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15/06/2007 - 09:00

Fashion Rio antecipa as novidades da Primavera-Verão 2007/2008


Cerca de 90 mil pessoas estiveram no evento para conferir as tendências das próximas estações, e o Fashion Business – bolsa de negócios do Fashion Rio – comemorou bons resultados em sua 10ª edição. As exportações chegaram a US$ 14 milhões, superando os US$ 12 milhões de junho de 2006. No mercado interno, nova marca positiva: o volume de vendas ficou em R$ 426 milhões – número maior que o registrado na edição Primavera-Verão 2006, de R$ 418 milhões. Cinco mil compradores, dos quais 150 vips nacionais de 23 estados e 105 compradores internacionais de 30 diferentes países, visitaram os quase 90 expositores de 14 estados brasileiros presentes no evento.

Um verão de microssaias e de sensualidade bem-comportada, chique e sem exageros na moda praia. Assim será a estação, pelo que se viu nas passarelas da 11ª edição do Fashion Rio – Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, realizado pelo Sistema FIRJAN –, entre os dias 3 e 8 de junho, na Marina da Glória. O tempo ensolarado foi o cenário perfeito para que 49 grifes apresentassem suas coleções primavera-verão 2007/2008. Cerca de 90 mil pessoas passaram pela Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, durante os seis dias de evento.

– Esta foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a necessidade de maior integração cultural e econômica entre os países da América, principalmente no setor têxtil – comemora Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio.

Roterdam Salomão, superintendente do SESI/SENAI do Sistema Firjan, completa: – Mais uma vez, vimos a moda brasileira brilhar com as cores do verão do Fashion Rio. O Fashion Business registrou movimento excepcional de vendas e superou a expectativa de negócios para os próximos meses. Só temos que comemorar mais este sucesso.

A cultura Pan-americana foi o tema do Fashion Rio e pôde ser vista na cenografia do evento, criada pelo designer Muti Randolph, e na exposição Jardim das Américas, da artista plástica Mucki Skowronski.

Orçada em R$ 7,5 milhões, a 11ª edição do Fashion Rio marcou a estréia da grife mineira DTA no elenco das marcas principais. Já no time dos novos talentos, que já contava com Caroline Rossato, Kylza Ribas e Luciana Galeão, entrou a grife paulista Têca, de Helô Rocha. Outra novidade foi a participação do maior portal de análise de tendências e notícias voltadas para indústrias da moda, design, estilo e comportamento: a WGSN (Worth Global Style Network). Ruth Marshall-Johnson, editora do diretório Think Tank, da WGSN, apresentou um seminário sobre a direção de tendências para as coleções outono-inverno 2008/2009.

Nesta edição, cinco grifes optaram por desfilar fora da Marina da Glória, aproveitando outros cartões-postais cariocas. A semana começou com a Redley no Forte de Copacabana, seguida pela apresentação da Sta. Ephigênia no Parque das Ruínas. A Sommer escolheu o Cine Odeon para exibir suas criações e um simpático carro-robô. Walter Rodrigues continuou seu périplo pelo Centro da cidade, valendo-se do charme histórico do Arquivo Nacional, enquanto a Blue Man optou pelo Copacabana Palace para exibir sua moda.

O Fashion Business – bolsa de negócios do Fashion Rio – comemorou bons resultados em sua 10ª edição. As exportações chegaram a US$ 14 milhões, superando os US$ 12 milhões de junho de 2006. No mercado interno, nova marca positiva: o volume de vendas ficou em R$ 426 milhões – número maior que o registrado na edição primavera-verão 2006, de R$ 418 milhões. Cinco mil compradores, dos quais 150 vips nacionais de 23 estados e 105 compradores internacionais de 30 diferentes países, visitaram os quase 90 expositores de 14 estados brasileiros presentes no evento.

O Jóia Brasil reuniu trabalhos de 39 designers. A 7ª edição do Rio Moda Hype, evento oficial dos novos talentos, apresentou 12 marcas selecionadas: Adpac, Stefania, Random, Athria Gomes, No Hay Banda, Despi, Butch, Melca Janebro, Renata Veras, Tear Gas, Marciana e Pluz Brasil.

Todos os desfiles puderam ser acompanhados pelo site oficial do evento www.fashionrio.org.br e as fotos de divulgação (em alta resolução) ficam disponíveis para download no www.fotofashionrio.com.br.

Parceiros: O Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan, por meio do Senai Moda, núcleo de moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ). O evento, criado e organizado pela Dupla Assessoria, conta ainda com as parcerias da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Oi, maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento consolidado e em número de telefones instalados, é mais uma vez a patrocinadora master do Fashion Rio. Entre os co-patrocinadores estão Nívea, C&A, Citibank e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica). Demais parceiros são as Havaianas, o Caderno Ela/O Globo e a Editora Abril/Estilo. O evento tem ainda o apoio do canal GNT, Portal Fator Brasil, além de apoiadores institucionais como a APEX e a TEX Brasil.

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