Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2010 - 08:19

PTI Empreendedorismo seleciona empresas juniores

O programa PTI Empreendedorismo está com o processo de seleção aberto para empresas juniores. A modalidade é voltada a acadêmicos com planos de negócios inovadores e que têm perfil empreendedor. Os interessados devem apresentar propostas focadas nas áreas de interesse do Parque Tecnológico Itaipu (PTI): água, energia, gestão, tecnologia da informação, comunicação e turismo.

Para concorrer ao fomento, o presidente e os diretores da empresa júnior precisam estar matriculados em um curso de graduação. O apoio do PTI Empreendedorismo a esta modalidade de negócio inclui a cessão de espaço físico para a instalação da empresa dentro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), um computador, consultorias para o desenvolvimento e gestão do empreendimento e uma bolsa mensal de R$ 1 mil — até 70% do valor pode ser utilizado como bolsa-auxílio para o presidente, e o restante deve ser destinado ao custeio de despesas operacionais.

Por lei, empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com objetivos educacionais. Por isso, toda a gestão interna é de responsabilidade dos acadêmicos, mas um professor orienta os projetos de consultoria.

De acordo com o analista de negócios do PTI Empreendedorismo, Sandro Rizzon Vieira, a atividade é um complemento para o aprendizado acadêmico. “Quem participa de uma empresa júnior tem a oportunidade de desenvolver as habilidades gerenciais, além de outras aptidões, como a oratória, a capacidade de trabalhar em equipe e a negociação com o cliente. Tudo isso torna o acadêmico um profissional com formação diferenciada, o que certamente contribuirá com o seu sucesso no mercado após a graduação”, comentou.

Vieira ressaltou, ainda, o perfil que os empresários precisam ter. “Existem características básicas que diferenciam um indivíduo empreendedor: a capacidade de assumir riscos, de aproveitar as oportunidades, ter talento, ser independente, otimista, entre outras. São jovens, com forte personalidade direcionada para uma inovação empreendedora e que sonham em transformar simples ideias em negócios efetivos”, definiu.

Atualmente, existe uma empresa júnior incubada no PTI: a Administração Júnior Unioeste Foz, que está no programa desde março deste ano. O empreendimento atende a micro e pequenas empresas da região e auxilia empreendedores informais na criação e formalização de suas empresas. De acordo com o presidente da empresa, Haralan Elias Melo Mucelini, de 21 anos, o apoio do PTI Empreendedorismo foi fundamental na realização do projeto. “A empresa começou suas operações de fato somente quando foi incubada. Desde então, temos estrutura para o desenvolvimento dos projetos, recepção de clientes, além de espaço para apresentações e reuniões com nossos parceiros e apoiadores, algo que não teríamos sem o apoio do PTI”, relatou o acadêmico de administração.

.[Outras informações sobre os requisitos para participar do programa estão disponíveis no edital, que pode ser acessado pelo site http://www.pti.org.br/empreendorismo/editais-pti-empreendedorismo. | www.itaipu.gov.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira