Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2010 - 08:58

Sete mil alunos Mackenzie utilizam SPSS para aprender Administração de Empresas, Economia e Contabilidade

Universo de estudantes faz parte do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – desta universidade; tecnologia é vista como meio para que futuros profissionais conquistem capacidade analítica aplicada à gestão de negócios.

A centenária universidade Instituto Presbiteriano Mackenzie tem em seu seio um organismo totalmente devotado ao estudo e à pesquisa nas áreas de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade. Trata-se do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. À frente deste centro está o professor Moisés Ari Zilber, encarregado de uma comunidade que reúne 7 mil alunos do curso de graduação em três campi – o campus de São Paulo, Tamboré e o de Campinas. Além de dirigir o CCSA, o professor Zilber dá aulas de Estratégia de Inovação e Desenvolvimento de Mercados. “Este curso é focado na gestão da inovação dentro do ambiente produtivo. Tentamos estudar o que é ser uma empresa inovadora, que tipo de inovação é predominante em uma determinada cultura corporativa, etc.” A existência de um curso como esse é um indício da excelência acadêmica do CCSA.

Segundo Zilber, o ambiente criativo e de incentivo à aprendizagem e à pesquisa do Mackenzie tem sido plenamente reconhecido pelos órgãos reguladores do Ministério da Educação. “Nosso curso de administração de empresas stricto sensu, por exemplo, conquista há vários anos a nota 5 no CAPES – programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; outro indício da vitalidade de nosso ambiente é o fato de nossa revista acadêmica RAM (Revista de Administração Mackenzie) estar indexada na SCIELO”. A Scientific Electronic Library Online lista as principais publicações universitárias do mundo.

Os sete mil alunos que vivem neste rico universo acadêmico têm pleno acesso às soluções SPSS de análise estatística. “Para nós, a tecnologia SPSS é um meio para que tanto professores como alunos e pesquisadores atinjam um mesmo fim: conseguir aplicar análises estatísticas de alto nível a diversos modelos de negócios”.

Segundo Zilber, o CCSA não deve se focar nos recursos técnicos de um software e, sim, nas informações que uma determinada tecnologia provê para o avanço acadêmico do aluno Mackenzie. “A partir deste critério, temos como estratégia pedagógica inserir o uso do SPSS em projetos em que o aluno tenha de montar um relatório que detalhe o impacto nos negócios de uma determinada variação estatística; isso pressupõe um aluno com capacidade analítica, que vai além dos resultados apresentados pelo software”.

Dentro dos cursos de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade, a plataforma SPSS é empregada como ferramenta de ensino nas disciplinas de estatística, matemática, economia e matemática financeira. “É muito comum que nossos alunos utilizem o SPSS para calcular médias entre fatores com impacto nos negócios. Este software é a base, também, de exercícios de regressão linear múltipla e de montagem de equações estruturais”. Qualquer que seja o curso, a disciplina ou o exercício específico proposto ao aluno, o objetivo da comunidade docente do Mackenzie/CCSA é sempre o mesmo. “Promover a evolução do aluno Mackenzie de modo a colaborar com a formação integral deste profissional e ser humano; dentro deste quadro, a tecnologia SPSS é um meio a serviço da conquista deste objetivo”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira