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29/06/2010 - 08:28

Bellota aproveita crescimento do mercado de drywall para lançar linha completa de ferramentas para o setor

O consumo de chapas de drywall, que registrou aumento de mais de 50% no Nordeste e cerca de 35% no Brasil nos primeiros meses do ano, já alavanca a venda de outros setores. A oportunidade fez a Bellota, líder em ferramentas manuais, investir forte para suprir a demanda crescente

O setor de chapas drywall, que registrou aumento significativo no consumo em todas as regiões brasileiras no primeiro trimestre do ano, espera o término de junho para anunciar a continuidade desse crescimento. Até março, só a região Nordeste respondia por 9% do consumo nacional e registrava o aumento de 58,2% no consumo desse sistema construtivo. Na seqüência, o Sudeste (à exceção da capital paulista) (responsável por 21% do consumo), fechou o trimestre com 44,9%; Centro-Oeste (12% do consumo), com 39,6% e Sul (16% do consumo), com 39,5%. Apenas São Paulo (capital e interior) registrou aumento inferior à média brasileira, com expansão de 23,7% frente aos 34,9% no país, segundo os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas de Drywall.

O cenário atrativo fez empresas como a Bellota, uma das líderes no segmento de ferramentas manuais para a construção civil, agricultura e jardinagem, apertarem o passo para o lançamento de ferramentas específicas para trabalhos em gesso. De olho na forte demanda e no crescimento do mercado doméstico, a empresa lançou uma linha completa para atender o setor. Segundo o gerente de marketing da Bellota, Giulliano Chinchio, o mercado é promissor. “A popularização do drywall e a recém lançada NBR que padroniza e garante a qualidade das chapas vão fazer a demanda deslanchar e nós queremos participar desse processo, como fornecedores de ferramentas para os profissionais do setor”, relata Chinchio.

O drywall vem conquistando o mercado, pela preferência de construtoras e incorporadoras, além de engenheiros e arquitetos que buscam aliar funcionalidade à vantagem estética, de um acabamento fino, sem perder a competitividade. A acústica, o conforto térmico e a segurança estrutura e contra incêndio e a manutenção também são tidos como pontos positivos do drywall.

“Por muito tempo os sistemas de drywall foram alvo de críticas viesadas, principalmente quanto à questão acústica. O fato de a maior parte das modernas salas de cinema multiplex de shopping centers ter paredes de drywall revela a qualidade dessa tecnologia. Ademais, o sistema é flexível e além de atender a NBR 15.758 pode conter lã mineral ou outros materiais em seu interior, elevando ainda mais seu desempenho, esclarece Chinchio.

Ferramentas para gesseiros - Com o crescimento acelerado no consumo de drywall, a taxas superiores aos principais índices de desempenho da economia, a Bellota Brasil, que já comercializava ferramentas para a construção civil, ampliou sua linha de produtos de uso exclusivo para gesseiros. Os lançamentos incluem ferramentas para corte e montagem de placas de gesso, como plaina metálica, estiletes, serrotes, puncionadores de uma e duas mãos e tesouras de corte reto. Há ainda equipamentos para medição, marcação e nivelação- como é o caso do nível torpedo com imã e tira linha e pó traçador -,além de ferramentas para tratamento de juntas,como a desempenadeira de aço inox.

Perfil- Bellota é uma empresa centenária e referência mundial em ferramentas para construção civil, presentes em mais de 120 países. Há 11 anos no Brasil, sua fábrica está instalada no município de Indaial, Santa Catarina, e ocupa uma área de 100.000 m². O esforço contínuo em desenvolver produtos inovadores de alta tecnologia e qualidade fez da Bellota líder em vários segmentos, como na venda de martelos em todo o mundo. Além disso, está em primeiro lugar em vendas de ferramentas manuais, na Península Ibérica e diversos países latino-americanos, e é líder brasileiro na venda de colheres de pedreiro. Atualmente, a empresa conta com mais de 900 colaboradores na América do Sul, dos quais cerca de 30% estão concentrados no Brasil, onde também produz e comercializa as marcas Duas Caras® e Tupy.

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