Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 07:37

Estudo do primeiro país da América Latina a implementar o Programa Nacional de Teste HPV mostra controle bem-sucedido do câncer cervical

Estudo piloto mexicano em Causas & Controle do Câncer mostra a Eficácia do teste HPV e a viabilidade da implementação de programas de controle do câncer com base na população nacional.

Cidade de México - Um estudo liberado no dia 12 de julho (segunda-feira), "primeiro online" sobre Causas & Controle do Câncer demonstra que o teste de papilomavirus humano (HPV), utilizando o Teste HPV digene(R) da QIAGEN, melhorou o controle do câncer cervical em comparação com o teste Pap (citologia) de rotina entre 50.000 mulheres no México, o primeiro país na América Latina a implementar um programa nacional de rastreio para os tipos de HPV de alto risco (HR-HPV) que podem causar o câncer cervical.

O estudo piloto é a maior demonstração de rastreio primário de HPV realizada na América Latina. Conduzido como um piloto para determinar a implementação mundial e o desempenho do teste de DNA-HPV no sistema nacional de Saúde no México, o estudo confirmou a viabilidade e a eficácia de implementar o teste HPV como uma estratégia de rastreamento primário de câncer cervical em um programa nacional de base populacional.

"Os programas de base populacional que utilizam o teste HR-HPV podem melhorar a prevenção e o controle do câncer cervical na população Mexicana e em outras populações onde o rastreamento por citologia é inadequado para detectar as lesões precursoras do câncer cervical," concluiu o autor do estudo Dr. Eduardo Lazcano-Ponce, diretor executivo do Centro de Pesquisa da Saúde da População, do Instituto Nacional de Saúde Pública em Cuernavaca, México. "Nossos resultados oferecem uma forte evidência para justificar a implementação de programas de base populacional utilizando o rastreamento por DNA-HPV."

"Nosso trabalho oferece uma evidência clara para expandir o teste HPV mais amplamente no México e países semelhantes. Como um piloto de implementação prática, o estudo foi desenhado para obter as questões e os problemas diários enfrentados pelos clínicos e administradores em um cenário clínico de rotina. E mesmo com essas considerações, o estudo demonstrou a implementação bem sucedida de uma estratégia de controle do câncer cervical com o teste HPV. Esse desfecho provavelmente terá um amplo impacto na América Latina, já que toda região enfrenta uma carga de câncer cervical persistentemente alta, e o estudo pode também ter um impacto na Europa onde alguns governos estão atualmente em processo de revisão dos programas nacionais de rastreio de câncer cervical," explicou Dr. Attila T. Lörincz, co-autor do estudo e Professor de Epidemiologia Molecular no Wolfson Institute of Preventive Medicine em Londres.

As 50.159 mulheres no estudo, fazem parte do programa de seguridade social IMSS do México, receberam ambos, citologia convencional e a testagem do DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV da QIAGEN (também conhecido como Captura Híbrida(R) 2 DNA-HPV). Os resultados mostraram que a sensibilidade clínica da testagem por DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV é duas vezes maior do que a citologia convencional, detectando 93.3% de lesões pré-cancerosas e cancerosas em comparação com 40% para citologia. Uma melhor detecção pode permitir intervenções precoces de tratamento e a maior sensibilidade do teste do HPV pode permitir intervalos de testes substancialmente maiores e, assim, fornecer um benefício de custo-efetividade, observaram os autores do estudo.

Em países de receita média como o México onde existe infra-estrutura de saúde para os exames de câncer cervical de rotina, mas onde as barreiras geográficas, culturais e econômicas impedem muitas mulheres de terem acesso aos exames de Papanicolaou (Pap) com regularidade, o teste HPV é uma alternativa estratégica. "O rastreio por citologia cervical tem reduzido bastante a incidência de câncer cervical invasivo em países industrializados. Porém, esse método requer a repetição do teste Pap em curtos intervalos, confirmação de anormalidades pela colposcopia, coleta de biópsia e confirmação histológica para tratar as lesões precursoras do câncer. Esse tipo de programa é muito caro e não acessível por muitos países em desenvolvimento," escreve Lazcano-Ponce et al. "São necessárias novas alternativas de prevenção para o câncer cervical, com maior sensibilidade, para ajudar na melhora do rastreio de câncer cervical... o teste do HPV provou ser uma ferramenta de teste altamente sensível para lesões precursoras de câncer cervical e tem sido utilizado com sucesso em vários cenários clínicos; estudos clínicos e estudos epidemiológicos demonstraram a adequação do teste para HR-HPV em programas com base na população."

A plataforma de Teste HPV Captura Híbrida 2 da QIAGEN utiliza tecnologia molecular avançada que é altamente sensível, padronizada e confiável. O teste pode ser automatizado para alto volume de amostras e requer menos recursos técnicos do que a citologia além de gerar resultados objetivos.

"Esses últimos resultados mostram que a implementação do teste HPV é factível e altamente eficaz," disse Peer Schatz, Diretor Executivo da QIAGEN. "O estudo confirma que o teste HPV pode - e deve - ser implementado no México e em outros países. O teste HPV da QIAGEN já está sendo utilizado nos Estados Unidos e na Europa. A inclusão do teste HPV como teste padrão no México e em países semelhantes é uma etapa importante na abordagem do câncer cervical em todo o mundo."

O câncer cervical e o teste HPV digene - Em todo o mundo, o câncer cervical afeta aproximadamente 500.000 mulheres anualmente e, após o câncer de mama, é a segunda malignidade mais comum encontrada em mulheres. Visto que a causa do câncer cervical é conhecida - HPV - e que as mulheres portadoras podem ser identificadas, é uma doença altamente prevenivel e tratável se as mulheres tiverem acesso a programas organizados de prevenção.

Nos EUA, o teste HPV digene está aprovado como teste de rastreio para uso junto com um teste Pap em mulheres com 30 anos de idade ou mais. Na Europa, está aprovado como um teste de rastreio inicial na população em geral, isoladamente ou junto com um teste Pap. É também utilizado como um acompanhamento para resultados de teste Pap inconclusivos. Para mais informações sobre HPV e câncer cervical: www.theHPVtest.com .

A QIAGEN N.V., - uma empresa holandesa, é um líder global para fornecimento de tecnologias de amostra e ensaio. As tecnologias de amostra são utilizadas para isolar e processar o DNA, RNA e proteínas das amostras biológicas tais como sangue ou tecido. As tecnologias de ensaio são utilizadas para tornar tais biomoléculas isoladas visíveis. QIAGEN desenvolveu e comercializa mais de 500 produtos de tecnologia de amostra e ensaio, assim como soluções automatizadas para tais consumíveis. A empresa fornece seus produtos para laboratórios de diagnóstico molecular, pesquisadores acadêmicos, empresas farmacêuticas e de biotecnologia, e testes aplicados a consumidores, tais como, testes forenses, animais ou de alimentos e controle de processo farmacêutico. As tecnologias de ensaio da QIAGEN incluem um dos painéis mais amplos de testes de diagnóstico molecular disponível em todo o mundo. Esse painel inclui o Teste HPV digene, o qual é considerado como "padrão ouro" na testagem para tipos de alto risco de papilomavirus humano (HPV), a causa primária de câncer cervical, assim como um conjunto amplo de soluções para teste de doenças infecciosas e diagnóstico personalizado. A QIAGEN emprega mais de 3.500 pessoas em mais de 30 locais em todo o mundo. | www.qiagen.com | PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira