Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 08:51

Wittmann e Arburg comemoram sucesso do sistema IML na Brasilplast


Demonstrado na feira, o sistema de produção de potes de parede fina com a tecnologia de aplicação de In Mold Labeling chamou a atenção pela rapidez e qualidade do produto final. Alguns clientes nacionais já negociam a solução completa e sob medida.

Os visitantes da Brasilplast 2007 - 11ª Feira Internacional da Indústria do Plástico, ocorrida em maio de 2007, em São Paulo – puderam ver de perto um sistema completo e inédito no mercado brasileiro: a produção de potes de parede fina (embalagem) com a tecnologia de aplicação de "In Mold Labeling" (IML). Essa tecnologia é o resultado da parceria entre as empresas Wittmann – de origem austríaca, com mais de 30 anos de mercado e reconhecida como uma das líderes mundiais na fabricação de periféricos para a indústria de transformação de plásticos – e Arburg – com matriz em Lossburg, na Alemanha, é um dos maiores fornecedores mundiais de máquinas injetoras de alta tecnologia - até 500 toneladas de força de fechamento -, e está presente no Brasil desde o ano 2000 com uma filial em São Paulo.

O projeto foi exposto no estande da Arburg e funcionou durante todo o evento, atraindo o interesse de muitos transformadores nacionais, principalmente pela alta produtividade e repetibilidade que o sistema proporciona. A injetora que fez a demonstração foi a de 520 A 2000 – 800, com força de fechamento de 200 toneladas. Nela foram produzidos potes pesando 12,5 g e com paredes de 0,5 mm de espessura, em molde de 4 cavidades - fornecidos pela Wittmann. A máquina com acionamento servoelétrico garantiu altíssima repetibilidade e a qualidade do produto em um tempo de ciclo extremamente rápido. A automação da Wittmann colocou o rótulo (lable) no lado fixo do molde, retirou os produtos injetados do lado móvel e empilhou os potes na área de depósito, tudo em aproximadamente 4 segundos.

Negócios aquecidos - Segundo o diretor geral da Wittmann no Brasil, Reinaldo Carmo Milito, a Brasilplast 2007 foi a melhor de todas as feiras que a empresa já participou no Brasil. “A qualidade das visitas foi excelente e muitos eram novos clientes em busca de explicações e informações sobre nossas soluções. Para nossa grande surpresa, durante a feira, houve uma expressiva venda de equipamentos. A repercussão causada pelo projeto apresentando em parceria com a empresa Arburg despertou o interesse e já temos negociações em andamento”, informa.

O diferencial da parceria entre Wittmann e Arburg é que ela permite fornecer, para o mercado na cional, sistemas completos com In Mold Labeling, a partir do projeto do molde - similares aos que as empresas apresentaram nas feiras K e Fakuma, realizadas na Alemanha, e no Open House promovido pela Wittmann, na Áustria. Além disso, as empresas são reconhecidas mundialmente pela eficiência e confiabilidade nas negociações. “Um sistema com esse nível de tecnologia nunca tinha sido visto em feiras brasileiras. A Wittmann com a Arburg vende um projeto fechado e oferecemos ao mercado essa garantia. O cliente não precisa ir atrás de cada fornecedor, nós fazemos tudo e entregamos a solução completa, de acordo com a necessidade do cliente”, enfatiza.

Para Kai Wender, diretor da Arburg Brasil, a parceria prova que uma tecnologia avançada, com um investimento inicial mais alto, gera maior retorno e competitividade ao cliente. “O mercado de embalagem está em plena expansão no Brasil e muito aquecido em 2007. Em áreas de alta performance, onde os valores de investimento são altos, o cliente busca por parceiros confiáveis que podem garantir a qualidade do produto e a alta produtividade de seus equipamentos. Nos dias de hoje, isso só pode ser realizado entre parceiros com grande conhecimento tecnológico. Com a Wittmann temos um grande parceiro quem tem ampla experiência em automação e moldes. Juntos podemos oferecer projetos do tipo turn-key de altíssima performance e toda garantia para o mercado”, ressalta. Turn-key é um tipo de operação comercial onde o vendedor se compromete a montar e instalar os equipamentos de um determinado projeto, entregando-os em pleno funcionamento. “Por tudo isso, a reação dos clientes com relação ao projeto apresentado na Brasilplast foi excelente. As indústrias querem uma combinação que dê produtividade e um retorno de investimento num tempo razoavelmente curto. O mercado de IML tem um grande potencial no Brasil e acreditamos que muitos dos projetos que se iniciaram na feira se consolidarão em breve”, conclui Wender.

IML: sistema de qualidade - A Wittmann detém grande experiência no desenvolvimento de sistemas de automação para IML e para atuar nesse mercado de grande potencial de crescimento, em 2006, adquiriu a empresa francesa Regad, especializada na fabricação de moldes para injeção de peças com paredes finas. Conta com uma equipe de profissionais bastante capacitada na área e uma planta dotada de equipamentos de ponta, que possibilitam a produção de ferramental de elevado desempenho e ferramentas de ciclo-rápido para indústria do plástico.

In Mold Labeling é um sistema que possibilita a aplicação de um filme impresso dentro do molde de injeção visando a decoração ou rotulagem da peça injetada. O filme é fixado na parte interna da cavidade e se funde durante o processo, integrando-se ao corpo da peça. O IML é mais empregado no processo de injeção, pelos volumes produzidos, mas também pode ser aplicado em peças sopradas.

Com a parceria entre Wittmann e Arburg, os clientes nacionais terão à disposição pacotes de produtos e serviços ainda mais completos e adequados às suas necessidades. Para aplicações mais simples e tempos de ciclo acima de 7 segundos, por exemplo, a Wittmann dispõe do robô servo driver, a indicação mais econômica para moldes de 1 a 4 cavidades. As aplicações mais comuns são os baldes cônicos de até 20 litros. Para utilizações de alto desempenho, a empresa oferece robôs de entrada laterais com tempos de ciclo abaixo de 5 segundos. As unidades podem ser adquiridas com um eixo ou dois eixos de entrada lateral de alta velocidade. Em ambos os casos, as etiquetas são alimentadas automaticamente e colocadas nas cavidades dos moldes de forma precisa por sucção estática ou a vácuo e, ao final do processo, removidas de forma que se reduza o tempo de ciclo.

Perfil Wittmann - Com três décadas de história de sucesso em várias partes do mundo, a austríaca Wittmann está no Brasil desde o ano de 2000, oferecendo à indústria de transformação de plástico nacional o que há de melhor em tecnologia de periféricos. Responsável pelo desenvolvimento de diversas inovações no segmento, a Wittmann no Brasil trabalha para aperfeiçoar cada vez mais os processos de produção, atendendo às necessidades de seus clientes e personalizando produtos e soluções. A empresa possui centros de excelência na Áustria, China, Canadá, Hungria, Alemanha, França e EUA, e no Brasil atua em vendas e assistência técnica. Atualmente, a Wittmann está presente em 15 países e emprega 850 funcionários. A empresa se destaca na produção de robôs, sendo que no ano passado comercializou mais de 3000 unidades de seus diversos modelos. Em 2005, registrou um faturamento global bruto de 125 milhões de euros e, em 2006, 130 milhões de euros, considerado um dos melhores faturamentos globais na história da empresa. Entre os principais clientes da Wittmann no Brasil estão Autometal, BSH, Huhtamaki, Iber-Oleff, LINPAC Pisani, Mann+Hummel (Filtros Mann), Microservice, Pastore da Amazônia, Plastic Omnium, Rexam, Tecnoplast, Unipac, Vitopel e Weidmann. | * Telefone: (19) 3234-9464 | www.wittmann.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira