Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 08:42

Pesquisa ACSP e Data Popular: 72% do comércio manteve o otimismo na Copa, mesmo com a eliminação brasileira

Uma pesquisa inédita da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada em parceria com o instituto Data Popular, revela que 72% dos comerciantes da Capital não acreditam que a eliminação da seleção brasileira da Copa veio a prejudicar seu faturamento. Além disso, 23% disseram acreditar no aumento do seu lucro até as finais, que sagrou a Espanha como campeã. O levantamento ouviu 121 proprietários de bares, restaurantes, supermercados, padarias e lojas de vestuário na cidade de São Paulo entre os dias 30 de junho e 1º de julho.

A pesquisa também mediu a real importância do evento para os setores pesquisados. De acordo com 29% dos entrevistados, a Copa do Mundo é uma oportunidade para ganhar dinheiro. “Em ano de Copa, de acordo com a pesquisa, o período se posiciona como o terceiro mais importante para o comércio em volume de vendas, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães”, afirma Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP.

Apesar do aparente otimismo, 78% também reclamam que o torneio atrapalha os negócios, já que 43% dos estabelecimentos tiveram que fechar as portas durante as transmissões dos jogos do Brasil. “Isso porque metade dos comerciantes ouvidos na pesquisa tiveram de dispensar seus funcionários na hora das partidas da seleção”, explica Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto Data Popular.

Quem acreditava que a seleção chegaria ao menos até as semifinais da Copa não deixou de se preparar: 51% dos comerciantes decoraram seus estabelecimentos com bandeiras e outros enfeites com as cores da bandeira brasileira. Além disso, 25% aumentaram seus estoques para estar preparados em caso de aumento nas vendas, enquanto 22% realizaram promoções específicas para a Copa do Mundo.

Data Popular - Criado em 2001, o Data Popular é um instituto de pesquisas e consultoria que atua na produção de conhecimento sobre o consumidor emergente no Brasil. Com análises e projetos que avaliam a relação desse público com o mercado, especializou-se em apontar melhores formas de comunicação e interação das empresas com seu público-alvo. Entre os clientes atendidos pelo Data Popular estão Febraban, Casas Bahia, Grupo Pão de Açúcar, Itaú-Unibanco, Cielo, Grupo Silvio Santos, Grupo RBS, Portal Terra, Positivo Informática, Construtora Living, Camargo Corrêa, CPFL, CTBC, Eletropaulo, Fiat, Volkswagen, C&A, Pernambucanas, Droga Raia, Cacau Show, Mattel e Associação Comercial de São Paulo.

Perfil da ACSP e o SCPC - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus mais de 115 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado do pequeno, médio e grande empresário, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no país. No ambiente de negócios, a ACSP administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do mais moderno e completo banco de dados de informações comerciais, com dados de pessoas e empresas e cobertura nacional. O SCPC oferece soluções inteligentes para a tomada de decisão na gestão de crédito e, com o apoio da alta tecnologia, está preparado para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Cadastro Positivo, com modelos estatísticos desenvolvidos com exclusividade para cada tipo de negócio.[ www.acsp.com.br/e-commerce | Twitter: @acspdigital ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira