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16/06/2007 - 17:17

Pepsi inova e cria nova forma de se comunicar com o consumidor

Marca passa a adotar nova estratégia global, estréia sete filmes, e elege internet como principal ferramenta de comunicação com o jovem.

A Pepsi se confirma como a marca de refrigerantes mais inovadora do mercado e anuncia uma nova forma de se relacionar com o consumidor. A marca passa a se comunicar com os jovens por meio de diversos temas relevantes para esse público. No Brasil, são seis: música, viagem, festivais, emoticons, fotos e downloads.

Os temas estão refletidos em todas as atividades da marca, desde as embalagens, que apresentam seis visuais diferentes convivendo ao mesmo tempo no mercado até as peças de divulgação. Ao todo, serão sete filmes, quatro internacionais e três nacionais, criados pela AlmabBBDO, que vão destacar o novo conceito. A assinatura deixa de ser "Arrisque mais. Viva mais" e passa a ter várias versões refletindo a diversidade da nova comunicação. No caso do tema Foto, por exemplo, a assinatura é "Sorrir, Viver, Mostrar, Inventar, Conhecer, Fotografar, Muito". Já em Download: "Enviar, Baixar, Divertir, Navegar, Interagir, Personalizar, Muito".

Uma das grandes novidades deste novo conceito é a forma de utilizar a internet como principal ferramenta de comunicação. É a primeira vez na história da marca no Brasil que ela terá seis sites diferentes, cada um relacionado a um dos temas, onde o consumidor vai poder participar de forma interativa. Cada embalagem divulga seu respectivo site, que foi criado pela AlmapBBDO. Nos endereços, o internauta encontra conteúdo diferenciado, conforme assunto escolhido. No site www.pepsi.com.br/musica, por exemplo, o consumidor participa do Air Guitar. Na página, o internauta pode fazer um solo "imaginário" de guitarra, bateria ou baixo. Para isso, ele só tem que ligar a webcam e começar a se movimentar para a música tocar. Outro exemplo é o site www.pepsi.com.br/emoticon, que disponibiliza uma ferramenta que cria emoticons personalizados. O terceiro site é o www.pepsi.com.br/foto, onde o usuário pode editar fotos com balões de texto e criar adereços para enfeitar a imagem.

Além disso, a marca também disponibiliza um conteúdo exclusivo para ser baixado via celular por meio da tecnologia WAP.

Segundo Gustavo Siemsen, diretor de marketing de Pepsi, a novidade é uma maneira inédita da marca se comunicar com o consumidor e traduz o comportamento do jovem, que está sempre em busca de mudanças. "Acabou o espaço para a comunicação impositiva, onde o consumidor era um mero expectador. Com essa mudança, Pepsi abre um canal constante de interação com os jovens, convidando-os a explorar assuntos do seu interesse".

Todo o projeto levou seis meses para ser implementado no Brasil. Para desenvolver a nova cara de Pepsi, diversas pesquisas validaram cada passo a ser seguido, desde as embalagens até o conteúdo de internet. "Fomos entender a fundo os assuntos de maior interesse dos jovens e deixamos eles nos sugerir como trabalhar cada tema" afirma Siemsen.

Ficha Técnica – Internet: Anunciante: Pepsi | Título: Emoticons/ Air Guitar/ Photos | Produto: Pepsi Diretor de Criação: Sérgio Mugnaini | Redator: Luciana Haguiara | Diretor de Arte: Guiga Giacomo Programação: Sapien |Trilha Sonora: Cromosonica | Atendimento: Joanna Guinle, Patrícia Gerard Mídia: Heloisa Lima, Kaue Lara | Aprovação: Gustavo Siemsen, Luciana Fortuna, Kathia Morini

Pepsi no Brasil: A AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - é parceira da Pepsi no Brasil desde 1997, sendo a responsável pela fabricação, comercialização e distribuição dos produtos da empresa no País.

A divisão de bebidas da PepsiCo, chamada PBI, está presente no Brasil desde 1953 com a marca Pepsi-Cola. A PepsiCo é a quinta maior empresa do segmento de bebidas e alimentos do mundo. Em 1997, a PepsiCo firmou um acordo de franquia com a Companhia Cervejaria Brahma - hoje, AmBev - com duração de 20 anos, para a produção e comercialização dos produtos Pepsi no Brasil. A empresa passou a ser a responsável pela presença em todo o território nacional das marcas: Pepsi, Pepsi Light, Pepsi Twist, Pepsi Twist Light, Seven Up, Teem (no Rio Grande do Sul) e Pepsi X.

Maior mercado na América do Sul, o Brasil vem se mostrando para a Pepsi-Cola mundial um amplo campo para crescimento em longo prazo. Grande parte deste aumento é resultado da expansão da distribuição da Pepsi, hoje realizada por meio da rede da AmBev.| Por: Maxpress

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