Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2010 - 10:03

Eficiência em shopping centers

Os shoppings centers, desde a primeira unidade inaugurada em 1966 na cidade de São Paulo, assumiram um papel importante na sociedade brasileira. Após a estabilidade econômica, iniciada na segunda metade da década de 1990, os grandes centros de consumo ganharam maior espaço e freqüentadores. Com o aumento do poder de compra e as expectativas favoráveis para o varejo nacional, desencadeou-se uma onda de novos empreendimentos pelo País. Características como segurança, comodidade, acesso às dezenas de opções de serviços, opções de lazer, diversão e de boa gastronomia aqueceram os números da indústria de shopping center no País. E, passados os piores impactos da crise econômica mundial, o comércio varejista doméstico apresenta um cenário extremamente positivo, o que contribui para uma nova onda de investimentos neste mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), há 80 shoppings em obras no País, sendo que 43 deles têm inauguração prevista até 2011. Números da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontam que, atualmente, existem 393 centros de compras, que juntos empregam 760 mil profissionais. Conforme a Abrasce, os novos empreendimentos devem somar mais de 540 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e aproximadamente 53 mil novos empregos. Em 2009, o setor foi responsável por empregar 720 mil profissionais.

O que isto significa? Oportunidade. O mercado de shopping center está em frequente movimentação. A busca pela eficiência aliada à imagem do shopping center, que reflete na sensação de conforto e de bem-estar, tornou-se prioridade para manter o padrão exigido pelos consumidores e lojistas. Regularmente, é realizada uma pesquisa para medir o grau de satisfação junto aos usuários dos shoppings feita por meio de vistorias, checagens e pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Consequentemente, a qualidade de serviço é primordial para atingir o maior nível de satisfação.

As empresas de terceirização de serviços, neste sentido, ganham espaço para novos negócios e geram a oportunidade da criação de postos de trabalho, principalmente, para os colaboradores responsáveis pela limpeza e conservação dos ambientes dos shoppings centers. Entretanto, para se destacar neste mercado, é necessário que estas empresas ofereçam contratos de desempenho, com definição de Acordos de Níveis de Serviços (SLAs), processos bem definidos e equipe técnica capacitada.

Na minha visão, a companhia que proporcionar um leque diversificado de serviços tem garantido um forte diferencial competitivo como, por exemplo, aquelas que possuem expertise para oferecer soluções completas para gestão e operação de toda a infraestrutura. Estas soluções incluem desde serviços ambientais, como limpeza e jardinagem, à manutenção elétrica e hidráulica. Além de ganharem com a padronização dos serviços, contratos também chamados de "full service" ganham com a redução de custos indiretos com administração e controle dos contratos de operação de limpeza e manutenção, o que permite ao cliente manter o foco nas atividades relacionadas ao seu core business.

Em meio a um leque cada vez maior de opções, o grande desafio dos shoppings é conquistar e fidelizar os clientes. Para isso, além de lojas âncoras, segurança e serviços, é preciso criar um ambiente agradável. E para criar este ambiente é preciso inovação, qualidade e padronização.

. Por: Cesar Camargo, diretor de Operações da ALLIS S.A, empresa especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes para gestão de pessoas e serviços. Com 20 unidades distribuídas estrategicamente pelo território brasileiro, a ALLIS possui cinco unidades de negócio integradas: Temporários e Terceirizados, Recrutamento e Seleção, Facilities, Allis PDV e Allis Agrícola. A empresa mantém ainda unidades de Executive Search - Alpen, e Hunting Online - Indica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira