Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 07:50

Búzios e Sebrae/RJ fecham parceria para expansão da Maricultura: geração de renda para pescadores artesanais

Búzios deu mais um passo para a profissionalização da Maricultura no município com o intuito de se tornar um centro reconhecido de produção de mariscos. A Prefeitura e o Sebrae/RJ firmaram parceria que possibilitará a expansão da atividade no balneário, proporcionando mais uma oportunidade de geração de renda para os pescadores artesanais. Com a parceria, será possível a realização de pesquisas na produção dos mariscos e nas fazendas marinhas buzianas, além da capacitação dos pescadores por meio de cursos, palestras, oficinas especializadas e visitas técnicas a locais de forte produção. Devido às iniciativas do município no setor, Búzios foi convidada a sediar o VIII Seminário Estadual de Maricultura, a ser realizado em novembro com participação de produtores e pesquisadores da área.

De acordo com a consultora do Sebrae, Marlize Porto, e o analista e gestor do Projeto de Maricultura, Ronald Silveira, em Búzios a produção será concentrada em espécies de bom valor comercial como ostras, coquilles Saint-Jacques (também conhecido como Vieira), mexilhões e mariscos. Para a secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, a parceria com o Sebrae vai gerar novo impulso ao projeto piloto de fazendas marinhas, iniciado pela Prefeitura em julho do ano passado.

- Começamos o projeto na praia Brava e este ano também já implantamos em José Gonçalves, envolvendo cerca de trinta pescadores buzianos, que formaram uma associação, a AMAB. Os coquilles Saint-Jacques, por exemplo, têm grande aceitação no mercado, e a produção buziana está com bastante qualidade. Esta parceria com o Sebrae vai gerar ainda mais oportunidades de crescimento e investimento nesse tipo de produção, que não agride o meio ambiente e ajuda a preservar a pesca artesanal - analisa Adriana.

Fazendas marinhas promovem geração de renda e a preservação da pesca artesanal - Com o objetivo de gerar renda, fomentar o cooperativismo e preservar a pesca artesanal, agregando valor à cadeia produtiva, a Prefeitura criou o projeto das fazendas marinhas em parceria com a Associação de Maricultura de Armação dos Búzios - AMAB.

As fazendas marinhas são voltadas para a criação de espécies nativas de moluscos como ostras, mariscos, coquilles Saint-Jacques, e peixes. Em cada localidade será adotado um projeto diferente. A fazenda marinha piloto da praia Brava iniciou com 20 mil sementes de coquilles de tamanhos entre 8mm a 10mm, doadas pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, produzidas no Instituto de Desenvolvimento da Baia da Ilha Grande. No bairro da Rasa, os pescadores serão beneficiados com um projeto para o cultivo de ostras nativas. Já no bairro de Manguinhos, a comunidade irá cultivar bijupirá.

A Prefeitura fornece toda a assistência técnica, a estrutura necessária para a produção, e acompanha o desenvolvimento da atividade. Como resultado, a fauna marinha e sua biota serão preservadas pela gestão dos próprios criadores, que terão sua renda elevada com o cultivo de novas espécies.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira