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09/07/2010 - 09:56

Grupo Renault atinge aumento de 21,6% no 1S10

• As vendas do Grupo Renault tiveram um aumento de 21,6%, em um mercado mundial em progressão de 16,0%. O Grupo teve um aumento em sua participação de mercado de 3,9%.

• No primeiro semestre de 2010, o Grupo Renault teve um aumento em suas vendas mundiais e em sua participação de mercado, estimulados no segundo semestre de 2009. Este aumento de participação de mercado aconteceu em 12 de seus 15 principais mercados.

• Todas as marcas contribuíram para o aumento das vendas do Grupo: a marca Renault teve um aumento de 19,9%, a Dacia, de 18,2% e a Renault Samsung Motors, de 61,0%.

“Ficamos felizes com os resultados do primeiro semestre de 2010. O Grupo Renault apresentou uma alta em volume e em participação de mercado em todas as regiões do Grupo e em suas três marcas, a Renault, a Dacia e a Renault Samsung Motors. Esta performance se explica principalmente pela excelente dinâmica comercial criada pela renovação das linhas de produtos de nossas três marcas e pelas diferentes medidas de apoio ao setor automobilístico, das quais o grupo soube bem tirar partido” declarou Jérôme Stoll, diretor Mundial do Comércio e Veículos Utilitários.

Em veículos de passeio e utilitários, as vendas mundiais do Grupo Renault tiveram um aumento de 21,6% no primeiro semestre de 2010, com 1.347.169 veículos vendidos. A participação de mercado ficou em 3,9%, em alta de 0,2 ponto. Em veículos de passeio, o Grupo Renault registrou um volume de vendas em alta de 22,2%, com 1.186.387 veículos vendidos (mercado mundial: +15,2%). A participação de mercado ficou em 4,5%, em alta de 0,3 ponto.

O primeiro semestre de 2010 foi marcado pelo lançamento de novos produtos em todas as marcas do Grupo: para a Renault, o Novo Mégane Coupé-Cabriolet e o Fluence em veículos de passeio, além do Novo Master em Veículos Utilitários, o Duster para a Dacia, e o novo SM5 para a Renault Samsung Motors.

Os 15 primeiros mercados do Grupo Renault - Os 15 primeiros mercados representam aproximadamente 85% das vendas do Grupo. Ao final de junho de 2010, destes 15 mercados, 12 apresentaram ganhos significativos de participação de mercado, e 3 estão em queda.

Cálculos provisórios do mês de junho de 2010 - Região Europa (inclusive França): as vendas de veículos de passeio e utilitários do Grupo tiveram um aumento de 21,6%, em um mercado em alta de 1,5%; a participação de mercado atingiu 10,8%, em alta de 1,8 ponto.

Veículos de passeio: Em um mercado em alta de 0,9%, o Grupo Renault teve um aumento de 21,7% em vendas e de 10,2% em participação de mercado (+1,8 ponto). A marca Renault ocupa a 2ª posição na Europa Ocidental, principalmente graças ao sucesso da família Mégane e do Clio. A marca Dacia teve um aumento de 27% em suas vendas na Europa Ocidental (116.096 unidades) e obteve uma participação de mercado de 1,6% (+0,3 ponto).

Mesmo com o fim do incentivo a renovação da frota na maioria dos países, o mix de modelos vendidos continua em alta. O volume das vendas dos segmentos econômico/popular da Renault teve uma queda de 4,9% em relação a 2009 e um aumento de 15,8% em relação ao volume do segmento médio popular.

Veículos Utilitários: Em um mercado em alta de 7,7%, o Grupo Renault teve um aumento de 21,0% em vendas e de 16,6% em participação de mercado (+1,8 ponto). Na Europa Ocidental, a marca Renault se mantém em 1º lugar, com uma participação de mercado de 15,7%. Ao oferecer uma gama de veículos utilitários complementares à linha de utilitários da Renault, a marca Dacia ganhou 0,3 ponto de participação de mercado, com 70,0% de progressão em vendas.

Veículos de passeio e utilitários - Na Europa, o Grupo Renault registrou uma participação de mercado de 10,8%, com um volume de vendas em alta de 21,6%. A Renault registrou uma participação de mercado de 9,2%, em alta de 1,4 ponto, com 765.683 emplacamentos. A Dacia mantém seu crescimento e totalizou 131.598 veículos vendidos, em alta de 29,2%.

Na França, o Grupo registrou um ganho de participação de mercado de 3,3 pontos (28,5% de participação de mercado), com um volume de vendas em alta de 20,0% (407.125 unidades). A marca Renault fortalece a sua posição em 1º lugar, com 342.838 emplacamentos, em alta de 9,5%. A Dacia teve um aumento de 247%, com 64.287 veículos emplacados, atingindo os 4,5% de participação de mercado, em alta de 2,6 pontos. As vendas da Dacia no primeiro semestre alcançaram o mesmo patamar de vendas de todo o ano de 2009. A Dacia se tornou a 6ª marca na França, tendo até mesmo se tornado a 4ª marca em vendas a clientes pessoa física (exceto frotas, locadoras e veículos de demonstração).

Entre os 15 primeiros mercados, as vendas do Grupo também estão em alta: na Itália (+53,6%), na Espanha (+42,6%), no Reino Unido (+107,3%), na Bélgica/Luxemburgo (+33,2%), e na Holanda (+54,4%). A Alemanha teve uma queda no mesmo patamar que o mercado (-31,9%), o que se deve principalmente ao fim do incentivo ao sucateamento.

Produtos na Europa: Twingo II: foram vendidas 89.385 unidades (+4%) em seis meses: 3º de seu segmento | . Clio II e III: foram vendidas 213.505 unidades, em alta de 30%: 3º de seu segmento | . A Família Mégane é a 2ª em seu segmento na Europa, com 256.146 unidades vendidas (+41%) | . O Sandero ocupa a 9ª posição em seu segmento na Europa, com 86.176 unidades vendidas, em alta de 45% | . O Duster, lançado em março, obtém um franco sucesso, com aproximadamente 35.500 pedidos registrados até o final de junho.

Regiões exceto Europa: as vendas de veículos de passeio e utilitários e as participações de mercado progrediram em todas as regiões do Grupo.

Veículos de passeio e utilitários: • Na Coréia do Sul, a Renault Samsung Motors teve um aumento de 3,6 pontos de participação no mercado de veículos de passeio, com 13,5% (11,4% em veículos de passeio e utilitários). A Renault Samsung Motors teve um aumento de 58,8% em volume, o que manteve a Coreia do Sul entre os três principais mercados do Grupo no primeiro semestre. O SM3 e o SM5 estão em 2º lugar em seus respectivos segmentos.

• No Brasil, em um país cujas vendas tiveram um aumento de 7,5%, o Grupo teve uma alta de 26,6%. A sua participação de mercado teve um aumento de 0,7 ponto, registrando 4,3%.

• Na Rússia, o Grupo apresentou um ganho de participação de mercado de 0,6 ponto (5,4% de participação de mercado). A Renault tornou-se a 4ª marca com o Logan, que é o modelo mais vendido entre os veículos estrangeiros.

• Na Romênia, em um mercado em forte queda (-26,4%), o Grupo fortaleceu sua liderança, ganhando 4,8 pontos e apresentando uma participação de mercado de 41,9%.

• A Dacia é a marca n° 1, com o Logan em 1º, o Sandero em 4º e o Duster em 3º em seus respectivos segmentos, e a Renault é a 3ª marca, com o Thalia e o Fluence entre os 5 principais.

• Na Turquia, o Grupo recuperou sua liderança em veículos de passeio e se posiciona com 14,7% de participação de mercado em veículos de passeio e utilitários.

• No Magrebe, onde o mercado está em forte queda de -8,9%, o Grupo teve um aumento de 14,2% em suas vendas e de 6,1 pontos em sua participação de mercado, com 31,1%. A marca Renault é a n° 1 na Argélia e na Tunísia, e a 2ª no Marrocos. A Dacia é a n°1 no Marrocos.

Perspectivas comerciais para o segundo semestre de 2010 - O segundo semestre deverá ter uma evolução de mercado distinta na Europa e no resto do mundo. Na Europa, o mercado deverá manter a tendência de queda constatada desde o mês de abril, com a interrupção dos sistemas de incentivo ao sucateamento e o fortalecimento dos planos de austeridade em vários países. Os países fora da Europa deverão manter sua progressão, baseada principalmente em fundamentos econômicos mais favoráveis.

Em 2010, o Grupo prevê um mercado mundial em progressão de aproximadamente +8% em relação a 2009, apesar de uma queda no mercado europeu estimada entre -7% e -9% em relação ao ano passado.

“Nosso objetivo para o ano 2010 continua sendo o aumento de nossas participações de mercado em todas nos marcas e em todas as regiões do Grupo. Na Europa, consolidaremos as participações de mercado que havíamos recuperado para a marca Renault, confirmando nosso 3º lugar em veículos de passeio e a liderança da marca Renault em veículos utilitários. Fora da Europa, manteremos nossa ofensiva reforçando nossa presença nos países emergentes, que representarão os fatores de crescimento dos próximos anos” declarou Jérôme Stoll, diretor Mundial do Comércio e Veículos Utilitários. [ www.renault.com.br].

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