Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2010 - 08:46

Desempenho da indústria brasileira nos próximos meses não será exuberante, diz professor da FGV

A produção industrial em maio ante ao mês anterior cresceu em 6 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira, 6. Entre as regiões, a com maior alta foi o estado do Paraná (7,7%).

De acordo com o professor de economia da FGV-EAESP, Evaldo Alves, o desempenho do Paraná pode ser explicado pelo fato de “estar próximo dos centros consumidores e por ter problemas de infraestrutura em menor escala do que outros estados do centro sul, além de contar com empresas que investiram mais em produtividade, sobretudo, aquelas que se instalaram na região mais recentemente.

Já São Paulo teve o desempenho negativo em (-0,9%). “O Estado de São Paulo sofre de um processo de esvaziamento há longo tempo. Este mecanismo provoca frequentemente a saída de empresas mais eficientes por conta dos custos de instalação, aluguel, gastos de deslocamento elevados e alta carga tributária”, ressalta o professor.

Com relação ao desempenho da produção industrial para os próximos meses, Alves acredita que “Apesar da crise sistêmica que atinge a maioria dos países, a economia brasileira vai manter um desempenho fora destes padrões na medida em que possui parceiros comerciais, como a China e a Índia, que estão enfrentando a crise de forma mais positiva. Neste contexto, o desempenho da indústria brasileira não será exuberante, mas, nem por isso, similar ao de um período de recessão.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira