Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Engenheiros debatem flex fuel como alternativa mundial, no Congresso SAE BRASIL 2006

Centrado no tema A Complexidade do Desenvolvimento de Projetos no Novo Cenário da Sustentabilidade e da Matriz Energética Mundial, o fórum acontece dia 23 de novembro, no Transamérica Expo Center.

São Paulo– O sucesso do veículo flex fuel e do álcool combustível fez do Brasil o primeiro país a viabilizar a produção e consumo de uma fonte de energia alternativa. Os próximos passos podem colocar o País em posição de destaque internacional e, para tanto, torna-se evidente entender a complexidade do desenvolvimento de projetos no novo cenário da sustentabilidade e da matriz energética mundial.

Com este objetivo acontece no XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL o Painel dos Engenheiros-Chefes, dia 23 de novembro, das 15h às 17h, com a participação de Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais e de Desenvolvimento de Produtos da Petrobras, Fabio Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Bosch, Ferdinand Panik, catedrático de Conceitos Alternativos Veiculares na Universidade de Ciências Aplicadas de Esslingen, na Alemanha, e Alfred Szwarc, assessor técnico da União da Agroindústria Canavieira de SP (Unica). A mediação é de José Luiz Albertin, diretor da Ryuma.

“Este modelo é o início de um novo cenário da matriz energética brasileira com reflexos na matriz energética mundial e grande potencial de alavancar novos negócios para o País que, a médio e longo prazos, poderá influenciar de forma expressiva o mercado de combustíveis no mundo”, afirma Moacir Ricci, diretor do Comitê de Eventos Especiais do Congresso.

O Congresso SAE BRASIL acontece de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center em São Paulo, e tem como tema central o debate sobre Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. A Contribuição da Engenharia Brasileira. Além do painel DE Engenheiros-Chefes, o Comitê de Eventos Especiais realiza os painéis Blue Ribbon e Motorsport.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch. Mais de 150 engenheiros e executivos voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Nesta edição, o Congresso oferece a oportunidade de mostrar a excelência da engenharia brasileira em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”.

Os demais painéis do Comitê de Eventos Especiais: Painel Blue Ribbon - Competência x Competitividade da Engenharia Brasileira: A Hora de Planejar o Futuro - referência mundial como centro de competência de engenharia automotiva, o Brasil é conhecido como exportador de tecnologias. Mas, a chegada de concorrentes asiáticos e do Leste Europeu, a atual taxa de câmbio, as altas taxas tributárias e o aumento do custo da mão-de-obra ameaçam a competitividade da engenharia brasileira. Com Barry Engle, presidente da Ford América do Sul; Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil; Jean Pierre Tayals, director Mercosul for Projects, Engineering and Purchases, da PSA; e Roberto Rodrigues, presidente do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP e diretor-geral do Centro de Agronegócio da FGV, no dia 21, às 13h, no auditório Dana.

Painel Motorsport - A Indústria do Motorsport no Brasil. Situação Atual: Mercados, Desafios e Perspectivas - O painel fornece panorama da indústria do Motorsport no Brasil ao dar uma visão sobre a situação atual, mercado, desafios e perspectivas do segmento, que tem expressiva participação da engenharia. Com Paulo Scaglione, presidente da CBA , Carlos Col, promotor da Stock Car/Vicar, Marcos Moraes, promotor do Rally dos Sertões (Dunas), Aurélio Felix diretor da Fórmula Truck, e André Ribeiro, promotor da Formula Renault (PPD Sports). Mediação do jornalista Reginaldo Leme, no diia 23, das 12h30 às 14h30.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira