Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2010 - 11:15

Exposição de autos antigos do Grande ABC vai homenagear os 100 anos da Alfa Romeo

O mais tradicional encontro de autos antigos realizado no Grande ABC paulista vai contar a história da lendária Alfa Romeo, marca que é considerada a “mãe” da Ferrari. A montadora italiana completa esse ano um século de existência e 50 desde que desembarcou no Brasil. IV ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus será realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho no Instituto Mauá de Tecnologia, na cidade de São Caetano do Sul. Inscrições já estão abertas.

Em termos comerciais, a marca Alfa Romeo está há dois anos fora do mercado brasileiro. Mas a ausência dos concessionários de novos não afetou a paixão que muitos brasileiros nutrem por uma das marcas italianas mais tradicionais do cenário mundial.

Considerada a “mãe” da Ferrari, a Alfa Romeo também faz parte do Grupo Fiat e mantém sua imagem de marca genuinamente esportiva. Para expressar a paixão dos “alfistas” brasileiros, o Alfa Romeo Clube do Brasil vai desfilar alguns modelos que contam parte da história da marca que está completando um século de nascimento e 50 anos desde que desembarcou no Brasil. A comemoração vai acontecer no IV ABC Old Car & Parts, exposição que acontecerá no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, nos dias 16, 17 e 18 de Julho (sexta, sábado e domingo). A organização espera receber mais de 20 mil pessoas. A entrada será a doação de dois quilos de alimentos que serão recolhidos pela Cáritas Diocesana para as obras assistenciais mantidas pela Igreja no Grande ABC.

A expectativa é reunir mais de 380 veículos de diferentes marcas e modelos, todos com mais de “25 anos de idade”. Segundo a organização, outra regra da exposição é que todos os veículos devam estar em perfeito estado de conservação para serem aceitos na mostra. “Esse evento também possui o cunho educacional uma vez que os alunos aproveitam a imensa reunião de antigos para estudar o passado recente da indústria automobilística nacional e mundial”, disse André Gomide, presidente da Comissão Organizadora. Uma das propostas do Antigos no Campus é fazer referência a algum fato histórico da indústria dos automóveis. Na edição anterior a exposição homenageou os 50 anos do iniciou de produção do Volkswagen Fusca no Brasil. “Agora é a vez do público conhecer um pouco sobe a Alfa Romeo”, destacou Gomide.

A exposição ABC Old Car & Parts, iniciada em 2007, funcionou como um despertador para o interesse das pessoas para o cenário dos autos antigos na região do Grande ABC paulista, berço da indústria automotiva no Brasil. Isso porque desde então vários outros encontros passaram a ser realizados. “Pessoalmente fico muito feliz, pois como jornalista especializado em automóveis e morador da região, sempre cobrava a ausência desse tipo de evento no Grande ABC. Depois que fizemos o primeiro em 2007 vários outros encontros surgiram na região”.

100 Anos da Alfa Romeo – A história da marca Alfa Romeo, como seus próprios carros, inspira paixões. A trajetória da montadora italiana começou a ser desenhada em 1907. Na época, um aristocrata de Milão chamado Cavaliere Ugo Stella, e um fabricante de carros franceses de nome Alexandre Darracq, fundaram a companhia denominada "Darracq Italiana" para fazer carros em Nápoles. A sociedade não deu certo, mas o aristocrata Stella não desistiu. Reuniu um grupo de investidores italianos e mudou as instalações para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão. A razão social da empresa também mudou e passou a se chamar ALFA - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O primeiro carro produzido inteiramente pela companhia foi o modelo 24 HP de 1910, desenhado por Giuseppe Merosi, há 100 anos.

No ano de 1916 outro italiano de nome Nicola Romeo assumiu a direção da empresa que passou a se dedicar à construção de equipamento bélico para atender as necessidades da Itália durante a I Guerra Mundial. Em 1920, quando já tinha o controle total da empresa, deu seu sobrenome à empresa que passou a se chamar Alfa Romeo. Em 1923, Enzo Ferrari já era piloto da marca. Iniciou-se então uma longa e recheada história de modelos e paixões. Anos depois a empresa entrou em falência e foi assumida pelo governo da Itália. Essa situação aconteceu outras vezes até passar para as mãos da Fiat.

Alfa Romeo no Brasil - A presença da marca Alfa Romeo no Brasil se confunde com a história da FNM – Fábrica Nacional de Motores. A empresa, idealizada pelo Governo de Getulio Vargas em 1940, foi instalada em Duque de Caxias-RJ para produzir motores aeronáuticos. Em 1949 a FNM firmou contrato com a Italiana Isotta Fraschini para a fabricação de um caminhão Diesel de 7,5 lt, mas o acordo foi desfeito pouco tempo. Em 1950 a FNM fez um acordo com a Alfa Romeo para produzir caminhões e chassi de ônibus. O primeiro automóvel da marca no Brasil veio em 21 de abril de 1960, ano de fundação de Brasília. Em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek, a marca lançou o FNM JK, um modelo derivado do Alfa Romeo 2000. Em 1974 lançou o Alfa Romeo 2300, à época, um modelo muito avançado para seu tempo.

A história da Alfa Romeo sempre esteve ligada às competições e no Brasil não foi diferente. Segundo o presidente do Alfa Romeo Clube do Brasil, Wanderley Natali, ainda hoje modelos antigos da marca são usados em competições saudosistas. Os modelos da marca começaram a aparecer nas corridas em Interlagos em 1961. O primeiro foi Emílio Zambello que logo conheceu Piero Gancia com quem fundou em sociedade a Jolly Automóveis, empresa que importava a marca Alfa Romeo ao Brasil e depois Ferrari. Logo surgiu a lendária equipe Jolly-Gancia.

Palestras e premiação – Os lances relevantes da história da marca Alfa Romeo será contada por meio da exposição de modelos da marca e também em palestras que estão programadas para os dias 17 e 18 (sábado e domingo) de julho. Foram convidadas autoridades renomadas no assunto como jornalista Roberto Nasser, o piloto palestrante Bird Clemente e os professores Ari Rocha e Carlos Castilho, além de um dos maiores conhecedores de autos antigos do Brasil, Og Pozzoli. As palestras costumam ser muito concorridas e têm vagas limitadas. Outro momento importante da exposição será a premiação dos melhores modelos em nove categorias diferentes. Os vencedores receberão troféus produzidos pela Cristal Image, confeccionados com a técnica de Laser sobre cristal ótico.

Eleição dos melhores - Outro ponto alto do evento será a conclusão das eleições de Clube de Carros Antigos do Ano e Antigomobilista do Ano, prêmios criados para enaltecer o trabalho constante dos clube e dos colecionadores na árdua e pacienciosa tarefa de restaurar um veículo antigo. “O Brasil está repleto de exemplos de pessoas que dedicam suas vidas aos automóveis antigos e um prêmio como esse será um reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido”, explica Rubens Justo, diretor da Hp Press Comunicação. A eleição do clube mais ativo e presente será feita pelos próprios presidentes das associações concorrentes. Já o do Antigomobilista do Ano será feito em duas etapas. Na primeira, os nomes indicados participam de uma enquete pelo site [www.jornalveiculos.com.br]. A votação é aberta ao público e os cinco mais votados vão para a final onde um amplo corpo de jurados indicará o vencedor.

Ação Social - Durante a exposição, uma equipe da Diocese de Santo André estará recolhendo os alimentos doados pelo público (a entrada são 2 kg por pessoa). Na última edição, foram angariados mais de 2 toneladas de alimentos não perecíveis entregues à Casa de Convivência, obra assistencial mantida pela diocese de Santo André, que atende a todo o Grande ABC. Para este ano, a expectativa dos organizadores é receber de 20 a 30 mil visitantes. Os alimentos são doados tanto pelos expositores quanto pelo público.

As inscrições para os expositores de automóveis e peças já se encontram abertas e devem ser feitas pelo site www.abcoldcar.com.br que traz todas as informações sobre o evento. “O Campus do Instituto Mauá comporta mais de 2 mil veículos e possui infraestrutura muito apropriada para uma exposição desse porte”, disse Rubens Justo. Esse é o terceiro ano em que o evento é realizado no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia que visualizou uma oportunidade de abrir suas portas para receber um grande acontecimento automobilístico em suas instalações.

.[ IV ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus-Tema Central: Os 100 Anos da Alfa Romeo - dias 16, 17 e 18 de julho, das 9h30 h às 18h, no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP. Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis. Destino dos alimentos: em prol da Diocese de Santo André (Grande ABC).. Estacionamento dentro do Campus: R$ 10.00. Telefones: (11) 4436-8408 / 9602-4430 / 8554-9878 . Apoio: Fiat Paulitália e Cristal Image. E-mail: [email protected] | www.abcoldcar.com.br ].

ABC Old Car & Parts – Concebido para ser a grande expressão da região do ABC paulista no cenário nacional do carro antigo, o ABC Old Car & Parts é um evento anual realizado desde 2007. Já na sua primeira edição reuniu 320 automóveis antigos e fora-de-série de várias marcas e modelos e um público superior a 50 mil pessoas, atraindo a atenção da grande imprensa. A exposição apresenta uma proposta educacional com diferentes palestras onde os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia têm a oportunidade e aprender sobre o passado da indústria automotiva lições que poderá aplicar nas suas ações profissionais futuras. [www.abcoldcar.com.br ].

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT - O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira