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16/06/2007 - 17:35

Dia do Imigrante: internacionalização de empresas promove intercâmbio cultural

Em 25 de junho, comemora-se o dia do Imigrante. Com a globalização, o trânsito de pessoas em países distintos e a onda das empresas multinacionais, a cultura de origem de cada povo conseguiu ultrapassar fronteiras e alcançar aos quatro cantos do mundo. Não é diferente no mundo dos negócios: marcas de produtos tipicamente nacionais têm alçado vôos altos e apresentam a outras culturas o melhor da tradição do país. Nessa categoria está o Café do Centro – tradicional torrefadora de cafés especiais e gourmet. A empresa, que já é reconhecida mundialmente pela exportação – inaugurou no ano passado a primeira cafeteria brasileira no Japão. Ainda sem lojas em solo nacional, a empresa continua sua expansão na Ásia e abre a segunda filial em Tóquio na última semana do mês de junho.

Depois de uma leva de exportação para o Japão, os executivos do Café do Centro notaram que a procura pelos cafés era surpreendente e que o mercado era interessante.“Estamos seguindo caminho contrário ao de algumas empresas. Enquanto famosas cafeterias estão se instalando no Brasil, nós optamos por abrir nossas primeiras cafeterias no Japão”, conta Rafael Branco Peres, sócio diretor do Café do Centro. “O Japão é um dos países mais exigentes no quesito qualidade. Trata-se de uma das nações que compram somente os melhores cafés disponíveis no mercado”, completa.

Na contramão – Levar a cultura brasileira ao exterior acontece, mas o contrário também é recorrente e lucrativo. Cada vez mais, empresas nacionais buscam em outras culturas inspiração para a formatação de seus negócios. Jorge Torres, responsável pela rede de franquias China House, apostou na culinária chinesa e hoje detêm uma rede com oito franqueados e que segue em franca expansão.

“Optei pela culinária chinesa, pois sempre fui fascinado pelo sabor e cor dos pratos, além de ser um mercado que cresceu e continuará a crescer, já que somos carentes de culturas alimentícias novas e adoramos novidades. Mas trazer a comida para cá demandou um processo de adaptação: no começo os clientes adoravam a comida , mas depois bebiam um litro de água”, conta Jorge Torres, responsável pela rede China House. “Adaptamos os pratos para deixar o sabor mais leve e com a mesma aceitação, sem ninguém ficar tremendamente com sede”, emenda.

Perfil do Café do Centro - A Café do Centro – uma das principais produtoras de Café Gourmet e Especial do país – disponibiliza Cafés Especiais de várias regiões diferentes, como Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Está presente na carta de lugares sofisticados, como o D.O.M, A Bela Sintra e La Tambouille.| www.cafedocentro.com.br

Perfil da China House - Com 12 anos de tradição no mercado, a China House nasceu como uma opção de delivery especializada em comida Chinesa. Em pouco tempo, expandiu-se por toda São Paulo e conta atualmente com oito lojas na capital Paulista. Em 2006, a empresa deu o pontapé inicial em direção à expansão com a inauguração de duas lojas em um formato totalmente inédito. No novo conceito, além do tradicional delivery, as franquias passam a contar com salão temático com disponibilidade de 40 lugares, completamente diferente do que existe hoje, já que grande parte dos restaurantes trabalha em sistema fast-food. | www.chinahouse.com.br

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