Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2010 - 07:51

Campanha vai mobilizar dermatologistas em todo o Estado para auxiliar no combate à hanseníase

SBD-RESP quer potencializar ações de programa nacional, examinando o maior número possível de pessoas suspeitas de possuir a doença.

Com o compromisso de contribuir para que a hanseníase deixe de ser um problema de saúde pública no Brasil, todos os serviços de dermatologia credenciados no Estado de São Paulo estão mobilizados entre os meses de maio a julho, para identificar o maior número possível de casos suspeitos da doença.

Trata-se de uma campanha de conscientização desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de São Paulo, com a iniciativa do atual presidente, Dr. Joel Lastória, que tem por objetivo potencializar os esforços do Programa Nacional de Controle da Hanseníase – doença que foi detectada em 5,21 pessoas por cada 100.000 habitantes, em 2008, no Estado de São Paulo.

De acordo com a coordenadora da campanha, Dra Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, dermatologista membro da SBD “os dermatologistas divulgarão, com a ajuda dos veículos de comunicação de todas as cidades onde estão estruturados, informações sobre os sintomas da doença, orientando para que as pessoas procurem atendimento médico”.

Além disso, a médica explica que serão transmitidas informações sobre a hanseníase para professores e outros profissionais que tenham contato com o público, para que também observem possíveis doentes e os encaminhem para diagnóstico em um dos serviços credenciados.

“Nosso desafio será amplificar ao máximo a divulgação de informações sobre a doença, para que seja possível identificar e tratar os casos ainda na fase inicial, quando as possibilidades de tratamento e cura são maiores”, completa a Dra Marilda.

Na cidade de São Paulo, a campanha vem acontecendo desde maio e se estende até o dia 02 de outubro, em diversos locais, a saber:

Complexo Hospitalar Heliópolis (INAMPS-SUS) – sob a coordenação da Dra. Maria Cristina Jacomette Maldonado – entre 1 de junho e 13 de julho às segundas, terças, quartas e quintas-feiras; e nos dias 14 e 21 de julho. Atendimento das 8h00 até 10h30 (cadastro das 7h30 às 8h30), no ambulatório do Complexo Hospitalar (Rua Cônego Xavier, 276).

Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) – sob coordenação do Dr. Marcos Cesar Floriano – até 31 de julho, atendimentos sempre às segundas-feiras, das 8h ao meio-dia no Ambulatório de Dermatologia (Rua Borges Lagoa, 508 na Vila Clementino).

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – sob coordenação da Dra. Valéria Maria de Souza Framil. Atendimento ambulatorial no dia 17 de julho, sábado, das 8h às 14h no Prédio Conde de Lara (Rua Cesário Mota Junior, 112 – térreo – Santa Cecília).

A campanha também ocorre no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) sob coordenação da Dra. Leontina da Conceição Margarido e com a participação do Núcleo Multidisciplinar de Hansenologia do hospital (envolvendo Dermatologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia), em forma de mutirões:. Dia 26 de junho, das 8h às 15h, na Comunidade da Vila Albertina. | Dia 24 de julho, das 8h às 15h, no próprio Hospital das Clínicas. | Dia 02 de outubro, das 8h às 15h, na Comunidade da Vila Brasilândia.

Além dessas datas, o Núcleo Multidisciplinar de Hansenologia do Hospital das Clínicas da FMUSP mantém seu atendimento padrão, por meio dos ambulatórios que acontecem na Dermatologia, às terças, quartas ou quintas-feiras, sempre no período da manhã e conforme especialidade.

Os dados levantados durante esse período serão analisados estatisticamente e apresentados durante a 15ª RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, a ser realizada no final do ano), bem como enviados para a Coordenação do Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a prevalência global da hanseníase no início de 2009 foi de 213.036 casos em todo o mundo, estando 41.817 desses casos no Brasil. Nosso país alcança o segundo lugar no ranking mundial em número absoluto de casos da doença, ficando atrás somente da Índia. Segundo dados do Ministério da Saúde, o coeficiente de detecção de casos novos em 2008 foi 39.134 (20,64/100.000 habitantes).

No Estado de São Paulo a maioria dos municípios apresenta índices baixos de detecção da doença, mas 25% dos municípios possuem ainda uma alta capacidade de disseminá-la, principalmente nas áreas próximas do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Paraná.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete a pele e os nervos, provocando manchas na pele. Sua transmissão se dá através do contato entre as secreções das vias respiratórias de infectados com indivíduos suscetíveis, e a característica mais importante das manchas da hanseníase é a diminuição da sensibilidade no local.

O primeiro estágio da hanseníase ocorre com o surgimento de manchas mais claras que a pele normal. Posteriormente, podem se tornar avermelhadas e bem nítidas ou espalharem de forma quase que imperceptível, às vezes com o surgimento de nódulos. Se não for tratada precocemente, a doença pode deixar seqüelas: a dormência completa nos locais afetados gera lesões traumáticas e deformidades físicas.

Perfil- A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Fundada em 1970, a SBD-RESP congrega atualmente mais de 2.000 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, realizada no final de cada ano), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas. Além dos eventos regionais, a SBD-RESP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira