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08/07/2010 - 08:54

PSA Peugeot Citroën alcançou progressão de 16,9% nas vendas mundiais no 1S10


Registrando o melhor semestre da história em volume.

Paris – As vendas de veículos e unidades desmontadas do Grupo totalizam 1.856.000 unidades, com + 16,9%, o melhor semestre da história em volume. Forte progressão da participação no mercado do Grupo, com 14,6% na Europa*; ganho de + 1 ponto de participação no mercado em comparação com o primeiro semestre de 2009. Aumento da participação nas vendas fora da Europa, com 36%, ante 34% no primeiro semestre de 2009. Emissões médias dos veículos em baixa constante, com 133,2g CO2/km ante 135,5g em 2009. Confirmação do sucesso dos novos modelos Peugeot 3008, 5008 e RCZ e dos novos Citroën C3 e DS3, e consolidação da liderança europeia no segmento dos veículos comerciais leves, com uma participação no mercado em progressão, estabelecida em 22,4%

Europa : UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia- o1º semestre de 2010 foi marcado por uma progressão de 13% dos mercados automobilísticos mundiais. Esse crescimento foi puxado pela China (+ 27%) e pela América Latina (+ 11%). A Europa apresenta um mercado globalmente estável, porém com evoluções bastante contrastadas: França: + 6% | Alemanha: - 27% | Espanha: + 38% | Reino Unido: + 19% | Europa Central e Oriental: - 13%.

Nesse contexto, com 1.856.000 veículos e unidades desmontadas vendidas no mundo no primeiro semestre de 2010, as vendas da PSA Peugeot Citroën registraram uma progressão de 16,9%: + 16,8% para os veículos montados (1.618.000 unidades) e + 18% para as vendas de unidades desmontadas (237.000 unidades), amparadas pela atividade da marca Peugeot.

No 1º semestre, a marca Peugeot confirmou sua posição de primeira marca francesa no mundo.

Jean-Marc Gales, diretor Mundial de Marcas da PSA Peugeot Citroën, declarou: «Nós realizamos o melhor semestre da história do Grupo em termos de volume. Estes resultados comerciais demonstram a dinâmica comercial de nossas marcas Peugeot e Citroën: nítida progressão de nossa participação no mercado da Europa, desenvolvimento de nossas posições na China, confirmação de nossa liderança ambiental. Esse desempenho se baseia no sucesso dos modelos que lançamos recentemente: os Peugeot 3008, 5008 e RCZ, os Citroën DS3 e novo C3 na Europa, o Peugeot 408, os Citroën C-Quatre e C5 na China e o Peugeot Hoggar na América Latina».

Forte progressão da participação no mercado na Europa - Em um mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais leves em alta de 1,1% no primeiro semestre de 2010, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën tiveram um aumento significativo de 7,7%, com 1.214.000 unidades. No acumulado do semestre, a participação no mercado do Grupo obteve uma forte progressão, com 14,6%, ou seja, um ganho de 1 ponto de participação em comparação com o primeiro semestre de 2009. O Grupo aumentou sua participação notadamente na Itália (+ 1,2 ponto) e no Reino Unido (+ 0,3 ponto).

O mercado de carros de passeio no 1º semestre de 2010 singularizou-se pela redução das medidas de incentivo à troca de veículos usados por novos na França e pelo fim de tais medidas na Alemanha e na Espanha. Após uma forte progressão dos mercados durante o 1º trimestre (+ 9,4%), a tendência se inverteu no 2º trimestre (- 7,6%).

No acumulado do semestre, a evolução do mercado dos veículos comerciais leves registrou uma evolução positiva estabelecida em + 9,4%. A PSA Peugeot Citroën confirma sua liderança nesse segmento, com um novo aumento de sua participação no mercado, para 22,4% (ante 22% no 1º semestre de 2009).

Sucesso dos lançamentos em 2009 e 2010 - O sucesso dos lançamentos de 2009 foi confirmado no início de 2010, não apenas na Europa (Peugeot 3008 e 5008, novo Citroën C3 e C3 Picasso) mas também na China (Citroën C-Quatre e C5).

O Peugeot 3008, primeiro crossover da Peugeot, e o Peugeot 5008, primeiro monovolume médio da Peugeot, obtiveram um nítido sucesso comercial, com vendas superiores aos objetivos. Graças ao terceiro turno criado em meados de outubro de 2009 na fábrica de Sochaux, na França, a produção diária passou de 600 a 900 veículos e será mantida até o final de 2010. Desde o lançamento, foram vendidas 65.000 unidades do Peugeot 3008 e 40.000 unidades do Peugeot 5008.

O novo Citroën C3, comercializado desde o final de 2009, na Europa, também obteve um forte sucesso comercial. Com mais de 113.000 vendas no primeiro semestre, este sucesso vem se confirmando mês após mês.

O Citroën C3 Picasso lidera o segmento dos monovolumes do segmento B. Sua produção passará para 356 veículos por dia a partir de agosto, ante 310 veículos por dia atualmente.

No primeiro semestre, a dinâmica comercial foi expressa através de novos lançamentos: o Peugeot RCZ e o Citroën DS3 na Europa.

O Peugeot RCZ, o novo cupê lançado no último dia 22 de abril, já vendeu 5.000 unidades, ou seja, 50% acima do objetivo anual. Ele foi eleito o carro mais bonito do ano de 2009.

O Citroën DS3, primeiro veículo da linha distintiva DS, registrou mais de 34.000 pedidos em apenas quatro meses de comercialização. Sua produção, de 350 unidades por dia no centro de produção de Poissy, na França, será ampliada para 420 veículos por dia em setembro.

O segundo semestre será marcado por dois acontecimentos importantes na Europa: a comercialização do novo Citroën C4, no segmento dos hatchs médios, e a apresentação, no Salão do Automóvel de Paris, do substituto do Peugeot 407. A PSA Peugeot Citroën será também o primeiro fabricante europeu a comercializar carros elétricos na Europa, o Peugeot iOn e o Citroën C-ZERO.

As vendas fora da Europa representam 36% das vendas totais

As vendas fora da Europa representaram, no primeiro semestre, 36% das vendas totais do Grupo, ante 34% em 2009. Essa evolução confirma a dinâmica comercial da PSA Peugeot Citroën, notadamente nos países emergentes. Ela ilustra a ambição do Grupo de ser tornar um grupo mais global.

América Latina: a volta do crescimento - Os mercados da América Latina apresentaram uma forte tendência ao crescimento, puxados pelo Brasil (+ 7%) e pela Argentina (+ 21%). O Grupo registrou um crescimento de 13%, obtendo uma participação no mercado de 5,3%. A dinâmica comercial do Grupo na região é evidenciada pela picape Peugeot Hoggar, comercializada desde maio, e pelo Citroën C3 Aircross e por um novo modelo da Peugeot que serão lançados no segundo semestre.

China: sucesso dos novos modelos e participação no mercado em alta - As vendas do grupo PSA Peugeot Citroën bateram um novo recorde na China no primeiro semestre, com mais de 176.000 veículos vendidos (+ 49%) em um mercado em alta de 27%. A participação no mercado do Grupo estabeleceu-se em 3,3%, ante 3,2% no 1º semestre de 2009. Os veículos do Grupo têm uma boa aceitação. Com mais de 18.000 unidades vendidas, o Citroën C5, comercializado desde janeiro, contribui significativamente para o desempenho do Grupo. O Peugeot 408, comercializado desde o mês de abril, é o primeiro veículo da Peugeot lançado em estréia mundial na China. Ele já registrou mais de 17.000 vendas desde o lançamento.

Rússia: uma retomada do crescimento prevista no curto prazo- Em um mercado em progressão de 3%, amparado desde março por medidas de incentivo à troca veículos usados por novos, as vendas do Grupo registraram um recuo de 7,6%. Sua participação no mercado foi de 2,5%. A montagem do Peugeot 308 e do Citroën C4 na fábrica de Kaluga, inaugurada em abril, proporcionará ao Grupo todas as vantagens necessárias para se beneficiar com a retomada do crescimento prevista para o segundo semestre.

PSA Peugeot Citroën consolida sua liderança ambiental - Uma das fortes ambições do Grupo é manter seu avanço no campo dos veículos com baixas emissões de CO2. No 1º semestre de 2010, as emissões médias dos veículos vendidos por Peugeot e Citroën tiveram uma redução constante, passando para 133,2 gramas de CO2/km, ante 135,5g em 2009. A participação dos veículos com emissões inferiores a 120g na Europa corresponde a 40% das vendas totais.

Perspectivas 2010 - Tal como anunciado no início do ano, o Grupo prevê uma degradação dos mercados automobilísticos na Europa de cerca de 9% no acumulado do ano.

Fora da Europa, o mercado chinês deve manter um crescimento de dois dígitos, enquanto que a América Latina deve confirmar sua volta ao crescimento.

Na Europa, a participação no mercado do Grupo deve manter sua tendência para o crescimento, graças ao efeito favorável da dinâmica de produtos.

PSA Peugeot Citroën: vendas mundiais 1º semestre de 2009 e 2010 (carros de passeio e veículos comerciais leves):

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