Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2010 - 07:17

Capacitação em segurança é exigência mundial para trabalhar a bordo de navios de cruzeiros

Crescente número de vagas para trabalhar a bordo de cruzeiros estimulam o setor de empregos e turismo no país. O que todo profissional precisa conhecer é a exigência da Marinha pela obtenção do certificado do STCW ou CBSN - Curso Básico de Segurança de Navio.

Mal terminou a temporada de cruzeiros e as companhias marítimas já começam a realizar processos de recrutamento e seleção com intuito de buscar profissionais interessados em trabalhar a bordo. A temporada 2010/2011 promete ser a maior de todos os tempos, e o principal terminal de embarque no país, no Porto de Santos, aguarda 23 navios que farão percurso pela costa brasileira. Navios da MSC, Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, Pullmantur/CVC, Ibero Cruzeiros abrem, por exigência da lei, vagas de empregos para profissionais no Brasil. As oportunidades são grandes, assim como a exigência por segurança da entidade que rege a navegação mundial, a Organização Marítima Internacional (IMO), que desde 1995, tornou obrigatório a todo profissional que trabalhe embarcado, o certificado do CBSN. "O treinamento tem o propósito de oferecer aos profissionais tripulantes conhecimentos básicos de segurança marítima e, acima de tudo, familiarização com a vida no mar. Uma espécie de passaporte para quem quer trabalhar em cruzeiros marítimos", afirma Eduardo Zorovich, diretor do Instituto Zorovich, uma das instituições que aplica o curso no país.

A obrigatoriedade do CBSN - Curso Básico de Segurança de Navio, também conhecido mundialmente como STCW - International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers começou quando mais de 150 países assinaram em conjunto a emenda da IMO, onde o Brasil é signatário desta Convenção, que passou a regulamentar o treinamento no âmbito de navios de passageiros. "A partir deste momento, existe o compromisso que visa à segurança do trabalho do pessoal embarcado, portanto todas as companhias marítimas exigem a habilitação para cada profissional que concorre às vagas", avisa Eduardo.

Pioneiro neste treinamento no Estado de São Paulo, o Instituto Zorovich é homologado pela Marinha Brasileira desde 2002 e já capacitou mais de 7 mil alunos neste período. Como uma exigência da Autoridade Marítima, o curso de CBSN é composto de aulas teóricas e práticas em sobrevivência no mar, primeiros socorros e combate a incêndio, totalizando uma carga horária de 34 horas. O Instituto, empresa do Grupo Zorovich recebe pessoas das regiões sudeste e sul e até mesmo de países como Chile e Portugal, na faixa etária de 21 a 30 anos. Principalmente profissionais das áreas de turismo e hotelaria. Além daqueles que fazem o curso pela segunda vez, já que o certificado é valido por cinco anos. Todas as companhias de cruzeiros, como MSC, Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, Pullmantur/CVC, Ibero Cruzeiros recebem profissionais treinados pelo Zorovich.

No ano de 2009 a procura pelo CBSN teve um aumento em relação ao ano anterior de 67%, tendo o Instituto Zorovich capacitado e certificado 2.252 pessoas. Neste ano, já foram formados 328 alunos no curso que está em sua 22ª turma. "Acredito que este ano haverá uma demanda na procura do curso em torno de 30% ou 40% porque temos anúncio de maior transatlânticos passando pelo país neste temporada", analisa Vera Lucia, diretora do Instituto.

Preparação para a demanda - Com seleções já agendadas por diversos Estados, as companhias de cruzeiros tem pré-requisitos comuns para os proponentes, como idade maior de 21 anos, conhecimentos em inglês e 2º grau completo. Mas para se adiantar à demanda é desejável que os profissionais possuam conhecimento da área que desejam atuar. E como muitas atividades são triviais, mas a bordo tem características específicas, o mercado possui cursos preparatórios dedicados para estes tripulantes. São ensinamentos de hotelaria para cozinheiros, garçons, camareiros, e até mesmo no setor de entretenimento como recreadores, atendimentos em cassinos e apoios para artistas nos espetáculos.

"O CBSN é o único certificado obrigatório, mas com a concorrência do mercado profissional nada melhor do que estar preparado para lidar, além das situações de risco em alto mar, com as seleções das companhias em terra", brinca o diretor do Instituto Zorovich, que tem sedes da Instituição nas cidades de Santos/SP, São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital), Florianópolis/SC e Recife/PE.

.[ Mais informações e inscrições através do e-mail: [email protected], dos telefones (13) 3273-1661/3238-1845, ou o site: www.zoromar.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira