Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2010 - 07:44

Estudantes darão uma aula de sustentabilidade na maratona universitária da Eficiência Energética 2010

Imagine um futuro onde os carros poderão ser feitos com bambus, fibras vegetais ou garrafas recicladas. Onde a união de designs inovadores com motores de alta eficiência proporcionará médias de consumo de centenas de quilômetros por litro. Sonho distante? Para as 35 equipes confirmadas na 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética é a pura realidade.

Um dos maiores eventos do gênero realizado no mundo, a prova é uma aula de criatividade dos professores e alunos. Em 2010, 17 universidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentarão suas soluções de futuro para veículos elétricos, a gasolina e etanol no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, de 22 a 24 de julho.

Materiais Surpreendentes - Campeões em todas as edições da Maratona que disputaram, os gaúchos da Universidade Federal de Santa Maria esperam manter-se à frente com um novo protótipo elétrico, construído com bambus, fios de sisal e seda. Os acadêmicos destacam que a tecnologia desenvolvida pode ser aplicada inclusive na construção de casas ecologicamente corretas.

Outra equipe que se destaca pelo compromisso ambiental é a Faculdade de Desenho Industrial de Mauá. Nos últimos anos, os alunos de São Paulo criaram uma massa plástica ecológica (com celulose e coco), carrocerias de PET e utilizam apenas lubrificantes orgânicos e ceras a base de água. Ganharam uma menção honrosa no "Prêmio AEA de Meio Ambiente 2010".

FADIM K2 - Depois da surpresa causada com o carro de canos de água, os estudantes da FACOS (Osório/RS) prometem estrear outro veículo muito original este ano. Em apenas dois meses, construíram um modelo elétrico a partir de sucatas, como tubos de escape, alambrados, peças usadas de bicicletas, cordas, roldanas e até amortecedores de guarda-roupas.

A Universidade Federal de Santa Catarina apostará nos materiais de alta tecnologia. Seu motor a etanol terá revestimentos internos em DLC, um filme com propriedades semelhantes ao diamante. No protótipo elétrico a inovação será a estrutura de fibra de carbono com espuma de poliuretano, capaz de suportar o piloto e toda a mecânica pesando apenas dois quilos.

Inovações em Eletrônica - Após criarem o seu próprio sistema de injeção eletrônica, os paulistas da Escola de Engenharia Mauá prometem surpreender novamente. Na edição deste ano, estrearão um avançado equipamento de telemetria. A equipe poderá monitorar do box a performance do carro e um controlador usará os dados para escolher a melhor hora para se ligar ou desligar o motor.

Disputando a Maratona Universitária da Eficiência Energética pela segunda vez, o CEFET-MG também aposta na análise de dados para evoluir o seu modelo a gasolina. Os alunos inventaram uma central para a captação de informações de desempenho do veículo que usa cartões de memória SD, o mesmo das máquinas fotográficas digitais.

Sexta colocada em 2009, a equipe da USP de São Carlos (SP) apostou na eletrônica desde a fase de projeto. Seus três carros (elétricos e a gasolina) passaram por ensaios computadorizados de aerodinâmica com o uso de um avançado software de Dinâmica Computacional de Fluidos (CFD). Os motores também ganharam sistemas inteligentes de acionamento.

USP MARTE: Carros e Motores para os Campeões - Com patrocínio da Fiat, FPT Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além de apoio técnico da Heliar e VZAN, a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética premiará as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria) com carros da Fiat Automóveis para uso didático. As terceiras colocadas ganharão três motores da FPT.

É o evento universitário brasileiro com a melhor premiação. No total, são distribuídos seis veículos e nove motores entre as instituições vencedoras.

Participantes Confirmados: Minas Gerais - CEFET, Federal de Itajubá e PUC (estreante). | São Paulo - Anhembi Morumbi, Engenharia Mauá, FADIM, Mackenzie, Uniban, Unicamp e USP São Carlos. | Paraná - Unioeste e UTFPR (estreante). | Santa Catarina - UFSC e Univille. | Rio Grande do Sul - Faculdade Cenecista de Osório, FURG e UFSM.

A competição acontecerá de 22 a 24 de julho no Kartódromo Ayrton Senna (Av. Jangadeiro, 800 - Portão 9-K - Autódromo de Interlagos - São Paulo/SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira