top Ten, os 10 indicadores considerados mais úteis.

“Após a primeira edição tivemos a satisfação de ver adotados os Indicadores de Qualidade propostos, por vários serviços no Brasil e recebemos importantes sugestões e críticas construtivas. Acreditamos que o presente trabalho poderá contribuir para a melhor prática de TN no país e permitir maior controle de qualidade por meio da aplicação dos indicadores sugeridos agora. Mas vale lembrar que a obtenção destes índices é apenas o primeiro passo para a revisão do plano de ação em TN e a busca de possibilidades reais para a sua modificação na prática diária”, comenta Dr. Dan L. Waitzberg, coordenador da publicação.

.Editora – ILSI Brasil | 159 Páginas | Preço Sugerido – R$ 20,00 | Onde adquirir- [email protected] | Autores:Abelardo García de Lorenzo y Mateos-cDiretor da Cátedra de Medicina Crítica. Universidad Autónoma de Madri. Serviço de Medicina Intensiva. Hospital Universitário La Paz, Madri.

Autores: Abelardo García de Lorenzo y Mateos Diretor da Cátedra de Medicina Crítica. Universidad Autónoma de Madri. Serviço de Medicina Intensiva. Hospital Universitário La Paz, Madri | Cristiane Comeron Gimenez Verotti -Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP – Nutrição Humana.Pesquisadora do LIM 35 da FMUSP. Mestranda do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Dan Linetzky Waitzberg | Professor associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador clínico da EMTN do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do LIM 35 da FMUSP - José Antonio Rodríguez Montes | Catedrático de Cirurgia. Universidad Autónoma de Madri. | Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Universitário La Paz, Madri \ Juliana R. Martins | Médica Nutróloga, Médica assistente do GANEP – Nutrição Humana. Mestranda do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Karina Guedes de Oliveira \ Nutricionista assessora científica da Support Advanced Medical Nutrition e especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP – Nutrição Humana Melina Gouveia Castro Médica, residência em Nutrologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Médica assistente do GANEP – Nutrição Humana. Doutoranda do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Olímpio J. Nogueira V. Bittar Médico especialista em administração de serviços de saúde e políticas de saúde. Professor doutor com livre-docência em Saúde Pública. Assessor para assuntos relativos a Hospitais de Ensino da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Roberta Ianni Airoldi Vieira Nutricionista assessora científica da Support Advanced Medical Nutrition e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira