Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2010 - 06:19

Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ gradua seis empresas

Kógnitus, Eneltec, Controllato, ArAM, Mainô e Clávis concluíram o período como residentes, em média de três anos

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ realizou na última quarta-feira, 23 de junho, a solenidade de graduação das empresas Kógnitus, Eneltec, Controllato, ArAM, Mainô e Clávis, de diferentes áreas de atuação. As empresas concluíram o período como residentes entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro de 2010. A entrega dos certificados de graduação contou com a participação do diretor de tecnologia e inovação da COPPE, Segen Estefen, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Ângela Uller, o diretor do Parque Tecnológico do Rio e da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Maurício Gudes, e representantes das empresas graduadas. Em 15 anos de atuação a Incubadora já graduou 41 empresas e mantêm atualmente 14 residentes.

As empresas graduadas permaneceram residentes na Incubadora da COPPE/UFRJ em média três anos - período que em alguns casos pode ser estendido para até cinco anos. Durante esse tempo as empresas tiveram acesso ás instalações de uso coletivo da Incubadora e receberam atendimento especializado e treinamento em marketing, finanças, jurídico, contabilidade e comunicação. “Os empresários que recebemos tem sólida bagagem técnica, o que é fundamental para o desenvolvimento dos produtos e serviços, no entanto, falta conhecimentos na área de negócios. Isso faz com que os serviços que a Incubadora oferece sejam tão importantes para o desenvolvimento dessas empresas” afirma a gerente de operações da Incubadora Lucimar Dantas.

Para as empresas graduadas, a proximidade com a universidade e a consultoria oferecida pela Incubadora foram fundamentais para o crescimento de seus empreendimentos inovadores. “Todos aqui vieram do meio acadêmico, ninguém entendia nada do ramo empresarial. A parte comercial era a nossa maior dificuldade e foi superado, graças ao atendimento especializado que recebemos. Além de estar vinculados a uma instituição respeitada como a Incubadora da COPPE ter dado maior credibilidade á nossas empresas”, afirma Bruno Clemente, um dos sócios diretores da Kógnitus.

Incubadora da COPPE-A Incubadora da COPPE/UFRJ faz parte do projeto do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, localizado na Ilha da Cidade Universitária, e tem como objetivo principal o apoio à formação de empresas de base tecnológica, nas áreas de atuação de grupos de pesquisas da UFRJ. Em 15 anos de atuação a Incubadora da COPPE/UFRJ já graduou mais de 41 empresas, além de manter atualmente 14 empresas residentes e outras cinco vagas estão em processo seletivo.

Em 2009, as empresas residentes e graduadas, juntas, tiveram faturamento total de R$ 46 milhões. Durante o mesmo período também desenvolveram 80 produtos/serviços inovadores e geraram 627 posto de trabalho altamente qualificados. Entre as principais áreas de atuação da Incubadora estão Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação.

Para fazer parte da Incubadora, as empresas ou projetos precisam antes ser selecionados pelo conselho diretor da instituição. Os critérios para a aprovação são grau de inovação, interação da empresa com atividades desenvolvidas na UFRJ, viabilidade técnica/econômica do projeto e perfil do grupo proponente.

Do processo seletivo em andamento que oferece até cinco vagas na Incubadora, cerca de 50 candidatos interessados foram entrevistados e receberam orientação. Desses 20 pré-propostas foram enviadas para análise técnica e 13 foram enquadradas para a próxima fase, que consiste em uma Oficina de Plano de Negócios, a ser iniciada na primeira semana de julho. Ao final do processo seletivo, até cinco propostas serão selecionadas para se tornarem empresas residentes da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. Sobre as empresas graduadas

A Eneltec, especializada em soluções inovadoras para a área de energia elétrica entrou para o time de residentes da Incubadora em 2007. A partir daí, acumulou em seu portfólio clientes como a Chemtech, para quem apresentou estudos e projetos de subestações de energia para plataformas de petróleo. A Eneltec realizou, ainda, estudos e projetos para modernização de linhas de transmissão de energia para a Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, e a para Energisa, grupo de concessionárias de energia presente em alguns estados.

A Controllato, especializada em tecnologias e soluções para redução de vibrações em estruturas civis e industriais, também entrou para o time da Incubadora em 2007. Entre os principais clientes conquistados pela Controllato estão o Consórcio PAM 2007, para quem apontou soluções para minimizar as vibrações do estádio Maracanã, e o Consórcio FSTP, com análise de um módulo da plataforma de petróleo P-51, da Petrobras. Entre outros clientes, a Controllato também atendeu a CONCER, concessionária da BR-040, que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, para redução das vibrações da rodovia provocadas pelo tráfego de veículos de carga. Na Incubadora desde janeiro de 2006, a Kógnitus, especializada no desenvolvimento de tecnologia e de produtos no segmento de segurança pública e privada, obteve alto índice de crescimento, principalmente nos dois primeiros anos. A empresa, spin-off do Laboratório de Processamento de Imagens do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, desenvolve tecnologia própria a partir do processamento digital de sinais - imagens e áudio -, redes neurais e reconhecimento de padrões.

A Clavis, empresa da área de TI especializada em Segurança da Informação, também concluiu sua graduação na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ após três anos como residente. A empresa oferece consultoria e serviços em diferentes segmentos da Segurança da Informação como implementação e administração segura de servidores web e Testes de Invasão (PenTest) e alcançou alto índice de decrescimento desde que se instalou na Incubadora, em janeiro de 2007.

Especializada em Sistemas de Informação e residente desde 2006, a Mainô Geosistemas atua no desenvolvimento de softwares sob demanda na área de apoio à decisão, baseados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), aplicados á estudos de impacto ambiental, a criação de bases de conhecimento georeferenciadas e o monitoramento de áreas mapeadas. Fundada por três jovens graduados em Informática pela UFRJ, a empresa é composta por profissionais altamente capacitados, dotados de modernas técnicas de desenvolvimento de software.

A ArAM (Arrecifes Artificiais Móveis), aprovada como residente em 2005, desenvolve pesquisas para aperfeiçoar modelos de arrecifes artificiais capazes de proteger a orla contra erosão ou obras mal planejadas, contribuindo para a preservação da faixa de areia que diminui a cada ano, melhoria da balneabilidade das praias, entre outros benefícios. A tecnologia consiste em uma estrutura móvel feita de aço e submersa na água capaz de simular a natureza e, ainda, reproduzir ondas ideais para a prática do surf. O projeto continua em fase de implantação e testes.

.Empresas residentes na Incubadora (14).: Ambidados – Processamento e na análise de dados meteo-oceanográficos | Aquamet – Serviços e produtos para área de meteorologia e monitoramento ambiental | BrStreams - Tecnologia de compartilhamento de vídeos sob demanda via web | Confiance Medical - Pesquisas e desenvolvimento de produtos para a área médico/hospitalar ICE - Desenvolve sistemas multi-toque para diversas superfícies e aplicações | Nano Select - Superfícies seletivas para coletores de energia solar | Forebrain - Consultoria e pesquisas na área de Neuromarketing | SIM - Consultoria e desenvolvimento de softwares para Engenharia de Materiais | GPE – Suíte de softwares para otimizar operações. | Inovax – Hardware/software para o ambiente de operações financeiras. | Mathic – Softwares que auxiliam na redução de custo médico | PROMEC – Softwares de simulação numérica para soluções técnicas em diferentes áreas \ Recriar – Novas tecnologias para o setor elétrico. | Virtualy – Simuladores virtuais para aplicações portuárias e de transportes

.Empresas Graduadas (41).: Álea Automação - Consultoria em automação de centrais telefônicas | Aquamodelo - Estudos de impactos ambientais para Engenharia Costeira | ArAM – Construção de arrecifes artificiais moveis para formação de ondas | CAP - Sistemas de construção de baixo custo para o setor de habitação | CINC Digital - Produtos multimídia, computação gráfica e autoração de CD/DVD. | Clavis – Gestão de segurança da informação | Controllato – Soluções para redução de vibrações em estruturas civis e industriais | Digimaster - Produtos e serviços para plataformas de exploração de petróleo | DRV - Desenvolvimento e Representação Virtual | ECCO - Desenvolvimento de equipamentos biomédicos | Eflutec - Tecnologia inovadora em tratamento de efluentes | ELO Group - Soluções para gestão de riscos por processos | Eneltec – Eletrônica de potência, qualidade de energia e linhas de transmissão | E-Papers - Publicação de papers e livros na internet | Feixe - Automação comercial e industrial através de controle de fluxos | Geodatum - Geotecnologia e trabalhos de Estudo de Impacto Ambiental | Gerar - Desenvolvimento de projetos para plantas de produção de biodiesel. | Grom - Equipamentos de medição sonora | Idea Consulting - Soluções de gestão Call Centers | Jet Power - Mecânica de precisão com Hidrocorte | Kemel - Ferramentas de business intelligence | Kógnitus – Automação e processamento de imagens | Mainô – Softwares de georeferenciamento | M&D - Medição e análise de grandezas mecânicas Med Certo - Calibração de Equipamentos Médico-hospitalares | Mobiliti - Soluções e jogos de entretenimento para celular. Oceansat - Tecnologia Espacial para Monitoramento Ambiental | Pam – Filtros de água, utilizando membranas a partir de polímeros comerciais | PGT - Modelos computacionais na decisão de testes geológicos | Polinova - Produtos poliméricos voltados para a indústria do petróleo | Ponto I - Aplicativos de Internet para entretenimento | Quatri Desig - Design Projeto de Produto e Programação Visual. | Safe Metal – Equipamentos para Ensaios não-Destrutivos. | Sevel Eletrônica - Atua na área de automação comercial em segurança. | Solucionar - Sistemas de informação | Tailor Technology & Services - Capacitações técnicas na gerência de sistemas e redes | Tec Rio - Análise de riscos na área de tecnologia da informação. | Terrae - Engenharia Geotécnica - Engenharia Civil e Geotécnica | Visagio - Consultoria em logística para a gestão de operações públicas e privadas. | Zentech - Engenharia offshore e submarina | ZiDesign - Projetos de produtos para iluminação e sinalização remotos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira