Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2010 - 08:41

Atlas Copco demonstra elevada eficiência energética da tecnologia de parafuso para sopradores.

Certificação TÜV realça os excepcionais dados de desempenho do soprador de parafuso ZS.

A introdução de sopradores que utilizam compressão interna em vez de compressão externa estabelece um novo padrão para eficiência energética no mercado de baixa pressão. Esta é a principal conclusão de um documento técnico publicado pela Divisão Oil-free Air da Atlas Copco, onde são explicadas as diferenças entre a tecnologia de parafuso e a tecnologia de lóbulo tipo 'Roots' tradicional. A tecnologia de parafuso, em média 30 por cento mais eficiente a nível energético, é utilizada em toda a recente série de sopradores de parafuso ZS do fabricante, que melhora a eficiência energética para aplicações de baixa pressão, como tratamento de águas residuais e linhas de transporte pneumático.

“Ao longo dos últimos 50 anos, o mercado de sopradores para vazões reduzidas não assistiu a qualquer grande melhoramento técnico”, afirma Chris Lybaert, Presidente da Divisão Oil-free Air da Atlas Copco. “O único desenvolvimento considerável a que assistimos com os sopradores de lóbulo tipo ‘Roots’ foi a redução dos níveis de pulsação. Havia ainda passos significantes a dar na área da eficiência energética. A Atlas Copco conseguiu isso através do desenvolvimento do design de duplo parafuso para um soprador de baixa pressão. Ao fazê-lo, introduzimos uma vantagem tecnológica neste segmento de mercado.”

A linha de sopradores de parafuso ZS usa o conceito de compressão interna, enquanto que os sopradores de lóbulo de tipo "Roots" tradicionais recorrem à compressão externa para obter uma pressão no sistema. O documento técnico detalhado demonstra que, através de uma abordagem termodinâmica, a compressão interna é mais eficiente do que a compressão externa a partir de 0,4 bar(e)/5,8 psi(g). Testes presenciados e certificados pela organização independente Technische Überwachungs-Verein (Associação de Supervisão Técnica da Alemanha ou TÜV) demonstraram que o ZS é 23,8% mais eficiente em termos energéticos do que um soprador trilobado a 0,5 bar(e)/7 psig e 39,7% a 0,9 bar(e)/13 psig. [www.efficiencyblowers.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira