Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2010 - 08:14

Brasil poderá sediar jogos mundiais dos trabalhadores em 2013

Brasília - O Serviço Social da Indústria (SESI) vai propor que o Brasil sedie, em 2013, os Jogos Mundiais do Trabalhador, realizados pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT). Os jogos, uma espécie de olimpíada dos trabalhadores, seriam realizados no Rio de Janeiro. A candidatura deverá ser anunciada durante o mundial que ocorre entre os dias 1º e 8 próximos, em Tallin, na Estônia.

Depois de anunciada na Estônia, a candidatura será formalizada na assembléia geral da CSIT, em Agrigento, na Itália, em outubro. O gerente de esportes do SESI, Rui Campos, alinha como principal fator favorável à candidatura brasileira e à escolha do Rio a realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, no Rio, que reunirá seis mil participantes de 100 países; das Olimpíadas, em 2016, também no Rio, e da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Outro fator que pesará na candidatura brasileira, segundo Rui Campos, é a experiência do SESI na realização de eventos esportivos internacionais de trabalhadores, com apoio da CSIT. A entidade do Sistema Indústria promoveu cinco torneios mundiais, nas modalidades de futebol de salão, atletismo, natação, voleibol e vôlei de praia.

O gerente de esportes do SESI lembra ainda que ele é vice-presidente da CSIT, cuja diretoria é composta majoritariamente por europeus, e dois outros técnicos do SESI, Felipe Fagundes e Fábio Rodrigues, são secretários de futebol e de natação da CSIT, respectivamente. “Trazer os Jogos Mundiais da CSIT para o Brasil tem um outro aspecto relevante, que é a coincidência de em 2013 se comemorar o centenário da instituição internacional”, acrescenta Rui Campos.

O medalhista olímpico Lars Grael, bronze na vela em Seul (1988) e Atlanta (1996), reforça a candidatura brasileira aos Jogos Mundiais da CSIT, que este ano inclui 12 modalidades, disputadas por trabalhadores de 22 países. “ O SESI é um exemplo de gestão esportiva. A realização dos jogos mundiais da CSIT no Brasil coroa o trabalho do SESI como referência mundial de estímulo à qualidade de vida e integração dos trabalhadores da indústria”, declara Grael.

O SESI está levando para os Jogos Mundiais da Estônia a maior delegação de sua história em competições internacionais, com 153 trabalhadores de 74 empresas, que disputarão oito das 12 modalidades da competição. A delegação foi selecionada pelas melhores marcas obtidas nos Jogos Nacionais do SESI, em abril último, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira