Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 09:54

Bancos buscam inovação em várias frentes

São Paulo - O XVII Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB) é um importante acontecimento para as instituições financeiras no sentido de conhecerem as inovações tecnológicas que vão possibilitar operações mais flexíveis e integradas, melhor atendimento a clientes e menores custos operacionais.

Mais uma vez a Polics, empresa especializada em implementações de sistemas SAP do Grupo Politec, o maior grupo de TI do país, participará do encontro, que visa o intercâmbio entre entidades da indústria financeira e empresas da área de tecnologia da informação com foco em inovação, integração e redução de custos.

Neste ano, a Polics leva ao CIAB 2007 sua expertise em quatro campos definidos: mobile banking, reportes legais, transactional banking e current management optimization (CMO), que são iniciativas indispensáveis para que os bancos ampliem sua competitividade, reduzam custos e melhorem suas relações com os clientes.

No segmento de mobile banking, a Polics desenvolveu um dispositivo móvel que acessa sistemas através da arquitetura SAP NetWeaver. Esse dispositivo permite o pagamento de contas para quem está sem acesso à internet ou à rede de agências do banco, além de consultas de saldos e extratos, investimentos, empréstimos e até captação de clientes. O grande benefício para a instituição financeira é poder atingir um público de alto padrão, que tem pouco tempo para ir ao banco ou que trabalha em permanente movimentação.

No campo dos reportes legais, a Polics vai apresentar um produto resultante do “Projeto CADOCs”. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida sobre a plataforma SAP NetWeaver (BW, XI, Portal), que tem como objetivo a geração de todos os reportes legais de uma instituição financeira em uma única ferramenta, sobre uma única base, da qual também podem ser extraídos relatórios gerenciais. Esse sistema permite a eliminação de redundâncias, diminuição da necessidade de conciliações contábeis, redução de custos de TI e confiabilidade das informações.

No que diz respeito ao transactional banking, ou os sistemas transacionais dos bancos, o crescimento dessas operações está levando as instituições financeiras a se preocuparem com a escalabilidade dos seus sistemas. Nesse caso, a solução da Polics permite automatização de processos, escalabilidade, flexibilidade para criar produtos sem dependência de um fornecedor de software.

Já o CMO é uma solução de otimização de gestão de numerário, já usada pelo Itaú, em processo de implementação pelo Bradesco e recentemente adquirida pelo Santander. O CMO é a utilização de componentes do SAP SCM e sua aplicação à logística de numerários dos bancos. Permite a redução de custos de transporte e seguro, liberação de dinheiro para outras atividades do banco, redução de risco de falta de dinheiro nos caixas e até a redução do risco de multas em função do descumprimento das normas do compulsório do Banco Central.

Além disso, a Polics, que estará presente também no estande da SAP, vai mostrar no CIAB 2007 cases de implementação de sistemas SAP em bancos como o CMO Itaú e Banking Unicred, que evidenciam o impacto significativo na redução de custos de operações financeiras em instituições bancárias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira