Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2010 - 07:49

FMC e UFRJ assinam acordo para Centro de Tecnologia no Parque Tecnológico do Rio

O primeiro centro de tecnologia da multinacional no Brasil será construído em uma área de 20 mil metros quadrados da UFRJ para desenvolvimento de tecnologias para exploração de petróleo e gás.

A FMC Technologies, líder em soluções tecnológicas para a indústria de petróleo e gás, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, assinam no dia 6 de julho (terça-feira), no Salão Nobre do Conselho Universitário, no Prédio da Reitoria da UFRJ, o termo de concessão para uso de terreno para construção do Centro de Tecnologia da FMC no Parque Tecnológico do Rio, localizado na Ilha da Cidade Universitária. Esse será o primeiro centro de pesquisa da empresa no Brasil e vai ocupar uma área de cerca de 20 mil metros quadrados.

A cerimônia para assinatura do acordo contará com as seguintes presenças: o Reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira; o diretor do Parque Tecnológico do Rio, Mauricio Guedes; o presidente mundial da FMC Technologies, John Gremp; o vice-presidente mundial de Tecnologia da FMC, Brad Beitler; o presidente da FMC Brasil, Nelson Leite; e o vice-presidente de Tecnologia FMC Brasil, Paulo Couto.

Centro Tecnológico da FMC Technologies do Brasil- O Centro vai empregar cerca de 300 engenheiros dedicados no desenvolvimento de projetos e pesquisa de tecnologias submarinas para exploração de petróleo e gás no país, principalmente para o pré-sal e o pós-sal. A unidade contará com centros de Pesquisa & Desenvolvimento, laboratórios de testes e qualificações, instalações para testes de integração e protótipos em escala real. O início das obras está previsto ainda para este mês, e, até o fim do primeiro semestre de 2011, o Centro Tecnológico deve estar em pleno funcionamento.

Com a chegada da FMC Technologies, o Parque Tecnológico do Rio se confirma como um pólo de grandes empresas do setor de petróleo e gás. Schulmberger e Baker Hughes, importantes multinacionais que atuam no setor, também terão centros de pesquisa no Parque Tecnológico do Rio. Além de soluções para os desafios tecnológicos do pré-sal, esse ambiente vai gerar grandes oportunidades para empresas de base tecnológica de menor porte e incentivar a interação com pesquisas acadêmicas da universidade.

Perfil- A FMC é líder mundial em soluções de exploração e produção submarinas para a indústria de óleo e gás. A multinacional norte-americana desenvolve, projeta, produz e instala serviços de tecnologia aplicada, sistemas submarinos, sistemas de produção e processamento, sistemas de superfície, equipamentos de controle de fluidos de alta pressão, soluções de medição e carregamento marítimo para a indústria de petróleo e gás.

Presente em 15 países, em todo o mundo, hoje a FMC emprega mais de dez mil colaboradores em seus 19 centros de operação. No Brasil desde 1956, ela está presente no Estado do Rio de Janeiro em três bases operacionais – uma em Macaé e duas no Rio. Atualmente a FMC no Brasil conta com 1,5 mil colaboradores e atua, principalmente, no fornecimento de sistemas submarinos completos, equipamentos submarinos e de superfície para empresas operadoras de petróleo.

Perfil- O Parque Tecnológico do Rio está localizado na Ilha da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão) em uma área de 350 mil metros quadrados, onde reúne multinacionais e pequenas e médias empresas que atuam nos setores de Energia, Meio Ambiente e Petróleo e Gás, além de Laboratórios como o Lab Oceano, da COPPE.

Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico do Rio nasceu com o objetivo de estimular a interação entre a universidade - alunos e corpo acadêmico - e empresas. Este ambiente de convivência, além de estimular o empreendedorismo entre estudantes, garante às empresas um acesso privilegiado a laboratórios, profissionais de alta qualificação, além de novas oportunidades de negócios e de pesquisas de ponta.

Além da FMC Technologies, a francesa Schlumberger e a americana Baker Hughes, outras importantes multinacionais que atuam no setor de petróleo e gás, também terão centros de pesquisas no Parque Tecnológico do Rio. A Schlumberger já iniciou as obras, que devem ser concluídas até o fim deste ano. Já a Baker Hughes espera iniciar as atividades em 2011.

A previsão é que, nos próximos três anos, mais de R$ 500 milhões sejam investidos em novas construções de unidades de pesquisas. Cinco mil pesquisadores altamente qualificados devem trabalhar no local.

Cinco empresas estão em pleno funcionamento no Parque Tecnológico do Rio: Ilos-Instituto de Logística e Supply Chain, spin off da COPPEAD/UFRJ; Engineering Simulation and Software (ESSS), especializada em óleo e gás; BR Distribuidora, com áreas de desenvolvimento de novos tipos de asfalto; PAM Membranas, empresa criada pela Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e primeira no Brasil a fabricar membranas de microfiltração; além da Petrobras, que por meio do Cenpes, está presente no Parque.

A estrutura do Parque Tecnológico conta ainda com laboratórios e centros de excelência mantidos pela COPPE/UFRJ, como o Lab Oceano, Núcleo de Tecnologias de Recuperação de Eco-Sistemas (Nutre), o Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento em Instrumentação, Automação, Controle, Otimização e Logística (Lead), o Centro de Excelência em Gás Natural, além do Centro de Realidade Virtual (Lab Cog), em fase de construção.

Assinatura de acordo FMC e UFRJ para instalação do Centro Tecnológico da FMC Technologies, no dia 6 de julho de 2010, no Salão Nobre do Conselho Universitário da UFRJ, Prédio da Reitoria - Ilha da Cidade Universitária. Na ocasiã estarão presentes, o Reitor da UFRJ, Prof. Aloísio Teixeira, o diretor do Parque Tecnológico do Rio, Mauricio Guedes, o presidente mundial da FMC Technologies, John Gremp, o vice-presidente mundial de Tecnologia, Brad Beitler, o presidente FMC Brasil, Nelson Leite, o vice-presidente de Tecnologia FMC Brasil, Paulo Couto e o diretor comercial FMC Brasil, José Mauro Ferreira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira