Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 07:22

Brasil discute desenvolvimento da iso para gerenciamento de projetos com 21 países

Entre os dias 12 e 16 de julho, mais de 80 membros vindos de 21 países estarão no Rio de Janeiro para discutir a ISO que será o padrão internacional em gerenciamento de projetos

Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Japão já foram sedes para esta discussão que teve início em 2007

Walther Krause, diretor do PMI-Rio, é o coordenador da comissão brasileira representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Desde 2007, a International Organization for Standardization (ISO – www.iso.org) desenvolve a ISO 21500, um novo padrão internacional em gerenciamento de projetos com objetivo de unificar e criar normas que deverão ser seguidas mundialmente. Hoje são 33 países envolvidos, entre eles o Brasil, que participa ativamente do processo representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O PMI, organização internacional sem fins lucrativos resp onsável pelo desenvolvimento das práticas em gerenciamento de projetos no mundo, é representante do governo americano na formulação desta ISO.

E este ano o país verde-amarelo será palco das discussões, pois a 5ª plenária da Comissão ISO TC236 irá ocorrer no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 16 de julho, com a presença de mais de 80 delegados e 21 países. O IAG PUC/RJ, Petrobras, Option Brasil e o PMI-Rio (www.pmirio.org.br) são os apoiadores deste encontro.

“Com o crescimento econômico, o Brasil precisa de formas eficientes para gerenciar seus projetos e assim evitar futuras crises. Portanto, estar entre os países desenvolvedores desta ISO é uma grande conquista verde-amarela”.

As reuniões já ocorreram em quatro países (Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Japão) e a previsão é publicar a ISO no fim de agosto de 2012.

“A ISO 21500 deve fornecer orientação genérica, explicando as principais práticas e princípios do gerenciamento de projetos. O padrão vai ser aplicável a organizações de todos os tamanhos e de todos os setores da indústria, e pode ser útil tanto para novos gerentes de projetos quanto para gerentes de projetos experientes”, explica Walther Krause, coordenador da comissão brasileira pela ABNT e diretor do PMI-Rio.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Project Management Institute Brasil (PMI), realizada com 300 instituições, somente 33% das empresas executam todos os projetos planejados e 56% pretendem implementar escritórios de gerenciamento de projetos.

PMI-Rio (www.pmirio.org.br) - O Project Management Institute (PMI) é a maior organização mundial sem fins lucrativos com objetivo de promover as melhores práticas do gerenciamento de projetos. Fundada em 1969 e sediada na Pensylvânia, Estados Unidos, a entidade conta com mais de 350 mil associados em 171 países. É representada no Rio de Janeiro pelo PMI-Rio (www.pmirio.org.br), atualmente, com 1.600 membros e tem como compromisso o desenvolvimento profissional dos gestores e das organizações além de estabelecer a ética em gestão de projetos. No Brasil, o PMI é representado pelas seguintes seções regionais (Ch apters): São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo e Amazonas. Em busca de maior competitividade, inovação e o constante desenvolvimento de novos produtos, a gestão de projetos vem ocupando um papel cada vez mais importante dentro das empresas e até nos g over nos com gestão mais moderna e eficiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira