Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 08:18

Redução da estimativa de inflação mostra que medidas para conter pressão inflacionária já dão sinais positivos, diz professor da FGV

Os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram sua estimativa para a inflação oficial neste ano. A previsão agora é de IPCA de 5,45% em 2010, em vez de 5,55%. Para o professor da FGV-Eaesp, Evaldo Alves, a redução mostra que “as medidas tomadas pelo COPOM visando a restringir a pressão inflacionária começam a dar sinais positivos, embora inflação esteja acima da meta, que é de 4,5%.”

A projeção da taxa SELIC para 2010 também foi reduzida. Alves acredita que esse movimento deve se concretizar em termos anuais. “A tendência será manter a previsão de aumento da SELIC em 0,75 ponto percentual nas duas próximas reuniões do COPOM e concluir o ciclo de alta em outubro, com aumento de mais 0,25 ponto percentual”, aposta Alves. Essa estratégia, segundo ele, levaria o Banco Central a encerrar o ano com a taxa básica de juros a 12%. “É menor, portanto, do que o previsto”, completa.

Apesar do aquecimento da economia, Alves recomenda cautela aos consumidores. “Quem tem sobras no seu orçamento deve investir em papeis seguros e estáveis”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira