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26/06/2010 - 06:52

Um patrimônio incomensurável

A administração da marca é tema de palestra na ESIC Business & Marketing School.

Entre os dez países mais ricos do mundo, todos, exceto o Brasil, notabilizam-se por possuírem as maiores e mais valiosas marcas do planeta. Um exemplo é o caso da Coca Cola, em que apenas a marca está avaliada em aproximadamente US$ 70 bilhões. Esta constatação comprova que apesar de todo o sucesso de profissionais e empresas nacionais, o país terá que se desenvolver em relação à valorização e administração das marcas pelas empresas, unidades federativas, União e empresários em geral. Para falar sobre o tema e oxigenar os conceitos aplicados, o consultor e professor Gerson Gantzel, é o convidado da ESIC Business & Marketing School no próximo dia 28 (segunda-feira), em palestra aberta ao público e que acontece no anfiteatro da instituição, em Curitiba (PR).

Os dados compõem um cenário desafiador para o mercado brasileiro. Segundo Gantzel, metade das 200 maiores marcas do mundo são de empresas dos Estados Unidos, sendo que apenas três delas possuem um faturamento igual a todo o PIB do Brasil. “Os EUA possuem aproximadamente US$ 15 trilhões de PIB, quase um terço dos US$ 54 trilhões existentes em todo o mundo. Hoje os países mais ricos são aqueles que detêm as maiores marcas. Mas, não foi sempre assim, no passado, cronologicamente, os mais poderosos eram os países que possuíam o maior exército, a maior quantidade de metais, de terras ou colônias e de indústrias”, explica. A associação de riqueza com reconhecimento exclui o Brasil, que não possui uma cultura de administração, patente e valorização da marca.

Transportando esses princípios às empresas, a marca se tornou um bem patrimonial tão ou mais importante que o faturamento ou o lucro. “Um exemplo disso é como a Google, que fatura menos da metade que a Microsoft tem seu valor de marca praticamente igual ao da empresa de Bill Gates”, afirma Gantzel. Uma boa marca envolve estratégia, posicionamento, medição e gestão para finalmente resultar numa imagem positiva e desejada, admirada na mente das pessoas e que será responsável por sua ascensão ou queda. “As empresas possuem uma complexidade operacional cada vez maior, e cada elo de sua cadeia de suprimentos ou marketing será alvo de análise e discussão por consumidores cada vez mais exigentes e bem informados”, complementa.

.[ A palestra “Administração de marcas: o segredo do sucesso para empresas, produtos ou profissionais” acontece no dia 28/06 (segunda-feira) e tem início às 19h30. As inscrições devem ser realizadas no site www.esic.br].

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