Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2010 - 07:38

Projeto memória

Iniciativa que homenageia personalidades da história do Brasil será lançada no dia 16 de julho (sexta-feira) no Rio de Janeiro.

O lançamento do Projeto Memória – Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena - acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 19h, no Museu do Índio no Rio de Janeiro/ RJ. Este ano, o Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Rondon, cientista que conheceu o Brasil como poucos e percorreu os quatro cantos do país na luta pelos direitos indígenas. Em sua trajetória, Rondon sempre defendeu os ideais de igualdade e da justiça.

Desde 1997, a Fundação Banco do Brasil desenvolve o Projeto Memória que, em edições anuais, busca resgatar, preservar a vida, pensamento, a obra e fatos de personalidades marcantes que contribuíram para a transformação e construção da cultura brasileira. Também no dia 16, a FBB em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, apresenta um concurso de redação sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade.

O Projeto Memória 2010, desenvolvido em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu do Índio, irá homenagear Marechal Rondon e realizar uma exposição itinerante que circulará por 800 municípios brasileiros. A iniciativa conta ainda com um vídeo-documentário e livro foto-biográfico, que serão dirigidos para 5.300 bibliotecas públicas do País, além de um kit pedagógico, contendo um almanaque histórico e um guia do professor, que será destinado para 18 mil escolas públicas. O projeto também terá uma página sobre a vida e a luta do Marechal Rondon na internet.

Em edições anteriores, foram homenageados o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta e João Cândido, líder da Revolta da Chibata.

Concurso de Redação - Os textos sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade serão recebidos até o dia 31 de agosto. O Concurso de Redação é outra ação do Projeto Memória da FBB, só que nesta iniciativa, a realização é coordenada pela Fundação Assis Chateaubriand. Estudantes brasileiros matriculados do Ensino Fundamental ao Ensino Universitário podem concorrer aos prêmios, no valor total de R$ 35 mil (em dinheiro). O tema de 2010 é Carlos Drummond de Andrade – Testemunho da Experiência Humana, e os concorrentes poderão apresentar, no máximo, três trabalhos em forma de conto, crônica, e/ou ensaio.

De acordo com o regulamento do prêmio, “os trabalhos deverão ser inéditos, originais e criativos e deverão ser realizados individualmente”. O documento ainda alerta que não serão aceitos trabalhos em forma de poesia. O prêmio conta com quatro categorias diferentes: Ensino Fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano), Ensino Fundamental (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Ensino Universitário. Poderão concorrer todos os estudantes brasileiros regularmente matriculados, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a entrega dos prêmios está prevista para acontecer até novembro de 2010.

Os vencedores serão escolhidos por quatro comissões julgadoras, uma para cada categoria, formada por personalidades ligadas à educação, à cultura e à comunicação. Os professores dos três primeiros lugares também receberão um notebook, e todos os outros professores dos vencedores receberão, além de um diploma, assinatura de jornal ou revista oferecida pela Fundação Assis Chateaubriand (FAC).

[ Lançamento Projeto Memória – Rondon, no dia 16 de julho (sextaf-eira), às19h, no Museu do Índio (Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo Rio de Janeiro/ RJ). | Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br / http://fac.correioweb.com.br | Twitter: @fundacaobb

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira