Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2010 - 07:28

Congresso em Belém do Pará aborda os avanços da Medicina Nuclear

Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, de 4 a 7 de setembro de 2010, em Belém do Pará.

Nos últimos anos, cresceu a aplicação da Medicina Nuclear no Brasil. Além disso, esta especialidade médica entrou na geração de equipamentos híbridos, que fornecem informações funcionais e anatômicas, como o PET/CT e o SPECT/CT.

O SPECT/CT une a tomografia por emissão de fóton simples com a tomografia computadorizada. Constitui um avanço na Medicina Nuclear convencional, pois permite aliar as duas tecnologias em um único procedimento.

Em 2003, chegou ao país a Tomografia por Emissão Pósitrons (PET), que permite a avaliação metabólica e fisiológica das patologias, com grande aplicação na Oncologia, na Cardiologia e na Neurologia.

Em seguida, passou-se a usar a PET/CT, um equipamento híbrido, que une a Tomografia por Emissão de Pósitrons com a Tomografia tradicional, incorporando informações metabólicas (Medicina Nuclear) e anatômicas (Tomografia).

A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente. As vantagens versus o custo tornam a PET/CT cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de tumores malignos.

A possibilidade de detectar lesões tumorais, desconhecidas de outros métodos de imagem, é uma das principais vantagens da tecnologia PET. Isso implica em correta e adequada tomada de decisão pelo médico, ou seja, opção por tratamento quimioterápico, radioterápico, ou cirúrgico. O método permite também verificar de forma mais precisa a resposta dos tumores ao tratamento.

Hoje, existem mais de 20 equipamentos PET/CT instalados no país e vários em fase de aquisição, ou em instalação em diversas regiões brasileiras.

Frente à importância da aplicabilidade desses procedimentos, os mesmos serão discutidos no XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, que será realizado entre 4 e 7 de setembro de 2010, em Belém do Pará.

.[ XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear e Imagem Molecular, de 4 a 7 de setembro de 2010, na Hilton Hotel, Belém (PA). Informações: (11) 3262-5438, e-mail [email protected] | Inscrições pelo site: www.sbbmn.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira