Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2007 - 17:10

Fio da bananeira dá sofisticação à artesanato

Bananeira é fonte de renda para mais de 130 mulheres de Nova Iguaçu (RJ) e no segundo semestre elas lançam nova coleção em Milão, na Itália.

Rio de Janeiro - A bananeira é a matéria-prima da Cooperativa Trama e Raiz. As cooperadas, um grupo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, são pioneiras em usar o fio da bananeira para fazer delicados bordados e aplicações de crochê em almofadas e bolsas.

A produção também inclui objetos decorativos como cestas em diferentes formatos e tamanhos. O último lançamento é um papel de parede com as fibras, que são tratadas previamente para não criar mofo e depois coladas uma a uma em papel craft formando a trama.

Nada mal para essas mulheres que nunca tinham pensado no artesanato como meio de vida. Elas começaram a aprender as técnicas há pouco mais de um ano. "Eu estava desempregada. Tenho 40 anos e pouca instrução. Foi uma porta que se abriu", diz Sandra Cavedo, presidente da Cooperativa de Mulheres do Bairro de Cerâmica - Trama e Raiz. Ela resume o sentimento do grupo, que hoje conta com mais de 130 cooperadas.

Esse é o resultado de um trabalho conjunto entre três organizações não-governamentais da Itália e do Sebrae no Rio de Janeiro. O designer e coordenador de Educação Profissional das ONGs, Marco Antonio Monteiro, explica que foi um desafio. "A proposta era dar opções de trabalho para mulheres afro-descendentes em uma região com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os produtos foram criados durante oficinas de costura e artesanato, sempre tendo como foco a produção de qualidade, com características singulares e respeito ao meio ambiente".

Do Sebrae/RJ, elas receberam capacitação empresarial e visibilidade. Sandra Cavedo explica que já recebeu encomendas a partir das peças expostas em eventos promovidos ou apoiados pelo Sebrae. A Instituição também ajudou a formar a cooperativa. "Nosso objetivo é trabalhar pela inserção profissional de grupos como esse, contribuindo para o resgate da cidadania", enfatiza a gerente da Assessoria de Projetos Especiais do Sebrae, Márcia Manhães.

A carteira de negócios já tem registros consideráveis para um grupo tão novo, como a venda de mais de 6 mil jogos americanos, para um empresário italiano, e 5 mil bolsas, para um shopping carioca. "Começou até a faltar bananeira na região. Daí, achamos um sítio aqui perto com 10 mil pés que já foi transformado em um núcleo de desfibramento", diz Sandra.

A Trama e Raiz, que aceita encomendas de todo o País, tem metas bem definidas. Já está em andamento o processo para a aquisição do selo de Comércio Justo, concedido pela União Européia. A próxima coleção terá como tema as ilustrações botânicas da inglesa Margareth Mee. A previsão de lançamento é para o segundo semestre em Milão, cidade italiana considerada a capital da moda. "Desta vez, vamos misturar as fibras com tecidos como seda e tafetá e incluir cores. As primeiras peças estão deslumbrantes", atesta o designer. | Trama e Raiz - (21) 3769-4613 / [email protected] | Por: Regina Mamede/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira