Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2010 - 07:34

Linguagem corporal

Escrito de forma objetiva e didática e enriquecido com ilustrações, o livro explica as principais características dos diversos tipos de linguagem corporal, permitindo que o leitor domine situações que exijam conhecimentos prévios dos atos e da personalidade do interlocutor.

Durante um diálogo, apenas 35% da comunicação ocorrem verbalmente. Os outros 65% se dão por meio de componentes não verbais, como postura, gestos e atitudes. Assim, conhecer e entender a linguagem corporal é a chave para aumentar a integração entre pessoas e grupos. Essa é a constatação do grafólogo Paulo Sergio de Camargo depois de vinte anos de estudos sobre o tema. No livro Linguagem corporal - Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (160 p., R$ 37,90), lançamento da Summus Editorial, ele explica as principais características dos diversos tipos de linguagem corporal, incluindo dicas fundamentais para aprimorar a interpretação de sinais e gestos que facilitam a comunicação nos relacionamentos interpessoais. "O objetivo é abrir novos caminhos para o estudo da técnica no Brasil", revela o autor. Para ele, todos os profissionais que trabalham diretamente com pessoas devem buscar competência na utilização dessa linguagem.

Focado em estudos específicos da população brasileira, o livro aborda, entre outros temas, o simbolismo das mãos, os tipos de olhar e técnicas de avaliação de voz. Mostra também a melhor forma de negociar em reuniões, como criar empatia com os interlocutores, a linguagem corporal durante uma entrevista de emprego e também nas vendas. O autor fala ainda sobre as fases da paquera não verbal e revela como detectar mentiras. "É necessário o conhecimento do método, de sua importância e de suas origens para que a aplicação se torne cada vez mais ética e confiável", afirma Camargo.

Partindo de sua experiência com treinamento e avaliação de recursos humanos, o autor apresenta um vasto conhecimento adquirido nos longos anos de convivência com pessoas de todos os tipos. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, ele explica, em 18 capítulos, os principais componentes da comunicação não verbal e cria uma espécie de manual, enriquecido com ilustrações, para codificar sinais, gestos e símbolos universais.

No capítulo sobre os sinais sexuais, por exemplo, o autor conta que eles englobam uma série de gestos, muitas vezes complexos, e nem sempre interpretados de maneira correta por quem os recebe. Revela ainda que as mulheres enviam mais sinais sexuais que os homens: cerca de 50 gestos e atitudes. Elas mexem nos cabelos, jogam a cabeça para trás, olham com ar tímido, dão risadinhas, erguem as sobrancelhas, entre outros gestos, para revelar um alto nível de conotação sexual. Portanto, diz ele, no flerte, as possibilidades de sucesso estão sempre mais nas mãos das mulheres do que dos homens.

Camargo mostra também como detectar mentiras, um comportamento que, segundo ele, faz parte do ser humano. "Estima-se que, diariamente, escutamos cerca de duzentas mentiras dos mais variados tipos. Outros estudos mostram que mentimos a cada vinte minutos", complementa. Entre os sinais de mentira, o autor aponta gestos como piscar os olhos, tapar a boca e os ouvidos, tocar o nariz e afrouxar o colarinho, entre outros.

Ao abordar a linguagem corporal na entrevista de emprego, o autor mostra que o processo funciona em mão dupla. "Se você for o entrevistado, deve utilizar todo conhecimento de linguagem corporal para convencer. Caso seja o entrevistador, procure reconhecer as mensagens que o candidato passa ou tenta passar, tanto consciente como inconscientemente", afirma. Ele destaca características importantes que devem ser observadas pelos dois lados como, por exemplo, vestuário, postura, cumprimentos, contato visual e gestos.

O último capítulo traz um guia das diversas características da linguagem corporal. Da prosaica conversa numa mesa de bar à postura correta a ser adotada numa entrevista de emprego, Camargo ensina como se tornar um especialista em linguagem corporal, melhorando, assim, relacionamentos pessoais e profissionais.

O autor - Paulo Sergio de Camargo é um dos mais bem preparados e conceituados grafólogos brasileiros. Membro de honra da Agrupación de Grafoanalistas Consultivos de España e da Sociedade Brasileira de Grafologia, é o único brasileiro com diploma oficial de professor de grafologia reconhecido pelo governo argentino. Fez pós-graduação em gerência e desenvolvimento de Recursos Humanos na UniFae Centro Universitário, em Curitiba, e atuou como instrutor de grafologia no Centro de Psicologia Aplicada (Cepa), no Rio de Janeiro, entre 1994 e 2002. É constantemente convidado a fazer palestras no Chile, na Argentina e no México. Publicou, pela Editora Ágora, os seguintes livros: A grafologia no recrutamento e seleção de pessoal, Grafologia expressiva e Sua escrita, sua personalidade.

.[ Autor: Paulo Sergio de Camargo | Editora: Summus Editorial | 160 Páginas | Preço: R$ 37,90 | ISBN: 978-85-323-0707-1 Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira