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30/06/2010 - 08:12

Futebol e teatro contribuem para a capacitação profissional de 150 alunos do Projeto Formare

Trabalho em equipe e outras noções fundamentais para o ambiente corporativo serão apresentadas aos alunos do Aché Laboratórios, Bosch, Videolar, Magneti Marelil e MWM International em peça de teatro ambientada numa partida de futebol.

O espetáculo de improviso “Jogando no Quintal” deverá atrair a atenção de 150 alunos das Escolas Formare de São Paulo, nesta quarta-feira, 30 de junho, às 15h, no Teatro da Vila. Em clima de Copa do Mundo e com muita descontração, os jovens participarão de uma apresentação especial da peça, feita por um time de atores palhaços-atletas, durante uma partida de futebol. Em um ambiente de interação e improviso, os espectadores percebem a importância de soluções rápidas e criativas, além da sinergia na condução de trabalhos em equipe - qualidades valorizadas pelas empresas em seus funcionários.

A apresentação do “Jogando no Quintal” será exclusiva para os alunos do Formare – projeto social, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, com o objetivo de desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, que residem próximos das empresas onde as Escolas Formare são implantadas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Para isso, a grade curricular tem, em média, 11 disciplinas que privilegiam a formação humana e técnica do aluno, incluindo atividades complementares.

Para Zita Pimentel, coordenadora pedagógica do Projeto Formare, “a apresentação deste espetáculo proporciona aos jovens o acesso a uma expressão cultural de qualidade. A maioria estará indo ao teatro pela primeira vez”, destaca.

Já para o diretor executivo do “Jogando no Quintal”, Joca Paciello, a proposta do Formare é muito similar ao que os atores transmitem no palco. “Utilizamos a arte como um recurso de capacitação profissional, uma vez que passamos conceitos de trabalho em equipe, superação, flexibilidade, entre outras características presentes no Projeto Formare”, diz o executivo. Ele destaca, ainda, que durante a peça a palavra não é praticamente abolida. “Um dos ensinamentos que transmitimos para o público é a possibilidade de dizer sempre sim, por mais adversa que seja a situação”, afirma. Com isso, o público pode refletir sobre como é possível desenvolver habilidades, como a improvisação.

Formare - criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais. O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 8 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados. Outro fator de destaque é a capacitação e motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Segundo informações da rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente. A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional que oferecem instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores voluntários dos jovens. Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são elaborados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e monitorados pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados pela UTFPR, instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.[www.formare.org.br]

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