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13/07/2010 - 10:27

Pesquisa inovadora realizada pela Art-Services em parceria com HTH permite atendimento exclusivo nos pontos de venda

Desenvolvimento da pesquisa junto aos PDVs otimiza gastos com produção de materiais promocionais da HTH e facilita as ações de positivação.

São Paulo- A Art-Services iniciou uma pesquisa inovadora de mercado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, em cerca de 300 pontos de venda (PDVs) da HTH, líder mundial no tratamento de água e piscinas. A ação, que teve início no segundo semestre de 2009 e será finalizada até o final de 2010, tem como objetivo identificar oportunidades de divulgação dos produtos HTH de acordo com as características de cada PDV. Nos estados de São Paulo e Bahia a pesquisa já foi concluída e está em processo de positivação.

Entre os principais resultados deste trabalho está o aumento da sinergia entre a HTH e seus parceiros, que recebem atenção personalizada às necessidades de divulgação dos materiais por ponto de venda, além de motivação em manter o fluxo dos produtos nas gôndolas, o que estimula o consumidor a efetuar a compra, aumentando o lucro das lojas. Segundo Maria Claudia Mendo, gerente de Marketing da HTH nos primeiros PDVs (lojas pilotos) mapeados e positivados houve um aumento médio de 30% na circulação de consumidores.

De acordo com Marcelo Nogueira, Diretor Executivo da Art-Services, com a realização da pesquisa é possível identificar as melhores oportunidades para cada ponto de venda e avaliar a ambientação exclusiva de cada loja. Esta ambientação, previamente negociada pela Arch Química, detentora da marca HTH, é elaborada para colocar em destaque os produtos HTH e HTH Advanced com um mix de trinta tipos de materiais promocionais para cada um dos pontos de venda.

O grande desafio da ação é encontrar uma forma de estudo adaptável a qualquer loja, de forma a possibilitar a produção em linha dos materiais promocionais e reduzindo os custos na confecção e prazos de produção. “Desenvolvemos uma fórmula para identificar a necessidade de cada ponto de venda, ajudando na organização e reposição dos materiais, exclusivamente para cada loja”, afirma Nogueira

O trabalho é desenvolvido em duas etapas. Na primeira, chamada de Visita Técnica, realiza-se o levantamento das dificuldades ou barreiras para execução da positivação em cada loja; dicas e procedimentos para preparação do Manual de Orientação do Positivador; fotos dos locais onde a positivação é feita; e inserção de dados/imagens no site para consulta do cliente. Além disso, identifica-se os materiais que podem ser utilizados na implementação, feita com base nas orientações da empresa contratante.

Nesta fase do desenvolvimento do trabalho, um dos pontos mais importantes é a capacitação da equipe que, além da pesquisa, também faz a higienização dos cadastros dos clientes e mapeamento da loja em detalhes para obter informações sobre o ponto de venda. “Estes dados, na segunda fase de desenvolvimento das atividades, são convertidos no mapa que define a posição estratégica de cada material implementado”, explica Rafael Assumpção, Executivo de Vendas da Art-Services.

Durante a segunda etapa, a Visita de Positivação, a equipe da Art-Services comparece ao PDV, autorizada pelo responsável da loja, aplica e implementa todo o material necessário como adesivos nas paredes, pisos, vitrines, armários, balcões etc, além da montagem de cubos, móbiles e displays, durante o horário comercial. Terminada a positivação, a equipe registra (fotos) o trabalho e finaliza com o preenchimento de um relatório descrevendo todas as ocorrências durante a visita.

Além disso, a frota de alguns parceiros da HTH, utilizada para efetuar as entregas de produtos, é aproveitada como meio de divulgação dos lançamentos, da loja e telefone do disque entrega. “Este trabalho possibilita à HTH manter um relacionamento mais próximo com os parceiros, perceber as dificuldades específicas de cada ponto de venda e motivar a equipe de vendas, reduzindo nossos custos e preocupações. Pretendemos estender esta fórmula para outros locais”, ressalta Maria Claudia Mendo.

Durante todo o trabalho, vale destacar o sincronismo entre o agendamento da ambientação com o ponto de venda, chegada da equipe e material, ponto alto da operação logística, tudo integrado com a ambientação de PDV. “Esta atitude evita que o material se perca nos estoques das lojas ou que sejam danificados enquanto aguardam a chegada da equipe, impactando de forma muito positiva o resultado de todo o trabalho”, finaliza Assumpção, da Art-Services.

A Art-Services, empresa líder nos segmentos de logística de material promocional e ações no ponto de venda, atende os mercados de marketing, trade marketing, merchandising e eventos, oferecendo serviços completos ao longo de todas as etapas logísticas e operacionais de uma campanha promocional.

Perfil- A HTH é a marca líder mundial no tratamento de água de piscinas e está no Brasil há mais de 35 anos, oferecendo soluções inovadoras, seguras e práticas para você, consumidor. A marca HTH pertence à Arch Chemicals Inc. empresa norte-americana de especialidades químicas e está presente nos cinco continentes com mais de três mil colaboradores.

No Brasil, a Arch Chemicals possui duas unidades: uma em Salto, São Paulo, e outra em Igarassu, em Pernambuco, e é a única empresa do mercado brasileiro que produz o cloro para tratamento de piscinas em território nacional.

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