Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2007 - 17:10

Fabril Mascarenhas completa 120 anos


Com mais de um século em operação, a Fabril Mascarenhas chega aos seus 120 anos de muita luta e dedicação ao setor têxtil.

Belo Horizonte (MG)- A Companhia Fabril Mascarenhas completará 120 anos de operações na cidade de Alvinópolis (MG), dia 17 de junho. Ocasião em que promoverá um evento comemorativo que vai reunir funcionários, colaboradores, autoridades e várias gerações da família Mascarenhas e Vieira Marques, que há mais de um século estão à frente da administração da empresa. A Fabril gera, hoje, mais de 600 empregos diretos, sob a presidência do Sr. Júlio Álvares Mascarenhas, que há 40 anos se dedica a empresa.

Ao longo de mais de um século de história, a Empresa passou por mudanças administrativas, reconstruiu sua fábrica, assistiu a revoluções e guerras mundiais e superou com maestria trocas de moedas e planos econômicos, levando por gerações o nome e a qualidade da indústria têxtil de Minas Gerais para todo o país e o exterior. “A Cia. Fabril Mascarenhas foi instalada em Alvinópolis antes mesmo de se tornar um município e, assim, a cidade cresceu em função da Fabril. Com a sua expansão, a empresa construiu uma grande família de trabalhadores que sobrevivem por gerações em função dela”, explica o atual prefeito do município de Alvinópolis, Milton Ayres Figueiredo.

Enfrentar, desde o final do século XIX até o início do século XXI, as dificuldades da economia e a nova realidade do mercado têxtil mundial, exigiram da Fabril Mascarenhas viver em constante atualização, sobretudo durante a década de 1990. Nessa época o Brasil passou pelo processo de abertura do mercado para importação e, com a globalização, também vieram os concorrentes estrangeiros, que rapidamente entraram numa disputa de mercados com as tradicionais empresas brasileiras do setor têxtil.

O novo cenário mundial ao longo dos anos 90 deu o tom aos desafios que a já centenária Fabril Mascarenhas deveria enfrentar. Nesse período, a Empresa acumulou passivos tributários que hoje, através de uma iniciativa do governo do estado de Minas Gerais e da Procuradoria da Fazenda, permitiu o parcelamento de acordo com a capacidade das empresas, considerando a importância social e econômica das indústrias em cada região. “Sabemos que é difícil uma empresa do setor têxtil concorrer com as importações vindas da Ásia, em função dos encargos sociais, mas acreditamos na força da Fabril Mascarenhas para superar todos os obstáculos e se manter por muitos anos em operação, o que é muito importante para toda população de Alvinópolis”, diz José Raimundo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Alvinópolis.

Atualmente, a indústria têxtil nacional gera mais de 1,6 milhão de empregos, contudo ainda enfrenta os desafios em função do conhecido “custo Brasil”, provocados pela combinação da alta carga tributária, câmbio super valorizado, legislação trabalhista ultrapassada e importações ilegais, principalmente vindas da China. Somado a isso, as empresas em atividade no Brasil competem com fábricas dos países asiáticos, onde os juros são praticamente negativos e os custos com mão-de-obra irrisórios. De um lado, as indústrias são pressionadas pelos produtos asiáticos e, de outro, são travadas pela elevada carga tributária brasileira, cujo valor final do produto têxtil nacional tem 60% de impostos, percentual que é de 27% nos produtos asiáticos. Alem disso, incentivos fiscais concedidos a empresas instaladas na área da antiga Sudene, criaram desigualdades tributarias com aquelas anteriormente ja instaladas em áreas não incentivadas.

120 anos– história da Fabril Mascarenhas: Há 120 anos, no dia 14 de junho de 1887, no Arraial de Paulo Moreira, hoje Alvinópolis, era inaugurada a Fábrica de Tecidos do Rio do Peixe, pertencente à Industrial Paulo Moreirense. Após alguns anos, a Empresa foi arrendada e, em seguida, adquirida por Cel. Aristides José Mascarenhas, Dr. Frederico Augusto Álvares da Silva e Com. José Maria Afonso Baeta, passando a se chamar Companhia Fabril Mascarenhas.

Em 1939, a fábrica foi destruída por um grande incêndio e, a partir desse episódio, ficou para sempre gravada em sua história a frase do então presidente, Dr. Frederico Augusto Álvares da Silva: “Faça-se outra”. Em 1941, uma nova fábrica já estava operando, com máquinas importadas da Inglaterra.

Essa história de 120 anos foi pautada na ética com fornecedores, clientes, instituições financeiras e governo e, sobretudo, com o trabalho e a participação de todos os seus dedicados colaboradores. A Fabril Mascarenhas, orgulhosa de completar 120 anos de muito trabalho, seriedade, superação, alegrias e sucesso, tem a confiança de que os próximos anos também serão de muitas conquistas.

Com a visão empreendedora de seus fundadores, a Fabril Mascarenhas investiu em sua capacitação tecnológica para produzir com custos competitivos, gerando, ao longo do tempo, milhares de empregos diretos e indiretos, em benefício de muitas famílias, trazendo bem-estar social e desenvolvimento sustentável para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira