Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 09:34

Brasil registra queda do índice de cheques sem fundos

Indicador de 2,72% verificado em maio é o segundo menor deste ano, de acordo com levantamento da Telecheque.

São Paulo - Em maio, o Brasil registrou índice de cheques sem fundos de 2,72%, o que significou uma queda de 5,56% em comparação com o mesmo período do ano passado (2,88%), revela estudo da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Já em relação ao índice do mês anterior (2,83%), a pesquisa constatou baixa das transações com cheques sem fundos de 3,89%.

O levantamento da Telecheque mostra que o indicador de cheques sem fundos registrado em maio foi o segundo menor deste ano. O índice mais baixo foi verificado em fevereiro, de 2,55%.

"Por se tratar de um mês que reflete as compras realizadas pelo consumidor em uma das principais datas para o comércio, o Dia das Mães, esta queda reflete um cuidado muito positivo do consumidor em honrar suas compras, apesar do seu alto endividamento", comenta José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Desempenho dos Estados - Entre os 19 estados que compõem o estudo da Telecheque, oito deles apresentaram declínio do índice de cheques sem fundos no comparativo anual. Em Minas Gerais verificou-se a diminuição mais expressiva, de 38,65%, seguido da Bahia e Rio de Janeiro, com baixas de 30,74% e 30,38%, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, os outros estados pesquisados registraram crescimento da inadimplência em relação a maio de 2006. É o caso do Rio Grande do Norte, que se destacou por apresentar elevação de 380,14% na movimentação financeira com cheques sem fundos. Isso porque o estado apresentou indicador de 6,77% em maio deste ano, enquanto em igual período do ano passado o índice foi de 1,41%.

A segunda maior alta ficou por conta da Paraíba, onde a inadimplência subiu 165,02%, e logo atrás despontou o Maranhão, com elevação de 75,46%. Além de registrarem as maiores altas, estes três estados também lideraram o ranking dos piores índices de cheques sem fundos. Confira tabela abaixo e veja também os indicadores em outros estados pesquisados pela Telcheque.

*A pesquisa tem abrangência nacional, a Telecheque avalia a inadimplência com cheques, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Perfil da Telecheque: Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da Telecheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira