Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2010 - 07:59

Simental promove II Etapa do Ranking Leiteiro de 2010


Importante bacia leiteira na década de 70, Batatais (SP), volta a reunir diferentes raças em Torneios Leiteiros e julgamentos morfológicos em sua 36ª Festa do Leite, entre 6 e 11 de julho. Apresentando qualidade do leite e rendimento superior na comparação com outras raças, o Simental de dupla aptidão é um dos destaques do evento e marca presença com aproximadamente 100 animais.

Torneio Leiteiro - O Torneio Leiteiro é um dos momentos mais esperados pelos criadores. A competição reúne quatro categorias: Vaca Precoce, Vaca Jovem, Vaca Adulta e Vaca Vitalícia (ou Longeva).

Serão feitas oito ordenhas durante três dias e para efeito de pontuação descartados o maior e o menor resultado. Vence em cada categoria a fêmea que produzir o maior volume de leite.

Depois do Torneio Leiteiro as vacas voltam para o concurso de “Melhor Úbere”, aliás, outro ponto forte da raça.

Criador há 16 anos e coordenador da participação do Simental de dupla aptidão na Festa do Leite de Batatais, José Henrique Aleixo já produziu várias campeãs, entre elas Eva do Batatais, vencedora na Feileite – maior evento do gênero no Brasil – competindo com vacas de todas as raças. Para Aleixo, as fêmeas da categoria “Precoce” costumam ser os maiores destaques nos Torneios: “A produção desta categoria de animais é uma crescente e chega a 50 kg/dia, resultado que vem sendo obtido em consequencia do melhoramento genético associado ao manejo”, diz.

Nos Torneios Leiteiros do Simental a qualidade é rigorosamente controlada: “Em todo evento um profissional é responsável pela coleta de amostras do leite que são levadas para análise na ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – e nenhum animal que esteja sendo medicado pode participar”, comenta.

Raça de origem suíça e base da pecuária de vários países europeus, o Simental vem sendo selecionada há 90 anos no Brasil, mas apenas nas últimas décadas se descobriu as vantagens do Simental como raça leiteira. A qualidade do leite é um dos seus diferenciais. “O leite é rico em proteína e na produção de sólidos totais, ideal para a produção de leite em pó, chegando a 20% a mais em termos de qualidade em relação a outras raças. Na Europa, por exemplo, o leite do Simental é utilizado para a produção de chocolates e queijos diferenciados”, comenta Aleixo.

Nas pistas, os melhores em morfologia - Além do Torneio Leiteiro, o Simental também participa de julgamentos morfológicos. Em Batatais acontece a IV Etapa do Ranking Paulista. Os animais são divididos em cinco categorias: Bezerra (animais de 6 a 12 meses), Novilha Menor (12 a 18 meses), Novilha Maior (18 a 28 meses), Vaca Precoce (fêmeas paridas e em lactação com até 28 meses) e Vaca Adulta (a partir de 28 meses).

As campeãs de categoria participam dos grandes campeonatos. Na disputa pelo título de Grande Campeã Jovem estão as campeãs Bezerra, Novilha Menor e Novilha Maior, e do Grande Campeonato Adulta as campeãs Vaca Precoce e Vaca Adulta, categorias que abrangem as fêmeas paridas.

Conhecendo o Simental - A raça Simental surgiu há mais de 1500 anos no Vale do rio Simme, na Suíça. Com incomparável poder de adaptação aos climas e geografias mais diversos, espalhou-se por toda a Europa e, nos últimos séculos, alcançou todos os continentes.

Com mais de 500 anos de seleção genética controlada, o Simental é a base da pecuária de países como Alemanha e Áustria, produzindo carne e leite. São os chamados animais de dupla aptidão.

Com notável versatilidade e excelente correlação na produção de carne e leite, o Simental tem sido criado puro ou utilizado em cruzamentos para aperfeiçoar raças nativas ou selecionadas. Sua rusticidade, capacidade de promover melhoria estrutural, habilidade materna e elevada produção leiteira são conhecidas mundialmente.

O Simental foi introduzido no Brasil na década de 1920. Importada pelo Governo brasileiro, chegou com a missão de aperfeiçoar o rebanho nacional. Na década de 1980 houve um maior crescimento nas importações com conseqüente melhoria genética do rebanho. Hoje, o Simental é a raça européia mais representativa no País.

Nas duas ultimas décadas tem aumentado o interesse dos produtores de leite pelo Simental, reflexo dos bem sucedidos resultados de produção leiteira da raça, fruto do esforço dos criadores na melhoria de seus plantéis. Paralelamente, criadores e dirigentes vêm investindo em fomento e promoção do Simental, transformando exposições e torneios leiteiros em “vitrines” para mostrar a capacidade superior da raça na produção de leite.

.[Foto: Eva do Batatais: campeã entre todas as raças na Feileite 2007].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira