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15/07/2010 - 07:33

Hospital Aristides Maltez inaugura Ambulatório de Mastologia Instituto Avon na Bahia

. Inauguração de novo ambulatório de prevenção e detecção precoce do câncer de mama do Hospital Aristides Maltez aconteceu hoje, 14, às 15 horas. Obras foram viabilizadas com doação de mais de R$ 1,7 milhão da Avon por meio do Instituto Avon. Estiveram no evento o presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, Dr. Aristides Maltez Filho; o presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda; o diretor técnico do hospital, Dr. Humberto Luciano do Rosário Souza; e o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani

Salvador – Salvador ganhou hoje um dos mais modernos ambulatórios de prevenção de câncer de mama do Estado com a inauguração do Ambulatório de Mastologia Instituto Avon, ala que faz parte do Hospital Aristides Maltez, instituição referência no diagnóstico e tratamento dessa doença no Brasil. Nos próximos 18 meses, o projeto deve beneficiar mais de 62 mil mulheres de 413 municípios baianos, sendo que cerca de 30 mil farão parte do rastreamento mamográfico, com unidade móvel, realizado em 11 pequenas cidades distantes até 200 km da capital.

"Estamos muito felizes com a parceria Hospital Aristides Maltez/Avon, que propiciou a criação deste novo Ambulatório, que contará com modernas técnicas médico-cirúrgicas contra o câncer de mama", afirma Dr. Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Baiana Contra o Câncer.

No final do ano passado, a instituição hospitalar, modelo na prevenção e tratamento de câncer no País, recebeu R$ 1,7 milhão da Avon, por meio do Instituto Avon, para investir na estruturação de um dos mais completos e modernos núcleos de prevenção e detecção precoce de câncer de mama da Bahia.

“Em menos de um ano, este já é o segundo espaço hospitalar dedicado à prevenção e tratamento do câncer de mama que inauguramos no País. Isso nos deixa muito orgulhosos, pois sabemos que estamos contribuindo para evitar muitas mortes por causa da doença. Nos últimos sete anos, o Instituto Avon já investiu cerca de R$ 26 milhões, em projetos nacionais de saúde mamária, beneficiando cerca de 1,7 milhão de mulheres brasileiras. Nos orgulhamos de ter doado 22 aparelhos de ultrassom, oito unidades móveis, dentre outras ações que possibilitaram a realização de cerca de 300 mil mamografias e a detecção de mais de 3 mil casos”, diz Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil. “Somos uma empresa que conta com mais de 1,1 milhão de Revendedores autônomos. A compreensão deles sobre a importância desta causa, e sua participação ativa nas causas apoiadas pela companhia nos permite realizar iniciativas como esta, em benefício de milhares de mulheres”.

Com o valor doado pelo Instituto Avon, foi possível equipar, modernizar, agilizar a realização de exames, procedimentos e possibilitar que muitas comunidades desassistidas de serviços essenciais de saúde passassem a receber atendimento com procedimentos e serviços de alta qualidade, sem gasto direto. “Apoiar um hospital com o atendimento voltado quase 100% ao SUS e que, com a nossa doação, poderá aumentar em 33% essa capacidade, nos deixa muito felizes e realizados com nosso propósito de buscar sempre o fortalecimento da mulher”, ressalta Luis Felipe.

A nova ala conta também com toda a estrutura para exames clínicos, mamografia, sala de ultrassonografia e biópsia para pacientes com patologias mamárias, visando reduzir o tempo entre o diagnóstico médico e o início do tratamento para 30 dias. “Essa conduta visa ao acolhimento dessas mulheres, já fragilizadas pela doença, em um ambiente confortável”, conta Dr. Humberto Luciano do Rosário Souza, diretor técnico do hospital.

Além da modernização do ambulatório, o projeto inclui a ampliação do serviço de rastreamento mamográfico na população feminina da região, que envolve o aprimoramento da unidade móvel de mamografia com a troca de equipamentos. Esse rastreamento abrange 11 municípios baianos que não têm serviço de mamografia disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde), localizados até 200 km de Salvador e com menos de 30 mil habitantes. A expectativa é que a unidade móvel realize mais de 15 mil mamografias nos próximos 18 meses, rastreando cerca de 30 mil pessoas. Casos da doença encontrados serão direcionados para tratamento no próprio hospital.

“O Hospital Aristides Maltez, no atendimento preferencialmente à população em situação de risco social da Bahia, encontra na Avon, um parceiro de grande importância. Juntos, motivaremos a conscientização da mulher de baixa renda para a realização periódica da mamografia e acesso às modernas técnicas de tratamento”, comemora Dr. Rosário Souza.

Esta doação é fruto da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que tem como estratégia atual para o combate à doença investir na estruturação de centros de prevenção de câncer de mama, com dinheiro arrecadado por meio da venda de produtos que apóiam a campanha, no folheto de cosméticos da Avon. A Avon doa 7% do valor desses itens para a causa, enquanto revendedoras e revendedores autônomos são convidados a divulgar e vendê-los. Além disso, eles revendem as camisetas que apóiam a causa, cujo lucro se reverte integralmente para o combate ao câncer de mama. Até este ano, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 25,9 milhões para promoção da detecção precoce do câncer de mama, em vários estados brasileiros.

O câncer de mama no Brasil - Os números ainda assustam. Dez mil mulheres morrem no Brasil todos os anos porque em 60% dos casos o câncer de mama é detectado em estágios avançados. Entretanto, “o câncer de mama - uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil - tem cura e a principal aliada nesse sentido é a detecção precoce, que eleva para 98% a chance de sobrevivência”, alerta Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon.

Segundo dados do INCA, a Bahia teve 1.790 novos casos de câncer de mama em 2008, dos quais 710 casos novos em Salvador. Ao longo dos últimos anos observa-se que aproximadamente 30 a 35% dos casos de câncer no estado são atendidos e acompanhados no Hospital Aristides Maltez, e que 62% desses pacientes são provenientes do interior.

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