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15/06/2007 - 09:04

SIL reestrutura marketing e prepara ações regionais


O Departamento de Marketing passou por mudanças, como parte do plano de expansão da empresa, que quer ganhar maior visibilidade nas revendas de todos os portes, através de ações regionais. Até o final de 2007, sua meta &ea cute; fornecer material promocional a 80% de seus clientes

Recentemente, a SIL promoveu uma reestruturação no seu departamento de marketing, como parte do plano de expansão da empresa – que produz fios e cabos para serem utilizados em tensões de até 1 kV (baixa tensão). Para traçar novas estratégias, a serem colocadas em ação ainda no segundo semestre deste ano e no decorrer de 2008, bem como dar continuidade ao trabalho já implantado, que inclui campanha de marketing e apoio ao ponto-de-venda, foi convidado Pedro Morelli, que até então era responsável pela conta da SIL na agência de publicidade MP2&Criativ Comunicação.

As ações realizadas em 2006, com inserções da SIL nas principais mídias nacionais, contribuíram para seu fortalecimento e crescimento como um todo – inclusive no parque fabril, que recebeu investimentos e ganha, em 2007, 6 mil m2 acrescidos aos 7 mil m2 de área construída, permitindo ainda mais agilidade nas atividades de despachos e entregas de mercadorias, hoje um dos diferenciais da marca no atendimento ao revendedor. O reflexo dessa expansão, em boa parte, foi estimulada pela abertura de novos mercados, principalmente Home Centers - que absorvem cerca de 60% de toda a produção atual de fios e cabos da empresa.

Morelli explica que este crescimento estimulou a implantação do Departamento de Relacionamento com o Cliente SIL e pela experiência em atender as necessidades das revendas através do marketing de relacionamento, pela atuação direta junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e por integrar o Comitê de Qualidade da empresa, Paulo Alessandro Delgado, que respondia pelo marketing da SIL, passou a ser responsável pelo novo setor. “Todo varejo é um desafio e temos um país vasto. A reestruturação da SIL tem o objetivo de fazer com que a marca amplie ainda mais sua participação nas revendas de material de construção e nas lojas especializadas de materiais elétricos de todo o Brasil”, comenta. A conquista de novos parceiros contribuirá para que a SIL alcance sua meta de 20% de crescimento em 2007.

Ações regionais - Com a marca consolidada nos Home Centers, a SIL despertou o interesse de outros clientes, como distribuidores e atacadistas, que atendem o pequeno e médio revendedor. A partir disso, houve o aumento de consumo de toda cadeia revendedora. Em 2007, a empresa trabalhará para ampliar as vendas nas revendas de todos os portes e, como conseqüência, as vendas em todos os estados brasileiros. Já em junho, faz ações regionais com as empresas parceiras, entre elas, a Rede Bigolin de Materiais de Construção & Decoração, que possui lojas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas (MS).

Os Departamentos de Marketing, Comercial e de Relacionamento da SIL trabalharão integrados com o cliente para planejar as atividades. & ldquo;Queremos a marca bem exposta no ponto-de-venda, para que nosso cliente venda ainda mais. Estamos analisando as revendas de cada Estado e vamos propor ações regionais específicas, de acordo com o perfil do nosso parceiro. Até o final de 2007, nossa meta é fornecer material de ponto-de-venda a 80% de seus clientes, além de participar de inserções em tablóides, nas grades de tevês ou rádios locais”, adianta Morelli.

Comunicação integrada - A atual campanha da SIL, com o slogan da campanha publicitária, “Fio é SIL. Tá ligado?”, foi criada pela MP2&Criativ Comunicação, para enfatizar a qualidade de seus produtos e apresentar a marca como a primeira opção na escolha de fios e cabos elétricos. Neste ano, cerca de 1,6% do faturamento anual foi aplicado no marketing, com o objetivo de manter o ritmo de crescimento significativo alcançado nos últimos anos.

As ações incluem divulgação em mídia exterior com banners, cartazes, painéis de rua (frontlight), e veiculação de anúncios na mídia impressa, incluindo revistas segmentadas, jornais de grande circulação e sites. Além disso, spots e jingles são veiculados durante toda a programação e nas transmissões das partidas de futebol das rádios Bandeirantes (840 AM e 90,9 FM) e Rede Transamérica FM, ambas de São Paulo. Em 2007, em alguns campeonatos de futebol, a SIL mantém painéis estáticos posicionados estrategicamente nos estádios - um grande sucesso na visibilidade da marca. E as ações de merchandising em tevê continuam no programa “Terceiro Tempo”, apresentado pelo jornalista Milton Neves, na Rede Record.

No ponto-de-venda, a SIL prossegue com a campanha promocional e dispõe de materiais como: adesivos de piso (para frente e/ou corredor de gôndola e de porta de entrada de loja); banners; bandeirolas; expositores com gancheira para os produtos encartelados; expositores de carretéis com conta metro; testeiras de gôndolas informativas, com orientações que ajudam o cliente a distinguir o produto e a sua aplicação, com informações básicas sobre a Norma 5410 - referente à instalação elétrica de baixa tensão (até 1 kV); e um mostruário de fios e cabos comercializados pela SIL para que o consumidor possa tocá-lo. Ações pontuais também são feitas regularmente, além de treinamentos destinados aos lojistas das áreas de construção civil e de materiais elétricos – que podem ser no próprio local de trabalho para incentivar a participação, ou na sua unidade fabril, localizada em Guarulhos, São Paulo.

Revendedores elegem SIL - As ações feitas nos últimos três anos, além de evidenciar a maturidade da marca SIL, vi saram valorizar o trabalho do lojista, de forma que ele melhor atenda seus clientes. O efeito deste trabalho veio em abril de 2007, quando, pelo segundo ano consecutivo, foi eleita pelos revendedores de material de construção de todo o país como a melhor fabricante de Fios e Cabos Elétricos, no “14º Ranking de Conceito & Imagem da Indústria”, promovido pela Editora Quinta Essência, de São Paulo, em parceria com a PricewaterhouseCoopers - conceituada empresa de auditoria. Antes de ser líder na pesquisa dentro do segmento de fios e cabos, a SIL já era destaque no Ranking. Há cinco anos, figurava na 5ª colocação; em 2004 e 2005, as citações lhe posicionaram entre as três melhores indústrias do setor. Em 2006, a empresa deu uma guinada e conquistou o primeiro lugar, que repetiu em 2007.

Perfil SIL - A SIL Fios e Cabos Elétricos, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro, conta hoje com 220 funcionários e 60 representantes em todo o País. Está instalada num terreno de 27.000 m2, com área construída equivalente a 13.000 m2, localizado em Guarulhos (SP). Seu parque fabril possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 13.000 toneladas/ano de cobre. Em 2006, produziu cerca de 8 mil toneladas/ano de fios e cabos para fins elétricos. A SIL prioriza o desenvolvimento sustentável e a expectativa para 2007 é de que a empresa registre um crescimento 15% superior ao atingido em 2006. Seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas às iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor, fazem com que a SIL seja reconhecida como uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos para fins elétricos. | * Telefones.: (11) 6488-2000 – SAC 0800 55 0008 | www.sil.com.br

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