Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2010 - 08:35

Abecs anuncia as mudanças no setor de cartões

São Paulo – O setor de cartões vivencia um momento único. A partir do dia 1° de julho (quinta-feira), com o fim da exclusividade entre credenciadores e bandeiras, a interoperabilidade passa a ser realidade em um mercado que movimenta mais de seis bilhões de transações e valores superiores a R$ 500 bilhões anualmente.

Com estas mudanças, os lojistas poderão optar por utilizar uma única credenciadora para aceitar as duas principais bandeiras do mercado que são a Visa e a Mastercard. Isto implicará em uma simplificação para os estabelecimentos comerciais que poderão utilizar apenas um equipamento para realizar as transações de venda com cartão de qualquer uma destas bandeiras. Já para as empresas que atuam no segmento, as mudanças proporcionarão novas oportunidades de negócios, além de permitir a entrada de outros integrantes.

Tal medida beneficiará mais de 1,7 milhões de lojistas e 80 milhões de portadores de cartões, proporcionando competitividade nos preços e maior conveniência. Além disso, estimulará a concorrência de credenciadores, processadoras e bandeiras já atuantes ou que planejam entrar no mercado brasileiro.

A interoperabilidade é um dos cinco aspectos que fazem parte do Código de Autorregulação da Abecs que foi proposto para o Banco Central, assim como a abertura da atividade de credenciamento, neutralidade na atividade de compensação e liquidação, transparência na definição da tarifa de intercâmbio e incentivos à entrada de bandeiras locais de débito

O novo código tem como objetivo o aperfeiçoamento institucional do setor e a busca de um ambiente eficiente e competitivo, para que o segmento de cartões mantenha seu ritmo de acelerado crescimento e rápida assimilação de inovações tecnológicas e comerciais.

De acordo com a Abecs, a nova proposta se soma à iniciativa pioneira da associação com o Código de Ética e Autorregulação, implementado em 2009, cuja finalidade é disciplinar e aperfeiçoar o relacionamento da indústria com os portadores de cartão. As atualizações se fazem necessárias, especialmente no atual e complexo momento do mercado. Com mais opções, tanto os consumidores quanto os lojistas poderão escolher os serviços que melhor lhes agradarem, com impactos, espera-se, em preços, na qualidade e diferenciação dos produtos.

A Dica é Saber Usar - Paralelo à aprovação do Código de Ética e Autorregulação, a Abecs realiza a campanha publicitária e educativa “A Dica é Saber Usar” para orientar a população sobre a utilização consciente do cartão de crédito. Com criação e realização da Ogilvy One e trabalho de Relações Públicas da Ogilvy Public Relations, a campanha segue até dezembro.

A iniciativa contempla ainda um hotsite criado especialmente para a campanha: [www.dicasdocartao.com.br] e a criação de uma cartilha, que trará noções de educação financeira, além de editar as principais dicas veiculadas na mídia. O material deverá ser distribuído em locais de grande movimento.

ABECS- Criada em 1971, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é a entidade de classe que representa oficialmente o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil. Atualmente, a Abecs possui 44 associados, que representam 95% do mercado de cartões de crédito no Brasil, entre elas instituições financeiras, bandeiras, credenciadoras, processadoras, administradoras de cartões de lojas e de rede, cartões de benefícios e empresas integrantes da cadeia de valor do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira