Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2010 - 08:51

Como refrigerar um ambiente profissional?

É sabido que um ambiente com pouca refrigeração, principalmente no verão, interfere na produtividade dos funcionários. Para que isso não aconteça, a melhor maneira é planejar a quantidade necessária de BTUs* por metro quadrado e a distribuição adequada no ambiente.

Podemos considerar que de 600 a 1000 BTUs são suficientes para refrigerar um metro quadrado, quantidade que varia de acordo com alguns fatores externos, como o calor latente (Sol) e fontes de calor, como máquinas, computadores, iluminação e pessoas.

Sendo assim, em uma sala de escritório com 50 m², 25 pessoas trabalhando e contando com outras fontes de calor, como as citadas acima, será necessária uma refrigeração entre 30.000 e 50.000 BTUs/m².

Outro ponto a ser considerado é a sustentabilidade. Neste caso, um bom sistema de refrigeração que preserva a natureza é o VRF (Variable Refrigerant Flow), pois o compressor não desliga, já que nesse aparelho existe um sensor que indica quando é necessário diminuir ou aumentar a potência de refrigeração, o que proporciona economia de energia. Além disso, o fluido refrigerante desse sistema não ataca a camada de ozônio.

Para grandes áreas, uma boa opção para o insuflamento do ar-condicionado é pelo piso elevado, que oferece uma refrigeração mais rápida e, consequentemente, mais econômica, pois o ar frio insuflado, não precisará romper a camada de ar quente que acumula sob o teto.

Essas são algumas dicas de refrigeração coorporativa do escritório Luiggi Contini, especializado em soluções e gerenciamento de obras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira