Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2010 - 08:19

Luis Alberto Moreno é reeleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento


Moreno vai iniciar seu segundo mandato no dia 1º de outubro.

Luis Alberto Moreno foi reeleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante uma reunião especial da Assembleia de Governadores do Banco, em Washington. Moreno, ex-ministro e embaixador da Colômbia nos Estados Unidos, começará um novo mandato de cinco anos em Outubro de 2010.

Como presidente do BID, Moreno também preside o Conselho de Administração da Corporação Interamericana de Investimentos (CII) e do Comitê de Doadores do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin).

Para ser eleito presidente do BID, um candidato deve obter o apoio dos membros que constituem a maioria do total de votos e a maioria absoluta dos Governadores dos 28 países membros regionais (os 26 mutuários na América Latina e do Caribe mais Canadá e Estados Unidos). O Banco dispõe de um total de 48 países membros.

O Banco apoia os esforços da América Latina e no Caribe para reduzir a pobreza e a desigualdade, e promover o desenvolvimento sustentável que respeite o meio ambiente e o clima. Fundado em 1959, o BID é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na região e está empenhado em alcançar resultados mensuráveis com integridade, transparência e responsabilidade.

O Conselho de Administração é a instância máxima do BID, composta por um representante de cada país membro (a maioria dos Ministros das Finanças, bancos centrais e outros altos funcionários). Os Governadores se reúnem anualmente para avaliar o funcionamento da instituição e tomar as decisões chave. Eles também se encontram em circunstâncias especiais, como a escolha do presidente.

Durante seu primeiro mandato Moreno prosseguiu um programa de alívio da dívida para os países membros mais vulneráveis, promoveu financiamento do setor privado, levou uma grande reestruturação para o banco com mais agilidade para responder às necessidades da região e lançou vários iniciativas relacionadas à mudança climática, energias renováveis e água e saneamento.

Sob sua gestão o Banco negociou a maior expansão do capital em sua história e aumento dos recursos para apoiar a reconstrução do Haiti. Também aumentou significativamente o seu volume de empréstimos para a crise financeira global. Moreno é o quarto presidente do BID e foi precedido por Felipe Herrera do Chile (1960-1971), o mexicano Antonio Ortiz Mena (1971-1987) e o uruguaio Enrique V. Igrejas (1988-2003).| BID

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira