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Bosch apresenta sistema DG Flex no Congresso SAE Brasil 2006

A Robert Bosch América Latina, pioneira no desenvolvimento de sistema Flex Fuel para veículos de passeio, apresenta no Congresso SAE 2006 a tecnologia DG Flex - sistema multicombustível Diesel Gás para aplicação em ônibus e caminhões e geradores.

O sistema DG Flex Bosch foi desenvolvido, neste primeiro momento, para operar em motores que originalmente possuem bombas injetoras comandadas por reguladores mecânicos. Para isso, a engenharia da Bosch desenvolveu uma unidade de comando eletrônica para gerenciar o funcionamento dos dois combustíveis (apenas Diesel ou a mistura Diesel Gás).

Para garantir a mesma performance do veículo quando circulando com 100% de diesel ou com a mistura dos dois combustíveis, a equipe de engenheiros da Bosch trabalhou na calibração do sistema de tal modo que o torque e desempenho do caminhão ou ônibus mantiveram-se o mesmo nos diversos regimes de trabalho do motor.

Dessa forma, o sistema DG Flex Bosch confere ao motorista maior autonomia, economia de combustível e menor emissão de poluentes. A integridade do motor original é mantida em quase toda sua totalidade, tendo uma alteração mínima necessária para as instalações dos componentes. Os veículos com a tecnologia DG Flex Bosch são adaptados para receber os cilindros de GNV (Gás Natural Veicular), os sensores e outros componentes para utilização do combustível.

Injeção de combustível - Na mistura dos dois combustíveis, a injeção do Diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois o Diesel é responsável pela queima do gás na câmara de combustão. O torque produzido, neste modo pelo motor, é advindo da queima do gás natural misturado ao ar no coletor de admissão. A substituição do Diesel, em certas condições de carga e rotação do motor, poderá atingir níveis superiores a 90%.

Já na ausência de GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo Diesel, conforme regulagem proporcionada pela bomba injetora original do veículo.

Autonomia - Além de reduzir o nível de emissões de particulados no meio ambiente, a tecnologia DG Flex Bosch proporciona economia de até 30% em custo de combustível e maior autonomia ao frotista, que poderá escolher – conforme a oferta e preço de GNV – com qual combustível deseja abastecer.

O sistema multicombustível Diesel Gás também pode rodar com Diesel com a adição de até 5% de Biodiesel - produzido conforme as normas brasileiras. Da mesma forma, o sistema DG Flex - que originalmente foi desenvolvido para uso com Gás Natural Comprimido - pode ser adaptado para uso com reservatórios de Gás Natural Liquefeito, reduzindo os impactos do peso e espaço dos reservatórios na capacidade de carga dos veículos.

O desenvolvimento do sistema DG Flex e a sua aplicação sob medida para os diversos motores e veículos comerciais brasileiros são resultado da parceria da Bosch com a DieselGas, empresa sediada na Nova Zelândia com mais de 20 anos de experiência na combustão de gás natural em motores ciclo Diesel.

Vantagens para meio ambiente - Tanto o mercado quanto os órgãos reguladores brasileiros como o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) demandam, já há algum tempo, a criação de alternativas para substituição parcial do Diesel utilizado na frota circulante de veículos comerciais.

Dessa forma, o GNV é uma solução viável devido ao seu potencial de reduzir significativamente as emissões de particulados na atmosfera – principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades.

Isso traduz o foco de trabalho da Bosch no desenvolvimento da primeira geração do sistema DG Flex para motores mecânicos. Testes realizados mostram que veículos que receberam o sistema DG Flex, além de continuarem atendendo aos limites do Proconve P4 – normas emissões de poluentes já estabelecidas - reduziram em até 75% os níveis de emissão de particulados na atmosfera. Site: www.bosch.com.br

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