Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2010 - 10:33

Instituto DiSOP lança material didático inédito de educação financeira

Quando todo mundo começa a perceber a importância da educação financeira ser inserida cada vez mais cedo na vida das pessoas, o Instituto de Educação Financeira DiSOP sai na frente e lança a Coleção DiSOP de Educação Financeira, material inédito no país com livros paradidáticos para todas as séries da educação básica.

“No total são 13 obras com linguagem que se adequa ao público que deseja atingir. Nós tivemos uma preocupação constante em vivenciarmos a realidade e a melhor forma de entendimento das crianças que queremos atingir e para isso formamos uma equipe de professores, pedagogos e educadores financeiros que nos auxiliaram em nosso trabalho. O resultado foi muito gratificante”, conta o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DiSOP e idealizador do projeto.

O educador explica que a idéia principal é não permitir que a educação financeira seja assunto apenas da disciplina de matemática, como pensam muitas pessoas, e sim que esteja inserida em todas as temáticas, de forma interdisciplinar. Temos que desmitificar as finanças pessoais e a educação financeira como sendo uma ciência exata, isso porque ela engloba várias outras áreas, principalmente, as humanas. Além disso, sabe-se que as situações de consumo da população são impulsionadas por questões comportamentais.

A Coleção DiSOP de educação financeira foi desenvolvida com base nos 4 pilares da metodologia DiSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) e em cinco eixos temáticos (família, valores, sustentabilidade, empreendedorismo e finanças). Uma outra característica inovadora da coleção é que as atividades sugeridas são práticas e estimulam o envolvimento da família e da comunidade.

“Nas aulas os alunos aprendem sobre integração familiar, cidadania, planejamento financeiro, consumo consciente, mercado de trabalho, independência financeira, solidariedade, crédito, marketing publicitário, mudança de hábitos, poupança, sonhos, geração Y, globalização, sempre relacionando o assunto com a educação financeira. Em sustentabilidade e finanças, por exemplo, o aluno aprende que a utilização consciente dos meios de transporte e de recursos naturais como energia elétrica e água tem um impacto direto no orçamento pessoal e familiar”, explica o coordenador do projeto Julio Santos.

A coleção atende toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e o programa contempla também a capacitação de coordenadores pedagógicos e professores para que eles possam se beneficiar dos ensinamentos sobre educação financeira, que, em muitas vezes, não tiveram na sua formação.

“O lançamento é no meio do ano para que as escolas possam iniciar a preparação no segundo semestre e, em 2011, estejam prontas para a implantação desses materiais. As escolas que saírem na frente terão um grande diferencial para melhorar o futuro dos seus alunos”, finaliza Reinaldo Domingos, acrescentando que informações sobre as obras podem ser obtidas no site do Instituto (www.disop.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira