Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2010 - 08:13

Tendência de alta da Selic reduzirá PIB do próximo ano, prevê ANEFAC

De acordo com análises da Diretoria de Economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro deve fechar o ano em 6,5%. Mas para 2011, a projeção aponta queda de 1,5 ponto percentual, com PIB de 5,0%.

“Um dos fatores que reduzem a expectativa de crescimento do PIB para o próximo ano se deve à tendência de elevação da taxa básica de juros, e a Selic em alta vai provocar a redução ainda maior dos investimentos produtivos no país. Outro fator é a crise, principalmente europeia”, explica Roberto Vertamatti, conselheiro da associação, após a reunião realizada pelo comitê econômico no final de junho.

Para o dólar, os analistas da ANEFAC projetam cotação de R$ 1,85 no final deste ano e R$ 1,95 para 2011. Segundo Vertamatti, “com a valorização do Real, a tendência é de aumento das importações e redução proporcional das exportações. Apesar de uma alta não tão expressiva do dólar, haverá uma reversão no fluxo de entrada de capitais”, avalia.

Já no mercado de ações, a previsão é de que o Índice Bovespa feche o ano nos 70.000 pontos e alcance os 80.000 só em 2011. “Os bancos e analistas previam no início do ano mais de 80.000 pontos ainda em 2010, mas com a crise européia o mercado ficou volátil, frustrando a expectativa do mercado”, afirma o conselheiro da ANEFAC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira