Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2010 - 07:09

ABM: especialistas discutem demandas, desafios e desenvolvimentos para as indústrias de petróleo e minerometalúrgica

Os investimentos de US$ 33 bilhões anunciados pela Petrobras na exploração e produção de petróleo na camada do pré-sal terão impactos significativos em todas as cadeias produtivas do País e, principalmente, nos segmentos de materiais ferrosos (aço) e não-ferrosos (alumínio, cobre, zinco).

As siderúrgicas nacionais, por exemplo, que já atendem a indústria de petróleo e gás, estão investindo em novas tecnologias, revendo processos e a própria infraestrutura de produção existente, visando ampliar esta participação.

Mas quais serão efetivamente as demandas, os desafios e os desenvolvimentos para atender a um projeto dessa magnitude? Este mês, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM levará o tema à discussão durante o 65º Congresso que será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, no Hotel Intercontinental Rio, na cidade do Rio de Janeiro. Já está confirmada a participação de especialistas e executivos da Petrobras e da indústria minerometalúrgica, acadêmicos, pesquisadores e outros agentes ligados ao setor.

“Com este fórum, esperamos contribuir para que nossas empresas associadas se interem da complexidade de um empreendimento deste porte e que troquem informações sobre o que já está sendo feito em termos de tecnologia e recursos humanos. Vislumbrando melhor este cenário, nós, da Associação, também podemos contribuir mais para a inserção do setor nesse mundo novo que está surgindo na área de petróleo e gás”, diz o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho.

As discussões farão parte do Fórum de Líderes, sessão do Congresso programada para o dia 27 (terça-feira), das 16 às 20 horas. A palestra de abertura ‘Pré-Sal, um projeto de Nação. Impactos na estrutura da indústria e de serviços do Brasil’ será proferida pelo físico brasileiro, Paulo de Souza, diretor de Pesquisa e Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação da CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Britânica), com sede na Austrália.

Mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Ciências Naturais, Souza é cientista colaborador da missão Mars Exploration Rover da NASA que pousou e opera, há mais de seis anos, dois grandes robôs na superfície do planeta Marte.

Para falar sobre os projetos da Petrobras e os desafios do pré-sal na área de materiais, participam do evento o gerente-executivo, Carlos Tadeu C. Fraga e o gerente de Tecnologia de Materiais, Equipamentos e Corrosão, Carlos Cunha Dias Henriques, ambos do Cenpes – Centro de Pesquisa da empresa.

Já confirmaram presença nos debates: Benjamin Mário Baptista Filho e Jose Armando de Figueiredo Campos, respectivamente, diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil; Juan Carlos González Sánchez, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Tenaris; Marcelo de Almeida Cunha Ferreira, superintendente Vallourec Research Belo Horizonte - V&M do Brasil; Paulo Augusto Couto Filho, vice-presidente de Tecnologia & Engenharia da FMC Technologies no Brasil; e Roberto Jourdan de Aquino, diretor de Operação da Divisão Flexível da Technip Brasil. [www.abmbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira