Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 08:49

Rhodia premiada por apoiar projeto social Museu de Arte Jovem

Empresa foi a primeira colocada na categoria Apoio à Comunidade na área da Cultura do Prêmio LIF - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - da Câmara de Comércio França-Brasil. O Museu de Arte Jovem estimula a arte/educação de estudantes de escolas públicas em situação de exclusão social

São Paulo - A iniciativa da Rhodia em apoiar o projeto Museu de Arte Jovem, para inclusão social de estudantes do ensino público por meio da arte e da educação, foi reconhecida com a conquista do Prêmio LIF - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - da Câmara de Comércio França-Brasil, na categoria Apoio à Comunidade na Área da Cultura.

O Prêmio LIF, que é realizado há seis edições, foi criado pela CCFB para destacar os projetos de Responsabilidade Social praticados por empresas privadas e ONGs, em todo o País. O corpo de jurados da edição 2007, presidido por Cenise Monte Vicente, coordenadora do Escritório Unicef em São Paulo e coordenadora-executiva do Instituto Ayrton Senna, foi composto por especialistas reconhecidos no terceiro setor, incluindo representantes de entidades e organismos nacionais e internacionais. O anúncio dos vencedores e a entrega do prêmios para os escolhidos nas diferentes categorias ocorreram na noite de quarta-feira, dia 13/6, em São Paulo.

A escolha dos vencedores do LIF usou critérios de seleção guiados pelos valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que compõem a sigla do prêmio e compreendem a colocação da comunidade no centro de decisão, a promoção de uma oportunidade semelhante dentro de uma realidade social e a abrangência do programa. O MAJ atendeu a todos os requisitos da categoria Cultura, tendo concorrido com outros cinco projetos.

“Estamos muito felizes com este prêmio, pois demonstra que o MAJ tem realmente contribuído para a superação da realidade que hoje se apresenta junto às camadas menos favorecidas das comunidades em que a Rhodia está presente, onde o programa é patrocinado e multiplicado”, comemorou Odete Duarte, diretora de Comunicação Corporativa da Rhodia América Latina.

Inclusão - O Museu de Arte Jovem, criado e realizado pela Pró-Cultura desde 2002, é um programa de inclusão social por meio da arte e da educação que atende jovens de 12 a 17 anos, em situação de risco, matriculados e freqüentes nas escolas públicas, municipais e estaduais.

O projeto, desenvolvido em 20 cidades de cinco estados brasileiros em 2006, incluindo 300 alunos atendidos no entorno das unidades industriais da Rhodia, permite aos jovens a iniciação em um processo artístico que lhes apresenta conhecimentos e técnicas de pintura e o envolvimento com temas como ética e meio ambiente.

Os principais resultados obtidos são inclusão social, o despertar do aluno para reflexão e criatividade, melhoria do desempenho escolar, estreitamento de vínculos com a escola e a comunidade, desenvolvimento de afetividade e sensibilidade para o mundo.

A Rhodia apóia a realização desse projeto nas comunidades próximas às suas instalações, todas localizadas no Estado de São Paulo, nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Jacareí e Paulínia.

"A iniciativa tem o objetivo de despertar a consciência dos jovens para a prática da cidadania. A arte-educação é o meio pelo qual são abordados temas como ética, respeito ao meio ambiente, segurança, e segue os princípios do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescentes", acrescenta a diretora da Rhodia..

Desenvolvimento Sustentável - Ao longo do ano, os estudantes envolvidos no MAJ participam de aulas extra-curriculares, num total de quatro horas semanais, nas quais aprendem mais sobre artes e produzem telas sobre um tema relacionado ao Desenvolvimento Sustentável. São supervisionados por voluntários e especialistas em artes plásticas.

Para estimular a participação dos estudantes, o Museu de Arte Jovem realiza premiação e exposição itinerante dos melhores trabalhos. O júri é formado por representantes das Secretarias de Educação e Cultura, pela crítica de arte Roseli Cassar Ventrella, que também é Mestre em artes visuais, representantes da Rhodia, entre outros.

O primeiro colocado tem direito a uma viagem cultural à França, a ser realizada no ano seguinte, acompanhado por seu responsável, com todas as despesas pagas. O segundo colocado recebe um microcomputador, e o terceiro colocado é premiado com uma televisão. Os melhores trabalhos são expostos nas unidades empresariais da Rhodia, no Brasil e na França e em locais das comunidades onde a empresa tem atuação.

Em 2006, os estudantes apoiados pela Rhodia produziram telas sob o tema geral “Garantindo o futuro do nosso Planeta”. A tela intitulada “Sentido do Poder”, do estudante Ivens Francisco Ribeiro, de 17 anos, da escola estadual Prof. Dorothóveo Gaspar Viana, de Jacareí (SP), foi escolhida como a melhor do projeto MAJ - Museu de Arte Jovem. O estudante ganhou uma viagem cultural à França, realizada no final de maio passado.

Com os bons resultados obtidos para as comunidades no ano passado, a Rhodia decidiu ampliar de 300 para 400 o número de estudantes de escolas públicas envolvidos no projeto em 2007. Outra mudança em benefício dos estudantes é que também foi ampliado o número de escolas que fazem parte do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)

A Rhodia, empresa química líder em seus negócios, é um grupo industrial internacional fortemente engajado em Desenvolvimento Sustentável. O grupo coloca sua excelência operacional e sua capacidade de inovação a serviço do desempenho dos seus clientes. Reunido em sete empresas mundiais, o grupo Rhodia é parceiro-chave dos grandes players dos mercados automotivo, de pneus, da eletrônica, da perfumaria, da higiene e beleza e produtos de consumo. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega atualmente 16 mil pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris (Euronext) e Nova Iorque (NYSE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira