Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 08:54

Dow apresenta soluções para a indústria de Petróleo e Gás

São Paulo — A Dow vai expor pela primeira vez na Brasil Offshore, feira internacional que reúne as principais empresas e públicos de interesse da indústria de Petróleo e Gás, em Macaé (RJ), entre 19 e 22 de junho. A presença da Dow na feira visa fortalecer a posição da Companhia como provedora de soluções para necessidades de seus clientes neste mercado, além de levar a conhecimento da índustria seu comprometimento com o segmento através da aquisição de duas empresas voltadas a este negócio.

“Não somos apenas fornecedores de produtos químicos. Pretendemos mostrar na Brasil Offshore que as nossas tecnologias estão alinhadas com a demanda nacional”, afirmou Claudia Schaeffer, gerente de marketing para o mercado de Oil & Gas na Dow Brasil.

Alinhada à necessidade da indústria brasileira, a Dow desenvolveu uma tecnologia que remove os íons de sulfato presentes na água do mar utilizando membranas de Nanofiltração FILMTEC TM SR-90. A Petrobrás é lider mundial em perfuração de poços em águas profundas e os reservatórios de petróleo na região da Bacia de Campos contém estrôncio e bário que podem precipitar em presença de sulfato formando incrustrações que comprometam a produtividade do reservatório.

Uma unidade de remoção de sulfato com membranas Dow foi instalado na P-50, plataforma que é símbolo da auto-suficiência em petróleo do Brasil e previamente na FSPO Brazil e FSPO Rio de Janeiro. A Petrobrás já selecionou esta mesma tecnologia de Remoção de Sulfato para outras nove plataformas com partida prevista até 2010.

O aproveitamento do gás também está contemplado no portfólio da Dow. O óleo extraído da Bacia de Campos tem, geralmente, gás associado e a Dow possui soluções que proporcionam o tratamento e aproveitamento deste gás, que de outra forma seria queimado ou redirecionado ao poço. A Dow participou da fase de projeto para dimensionamento da unidade de aminas formuladas da P-50 com a linha Ucarsol TM.

A revitalização de campos maduros — com idade avança de exploração — será o principal tema debatido durante o evento. O preço elevado do petróleo proporcionou viabilidade financeira para a exploração de campos antigos, que vinham apresentando queda de produção por conta da dificuldade crescente em extrair o óleo e é exatamente onde a Dow concentrou esforços e está desenvolvendo tecnologias para facilitar esta extração. Contamos com um grupo de especialistas nos Estados Unidos que trabalham em alternativas para a recuperação terciária de petróleo.

A Companhia tem ainda outros produtos para este mercado para a produção de petróleo, como os desemulsificantes, redutores de fricção, preventores de emulsão e anti-espumantes; biocidas utilizados na água de injeção e no tratamento das unidades de membranas; Sequestrantes de H2S, utilizado para evitar corrosão na produção de óleo. Atuamos neste segmento através de empresas de serviços com quem fazemos desenvolvimentos conjuntos visando atender às necessidades específicas da Petrobrás. Vários destes produtos são produzidos nas nossas plantas localizadas no Guarujá/SP e em Aratu/BA.

Em sua quarta edição, a Brasil Offshore é um dos principais eventos do setor no mundo, com 35 mil visitantes e 508 expositores na última edição, em 2005. A cidade de Macaé, no norte do Rio de Janeiro, abriga a Unidade de Negócios da Bacia de Campos, da Petobras, e mais de 3.500 empresas diretamente ligadas à indústria do petróleo.

Aquisições fortalecem portfólio - A Dow anunciou recentemente a aquisição de duas empresas que adicionam novas soluções para a indústria de Petróleo e Gás. A primeira delas, em dezembro de 2006, foi a divisão de celulósicos da Bayer Grupo Wolff Walsrode. Com fábricas na Alemanha e na Polônia e cerca de 1.500 funcionários, a empresa complementa sua linha de produtos a base de celulose, entre eles o carboxi metil celulose CMC, muito utilizado no segmento de perfuração de petróleo. A Dow já comercializa o CELLOSIZETM, hidróxi etil celulose, usado em fluidos de perfuração e cimentação de poços.

Este ano, a Dow reforçou seu portfólio com a conclusão da aquisição da Hyperlast Limited, o negócio de sistemas de poliuretanos da British Vita, que inclui empresas no Reino Unido e América do Norte. A empresa possui uma avançada tecnologia de revestimento em águas profundas e é lider de mercado.

Perfil da Dow - A Dow é uma companhia química diversificada que utiliza a força da inovação, ciência e tecnologia para aperfeiçoar constantemente o que é essencial ao progresso humano. A Companhia oferece uma ampla variedade de produtos e serviços para clientes em mais de 175 países, ajudando-os a obter o que é essencial para a sua vida, de água potável, alimentos e produtos farmacêuticos a tintas, embalagens e produtos de higiene pessoal. Baseada no compromisso com seus princípios de sustentabilidade, a Dow tem vendas anuais de US$ 49 bilhões e emprega 43.000 pessoas em todo o mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. | www.dow.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira