Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 08:42

Convergência Contábil: "SOS IFRS" para médias e pequenas

A harmonização das práticas contábeis adotadas no Brasil com padronização das regras contábeis (IFRS - International Financial Reporting Standards), que será concluida em 31 de dezembro de 2010, também está causando muitas dúvidas entre médias e pequenas empresas (MPE's) que divulgam balanços, pois a esmagadora maioria sequer tem ideia se utilizará o modelo convencional (full) ou o PME, dedicado especialmente a empreendimentos com esse perfil.

Com o dia 31 de dezembro se aproximando - data-limite para o fechamento dos balanços contendo as informações contábeis de 2010, a serem entregues em 2011 - a Map Auditores Independentes, empresa associada à CPAAI International, criou um núcleo denominado SOS IFRS, com o objetivo de atender médias e pequenas empresas que enfrentam essas dificuldades.

"Em função do tempo escasso disponível, é preciso elaborar o quanto antes um diagnóstico para confrontar a contabilidade feita atualmente pela empresa e aquilo que será necessário para o pleno atendimento às novas normas", argumenta o auditor e sócio da empresa, Marco Antonio Papini. Segundo ele, a maioria dos empresários não sabe o que fazer, e boa parte dos profissionais responsáveis por esta área nas organizações também têm dúvidas a respeito.

O SOS IFRS foi arquitetado para atender diversas empresas ao mesmo tempo, contando para isso com o trabalho de consultores com longa experiência em contabilidade internacional e nas novas regras contábeis.

"Com base no levantamento completo da situação, num período entre 15 e 20 dias nossa equipe mostra o que deve ser feito", assegura Papini. Em seguida, com a definição da estratégia a seguir, é convocada uma reunião com os administradores e diretores da empresa, além dos responsáveis pelo seu departamento contábil-financeiro, para o apontamento dos principais problemas e a melhor forma de resolvê-los.

"Com o diagnóstico em mãos, a empresa pode decidir se utiliza recursos próprios ou contrata o serviço de uma auditoria como a nossa para as etapas seguintes do trabalho, pois cabe aos gestores avaliar o custo-benefício que melhor atenda às suas necessidades", conclui o especialista. [ Mais informações sobre o SOS IFRS podem ser obtidas diretamente pelo telefone (11) 3288-9191 ou pelo e-mail [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira