Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2010 - 08:01

Papirus se reposiciona no mercado para crescer

A Papirus, empresa pioneira no uso de matéria-prima reciclada na produção de papel cartão, passou recentemente por uma forte reestruturação, fruto de uma pesquisa de mercado, a fim de consolidar o reposicionamento de sua marca. Agora, com base nos resultados, foca em seus principais atributos para tornar-se o produtor preferido dos fabricantes de embalagens.

Para 2010 a meta da empresa é chegar a R$ 210 milhões de faturamento, recuperando parte da queda registrada no ano passado, em função da crise mundial, quando o faturamento foi de R$ 168 milhões. Num mercado que movimenta hoje, no Brasil, 506 mil toneladas segundo dados recentemente divulgados pela Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel). A empresa é responsável por uma fatia de 11,5% e almeja ampliar essa participação para 14%.

A meta é ousada, mas embasada num plano de reposicionamento e crescimento que leva em conta desde a mudança da gestão da empresa até as variações do preço do papel cartão no mercado, que este ano deve ter seu valor acrescido em cerca de 12%, frente aos 8% perdidos no ano passado.

A Papirus, que atualmente utiliza 93% de sua capacidade produtiva, pretende investir R$ 25 milhões para produzir 12% mais nos próximos dois anos. Mas esses investimentos não são os únicos. Nos últimos dez anos a empresa investiu R$ 27 milhões de reais, na modernização de sua fábrica e mudou sua gestão. Agora foca nos seus principais atributos para consolidar-se como o produto preferido dos fabricantes de embalagem.

Fundada em 1952, há três anos a Papirus passou de uma empresa familiar para uma gestão independente. A partir daí, uma série de ações foram tomadas visando o reposicionamento da marca. Pesquisas encomendadas pela empresa apontaram que, tanto para os seus potenciais clientes, quanto para seus colaboradores, a Papirus reunia atributos como: flexibilidade,inovação, know-how em reciclados, confiança e responsabilidade social e ambiental, tidos como fundamentais em seu segmento.

“A Papirus passou a agregar à sua imagem atributos como flexibilidade, que remete à capacidade de customizar seu produto de acordo com o interesse do cliente, DNA transformador, afinal a empresa sempre foi uma companhia recicladora e conta com profissionais altamente capacitados nesta área, e um alto grau de responsabilidade socioambiental. Não transformamos somente papel...transformamos vidas”, explica Claudio Salce, CEO Papirus, desde 2007.

E é exatamente a tão falada e sonhada responsabilidade socioambiental um dos grandes focos da nova fase da Papirus. Graças à conscientização empresarial, 60.000 toneladas de papel são reciclados num grande exemplo de reutilização dos resíduos urbanos.

“Atualmente o mundo está atento às questões ambientais, na utilização inteligente dos recursos e no seu descarte. Algumas empresas já se utilizaram desta bandeira de forma oportuna para a realização de novos negócios. Porém, vale destacar que a Papirus já nasceu utilizando material reciclado na composição de seus produtos. Isso há mais de 50 anos”, explica Claudio Salce.

Para registrar definitivamente a nova fase, todos os produtos da Papirus apresentam agora a nomenclatura “Vita”, que dá unidade à marca e reforça o comprometimento e transparência da empresa com seus clientes. Junto com o `selo verde` está a garantia de que os produtos Papirus têm composição de material reciclado que vai do 100% reciclado até o 100% celulose virgem certificada. Junto a isso, a empresa é detentora ainda da certificação FSC (Forest Stewardship Council), que atesta total reutilização de material na confecção do produto final.

Certificação FSC - A certificação da Forest Stewardship Council (FSC), organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas, tem reconhecimento público no mercado nacional e internacional e, para a Papirus, tem grande importância por atestar o seu comprometimento socioambiental.

A certificação confere que a empresa compra insumos florestais extraídos de forma responsável, gerando benefícios sociais à população local, garantindo segurança e saúde aos trabalhadores e conservando a biodiversidade. Para certificar uma empresa, o FSC elabora critérios capazes de avaliar se os empreendimentos florestais realizam um manejo florestal responsável, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

“Com a conquista do FSC buscamos oferecer aos nossos clientes uma garantia maior da proveniência da celulose utilizada na fabricação do papelcartão. E também engajar cada vez mais clientes que praticam o consumo consciente”, afirma Amando Varella, diretor comercial da Papirus.

Projeto Catadores - Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 76% dos resíduos sólidos gerados no Brasil tem hoje como destino os aterros a céu aberto. No entorno destes locais, famílias inteiras vivem do que retiram do lixo. Na maioria das vezes, desprovidos de equipamentos e sem qualquer cuidado com a segurança.

Na busca da inclusão social desta parcela da população, a Papirus passou a comprar aparas (utilizada como matéria-prima) de cooperativas de catadores de lixo, sem qualquer intermediário. Uma relação de negócio que beneficia 2.500 famílias. Os catadores são devidamente cadastrados e devem seguir regras fiscais e rigorosos controles de qualidade que são exigidos pela fábrica. Após a parceria isso gerou um aumento de renda para todos os cooperados.

O sucesso desta joint venture pode ser visto no salto da participação dos cooperados no consumo de aparas da empresa. Em 2008, representava 8%, hoje, chega a 28%.

Perfil- A Papirus Indústria de Papel S/A é a primeira empresa do Brasil a usar aparas (sobras de papel) na fabricação de papelcartão reciclado. Fundada em 1952, a empresa nasceu com a necessidade da fábrica de chapéus da família Ramenzoni assumir sua própria produção de embalagens. Em poucos anos, a fabricação de papelcartão tornou-se a principal atividade da família.

Em 1972, a Papirus inaugurou sua fábrica na cidade de Limeira, a 131km da capital paulista. Com 32.000m2 de área construída, 544.000m2 de área total e 336 funcionários, a empresa é responsável pela produção de 82.000 toneladas líquidas de papelcartão por ano, reciclando 60.000 toneladas de aparas de papel.

A Papirus tem uma importante atuação no mercado de papelcartão atendendo empresas como Unilever, Boticário, Kellogs, Pão de Açúcar (Taeq), Arcor, Mc Donald`s, Sara Lee, Faber Castell, Bob`s, Laboratório Bristol, Niely e Leão Júnior. Seu reposicionamento está focado na flexibilidade, DNA transformador e relações de valor, com capacidade de atender a demandas customizadas que variam do papel 100% reciclado ao 100% virgem, com todas as certificações ambientais necessárias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira